quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Justiceiro: Colcha de Retalhos


Photobucket

Caros leitores, vocês se lembram de um auxiliar voluntário da polícia de Nova Iorque, que enfrentou o mutante mercenário conhecido como Guerrilheiro? Lembram-se de que aquilo tudo era uma estratégia para agarrar Frank Castle, mas que o plano falhou? Que depois esse mesmo auxiliar que atende pelo nome de Ian começou a fazer um tratamento psiquiátrico, só que na verdade era uma lavagem cerebral feita por um dos arquiinimigos do Justiceiro, o Retalho? Bom, hora de ver o resultado das sessões.

Começando de uma forma um tanto estranha, na longínqua Marvel Action 29, a história começa dentro de uma loja de penhores, com uma pessoa que aparentemente é muito parecida com Frank Castle. Numa sessão de tortura, o homem que é parecido com Castle começa a relatar que a pessoa amarrada não é tão boazinha assim. Mas antes de contar os pecados daquela pessoa, o torturador fura um dos olhos dela, para então ter início o motivo de tudo aquilo.

A cena é cortada para uma delegacia de polícia, mostrando dois guardas pegando uma relação das armas apreendidas pela organização. Obviamente, os dois policiais estão muito a fim de ganhar bastante dinheiro. A dupla de defensores da lei percebe que falta uma pessoa na negociação, então ligam para ela. Só que a pessoa em questão, que atende pelo nome de Joey, é a pessoa que está sofrendo a tortura.

Photobucket

O suposto Justiceiro obriga Joey a dizer que está a caminho do local do encontro, num furgão, que houve um atraso e todas aquelas coisas que devem ser ditas caso você esteja na mesma sala que um psicopata. Obviamente, quem aparece no encontro com os dois policiais não é Joey. Do furgão saltam ninguém menos que Ivan e sua psicóloga psicótica. Os corruptos policiais cariam numa armadilha.

Então começa a explicação. Joey e os policiais são irmãos que decidiram montar um esquema de venda de armas. Joey foi reprovado na academia de polícia e, como forma de vingança, resolveu arquitetar todo esquema, montando, como fachada, uma loja de penhores. Só que esse esquema ajudou a municiar famílias como os Costa, que chacinou a família de Castle, que como principal conseqüência teve o surgimento do Justiceiro. Mas o que isso tem haver com Frank Castle? Ora, o torturador é uma pessoa que só surgiu em razão da existência do Justiceiro. O torturador é ninguém menos que o Retalho.

Enquanto o Retalho termina a sessão com Joey, Ian massacra os policiais e comunica a polícia das mortes, atribuindo a responsabilidade ao Justiceiro, tanto pelas mortes dos policiais corruptos, como pela morte do dono da casa de penhores. Mas onde está Frank Castle?

Photobucket

O veterano soldado só aparece no número seguinte, em Marvel Action 30. Mas nem parece que o matador de criminosos está sabendo de todo o esquema que o Retalho está montando. Muitos menos da situação psicológica de Ian. Na verdade a revista começa mostrando um dia comum de Castle, com uma massagem de uma terapeuta, que atende pelo nome de Diamonelle, que teve problemas com seu antigo companheiro. Logo em seguida, vai ao supermercado pegar sua encomenda para manter sua dieta a base de testículos de tigre. E por fim, passa na loja de conveniências para pegar as suas revistas e mais alguns mantimentos. Está é a rotina normal de Frank Castle, mas alguém resolve acabar com isso. Alguém está matando muita gente usando o nome de Frank Castle e isso preocupa o verdadeiro Justiceiro.

Retalho está preparando seu grande plano, usando como base um açougue. Depois de despachar dois comparsas, ele resolve ter uma conversa com Ian e parabenizá-lo pelo seu feito, que foi chacinar 14 criminosos numa só noite. Só que ocorreu um problema: Testemunhas no local dos fatos. Isso acaba por acarretar a ira do Retalho, que começa a dar uma surra no aprendiz de Justiceiro. Depois de ensinar uma lição para o seu filho, o paizão da criança dá ordens para que mais algumas pessoas morram. Ao final, um obrigado pai é dito por Ian.

