quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Exilados: Um novo começo

* Artigo escrito por nosso colaborador Fernando Saker

Mesmo para os padrões dos X-Men, a vida de Elisabeth Braddock é bastante turbulenta. Acompanhem: ela já foi cegada, escravizada, ganhou olhos artificiais, sacrificou a própria vida, trocou de corpo, trocou de poderes, foi estripada, sacrificou seus poderes, trocou de poderes, morreu, ressuscitou... Entre as poucas coisas que Psylocke ainda não viveu, está viajar pelo Omniverso. Pelo menos até recentemente...

Exilados: Novo Começo

Em Marvel Apresenta 39, a história começa com Proteus enfim recuperando a consciência e matando todos os Exilados com requintes de crueldade. Logo em seguida, o vilão no corpo de Morfo começa a destruir o Omniverso.

Exilados: Novo Começo

Claro, se isso realmente acontecesse, a história acabava aqui. Na verdade, trata-se de uma simulação holográfica elaborada por Heather Hudson pra mostrar o que acontecerá se um dia Proteus recuperar o controle sobre sua consciência. Estranhamente, Heather comenta que uma espécie de estática está interferindo no sistema do Palácio de Cristal. Mais estranho ainda, nas projeções, aparece a imagem de uma mulher (que por acaso parece muito com a Roma, “chefe” do Capitão Britânia), mas ninguém sabe quem ela é ou o que está fazendo ali. Exceto que ela parece invocar alguém para lá...

Pouco depois, a Princesa do Poder decide que é hora de voltar pra sua Terra, para o Esquadrão Supremo – o que deixa um problema: quem vai substituir a heroína? Os Exilados não têm muito tempo pra pensar nisso: depois de uma pedagógica sessão de combate coletivo, eles são convocados para solucionar um problema gravíssimo numa Terra alternativa. O único problema é que eles não sabem como a Terra é e o que devem fazer.

Com os Exilados fora e Morfo dormindo (os colegas dele ainda não estão seguros com Proteus), Heather decide passar o tempo procurando alguém pra completar a equipe. Acha uma figura vinda da Terra-616, que por acaso é a Terra “principal” da Marvel. E a ajuda vem em boa hora, porque o Dentes-de-Sabre volta todo detonado, falando que precisa de reforços para salvar o restante da equipe.

Exilados: Novo Começo

Eis que Psylocke, que estava enfrentando o Rei das Sombras (em Novo Excalibur, vários meses atrás, lembram?), de repente aparece na Sala Desértica do Palácio de Cristal, onde dá de cara com Dentes-de-Sabre, o homem que quase a matou duas vezes. A reação é instintiva: hora da porrada!

Exilados: Novo Começo

Mas ela logo percebe que este Dentes-de-Sabre não está tentando matá-la. Também percebe que está num lugar bem estranho. E percebe que nem ela resiste ao humor do Morfo, e que ser abraçada pelo Creed é bem estranho. Logo Heather (que descobre que Psylocke é invisível para os sistemas do Palácio) coloca a nova Exilada a par das atividades do grupo e da missão urgente de resgate.

Exilados: Novo Começo

Na Terra 1.720, o trio encontra destroços por toda parte, e seres vivos em nenhuma. Enquanto isso, Blink, Aranha-2099 e Longshot lutam o quanto podem contra os ninjas do Tentáculo, mas são logo derrotados e controlados pela H.I.D.R.A. e sua líder, a Madame Hidra – ninguém menos que Susan Storm, numa versão mais femme fatale.

Exilados: Novo Começo

A outra metade dos Exilados conhece Reed Richards e seu pequeno grupo de resistência contra a H.I.D.R.A. Esses são os heróis do planeta. O problema é que, segundo Heather descobre, a missão deles é matar Reed... Enquanto pensam se cumprem a missão ou não, Creed aproveita pra sair no braço com o Capitão Am... quer dizer, Capitão Hidra. Morfo e Psylocke conversam sobre o Dentes-de-Sabre do mundo dela, e ela brinca que é capaz que ele tenha entrado pros X-Men nesse meio-tempo. Ah, se ela soubesse...

Logo a segunda equipe exilada surge, e o quebra começa entre os trios. Dentes-de-Sabre manda Psylocke cumprir a missão da equipe, enquanto Morfo irrita Longshot (antes de ser atingido nas partes baixas...) e Creed nocauteia o Aranha e ensina a Blink que tentar vencer alguém com um truque que a própria pessoa te ensinou não é uma boa idéia.