Photobucket

Enquanto passeia e reflete sobre o novo rival na cidade, Castle passa perto do mercadinho que compra os seus testículos de tigre e descobre que o dono foi assassinado de forma brutal. Enquanto pensa em cuidar dessa situação, Castle retorna para o seu quarto de hotel e percebe que o porteiro está morto. Tarde demais. O Justiceiro acaba de cair em uma armadilha.

O atirador mira nas costelas de Castle. Frank percebe que este não queria matá-lo, mas sim mostrar que poderia fazê-lo. Começa uma alucinada perseguição, que deixa um rastro de destruição e feridos pelo caminho que os dois passam. Castle percebe que o próximo alvo do matador misterioso é sua massagista, Diamonelle, e corre para a casa dela para salvá-la. O Justiceiro chega com um segundo de vantagem, mas é o suficiente para impedir a morte da garota. Castle pula com Di pela janela, caindo no teto de um carro. Frank percebe o óbvio: Tudo não passava de uma armação, já que o polícia de Nova Iorque estava esperando-o.

Photobucket

Fingindo uma situação de seqüestrador-refém, o Justiceiro consegue escapar pelos esgotos e voltar para o seu esconderijo, onde se encontra o seu parceiro, Stuart Clarke. Frank começa a relatar que a situação que está sofrendo, até que Clarke fala que a situação é ainda pior. O Justiceiro é o mais novo terrorista de Nova Iorque. Frank percebe então quem está fazendo tudo isso e só diz uma palavra: Retalho.

Na loja de conveniências, onde Castle compra as revistas, os dois donos comentam sobre a situação, mas são surpreendidos por um personagem que já não dava as caras já faz um bom tempo: GW Bridge, acompanhado por Dominó, Silver Sable e Condessa Valentine (seria essa a verdadeira?).

Photobucket

Mas é em Marvel Action 31 que as coisas esquentam. Logo de cara o Retalho oferece uma altíssima recompensa para quem trazer a cabeça de Frank Castle e o grupo de assassinos ninjas conhecidos como o Tentáculo aceita a oferta, desde que sejam os únicos a cuidar do trabalho. Retalho aparentemente concorda com o proposta da seita de assassinos, mas logo depois que os ninjas saem do açougue, o arquiinimigo de Frank Castle ordena a Ian que espalhe a notícia de que colocaram a cabeça de Castle a prêmio.

Na aeroporta-aviões da SHIELD, G.W. Bridge e seu esquadrão feminino analisam os fatos publicados pela mídia, chegando à conclusão que tudo não passa de uma armação do Retalho. E olha que G.W. nem precisou pensar muito para chegar a essa conclusão.

Enquanto G.W. pensa no Retalho, dois comerciantes pensam em como se esconder de Frank Castle. Obviamente, eles não são muito bons nessa parte, o que facilita o trabalho do Justiceiro. Ambos confessam que deduraram Castle para Bridge e seu apoio feminino e ainda falam sobre a recompensa que o Retalho colocou para quem trouxer a cabeça de nosso amigo Frank. Castle está literalmente ferrado.

Photobucket

Num dos esconderijos de Frank, Stuart e Diamonelle conversam. Castle chega logo em seguida, dizendo que tem pouco tempo para fugir, já que as coisas ficaram ainda mais complicadas. Eis que das sombras surge o Tentáculo. Começa uma violenta batalha (que poderia ser muito melhor se Chaykin não fosse o desenhista). Castle tenta de tudo para atrair a atenção dos assassinos, como forma de permitir a fuga de Clarke e Di.

A luta prossegue fora do galpão, com Castle fazendo o possível para sobreviver. Mesmo com o traje criado por Stuart, as coisas ainda estão muito difíceis para o Justiceiro. No final, Castle é surpreendido por três mulheres que fazem a seguinte proposta para Castle: Morrer para renascer no Tentáculo.

Photobucket

Um arco que começou meio morno, mas que parece esquentar cada capítulo que passa. Fraction, quando quer, saber escrever uma boa história e, até o presente momento, tem feito um arco bem bacana. A grande crítica vai para os desenhos de Chaykin, que por sinal está no Justiceiro MAX desse mês, que acabam estragando um pouco as cenas de ação. Chaykin sempre foi muito elogiado pelos trabalhos no passado, mas até agora, não vi um único trabalho dele recente que seja bom, infelizmente. Um arco que poderia ser ainda melhor se o desenhista colaborasse um pouco.

Rafael Felga

comments powered by Disqus