Exilados: Novo Começo

Enquanto isso, Madame Hidra e seu amante Wolverine matam Nick Fury e Callisto, reduzindo ainda mais o grupo do Reed. Prevendo o ataque dos dois, ele envia sua amante Elektra pra libertar sua filha, Valeria Richards, mantida em animação suspensa na Casa Branca. Elektra cumpre a missão, após matar o Homem de Ferro (é, até fora da Terra-616 o Stark não tá nos seus dias mais populares...).

Reed, por sua vez, surpreende uma invisível Psylocke (ela melhorou no controle telecinético, pelo jeito) revelando que sabe que ela está ali. Betsy revela a missão dos Exilados e o motivo pra isso: se Reed não morrer, a Madame Hidra terá acesso à sua tecnologia e expandirá seu império de destruição para todo o Omniverso. Mesmo assim, Reed não concorda com a idéia.

Quando parece que os Exilados venceram seus colegas controlados pela H.I.D.R.A., um novo inimigo aparece: Mestre Assassino. A luta é brutal. Dentes-de-Sabre é superforte e tem cura acelerada, mas o Mestre Assassino tem ataques precisos e mortais. Mesmo com a ajuda de Morfo e Longshot (a essa altura recuperado do controle pela sua sorte), Creed toma uma bela surra.

Reed Richards e Psylocke vêem a luta num monitor, e ela perde os sentidos. Pausa para explicação: a contraparte da Terra-616 do Mestre Assassino feriu gravemente Betsy no passado, e não satisfeito, arrancou seus olhos. Ela recuperou os olhos, mas pelo jeito o medo não sumiu.

Exilados: Novo Começo

Pouco tempo depois, Sue invade a sala do ex-marido, e está próxima de matá-lo, quando Reed tenta negociar a segurança do planeta dando acesso ao Omniverso pra ela. Traidor... Mas logo ele mesmo é traído, com Wolverine (invisível pelo poder da amante) tentando atacá-lo, mas é detido por uma Psylocke também invisível. O quebra é rápido, com vantagem para a x-woman. Isso, até a chegada do Mestre Assassino. E a sempre valente Psylocke fica paralisada, lacrimejando, como poucas vezes ela já foi mostrada. Ela nem tem tempo de se recompor: logo Sue a domina, e Wolverine a perfura mortalmente.

Os Exilados partem para o resgate, e Morfo e Longshot até irritam a Madame Hidra, mas ela logo recupera o controle da situação. Com seus dois aliados, ela foge para o Omniverso, não sem antes destruir todo seu universo. No Palácio de Cristal, Heather vê o universo 1.720 ser apagado da existência, e tenta desesperada contactar seus amigos, por horas, sem resultado.

Exilados: Novo Começo

E, de repente, o universo 1.720 renasce! Não tem jeito, Reed Richards é o cara (embora ele não explique como fez isso). Depois de estabilizar os ferimentos de Psylocke, ele explica por que quis salvar seu universo: parecia que todos os habitantes dessa Terra tinham morrido, mas após enganar a H.I.D.R.A. com os sentinelas que vimos destroçados várias páginas antes, ele reduziu cerca de dois bilhões de pessoas a dados digitais, colocados no pingente no pescoço da jovem Valeria. Sue teve a população nas suas mãos o tempo todo, e nunca suspeitou.

O tempo passa, a Terra-1.720 se reconstrói. Blink é libertada do controle da H.I.D.R.A., mas não das lembranças do que fez; felizmente, o “Sr. Creed” sempre estará por perto para consolar a “filhota”.

Psylocke também se recupera dos ferimentos, mas não dos medos e das dúvidas. Ela agora está fora da sua Terra, sem saber se um dia vai voltar, e com um bando de estranhos. Só quando Morfo e Longshot a procuram é que ela percebe que talvez isso não seja ruim: ela agora tem novos amigos, uma nova família, um novo começo para viver novas aventuras.

Exilados: Novo Começo

Mas é bom ela tomar cuidado, porque alguém anda à solta pelo Omniverso matando Betsys...

Claremont fez trabalhos lendários nos anos 80, mas recentemente o trabalho dele esteve bem fraco, ruim mesmo. Inimigo das Estrelas fica no meio-termo: tá longe de ser uma história fenomenal, mas é uma leitura agradável e divertida, fiel à proposta dos Exilados. Fica a torcida para que o próximo arco, a ser publicado na próxima Marvel Apresenta, mantenha a boa qualidade.

Fernando Saker

comments powered by Disqus