quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Favreau comenta identidade nada secreta do Homem de Ferro


Homem de Ferro 2

Todos que assistiram ao filme do Homem de Ferro (e aguardam anciosamente sua continuação) sabem que, ao fim do longa, Tony Stark não faz mistério sobre quem ocupa a armadura, publicizando que ele é o Homem de Ferro. Em entrevista ao Los Angeles Times, diretor Jon Favreau comentou sobre como isso pôde ser trabalhado em Homem de Ferro 2.

Favreau acha que, diferente da maioria dos heróis que temos visto nos cinemas nos últimos anos (e são muitos), seu Homem de Ferro não teve papas na língua para declarar publicamente sua identidade civil. E para o diretor isso abriu diversas possibilidades para ele e a produção do filme trabalharem criativamente.

Homem de Ferro 2 retoma a trama encerrada no primeiro longa, quando Tony Stark (Robert Downey Jr.) revela ser o Homem de Ferro. Sendo um herói que fez seus primeiros vôos em Hollywood (literalmente, já que a história se passa em Los Angeles), esse fato acaba sendo um diferencial.

Mesmo com Favreau conhecendo o mito em torno da identidade secreta, preferiu-se sair um pouco do lugar comum, e o carisma decadente do Stark de Downey Jr. acabou prevalecendo.

"Sair do 'comum' no final do primeiro filme e fazendo de Stark uma figura pública acabou abrindo uma série de novas possibilidades. Vai-se além do modelo padrão de identidade secreta/herói mascarado", falou Jon. Ele complementa afirmando qu eo roteiro de Justin Theroux (o mesmo de Trovão Tropical) fez com que a franquia saísse um pouco da trajetória comum de filmes pipoca. "Somos capazes agora de lidar com as ramificações da fama e notoriedade, e das altas expectativas envolvidas com isso."

Homem de Ferro 2

E se alguém sabe dos altos e baixos sobre fama e celebridade é Robert Downey Jr. - envolvido em sérios problemas com a imprensa, com drogas e com a justiça ao longo de sua carreira -, e Favreau diz que ele trouxe essa experiência para Homem de Ferro 2.

"Isso nos permitiu utilizar nossas próprias experiências, e certamente a de Robert, falou, e ele tem fortes pontos de vista sobre essa questão. (...) Fomos capazes de comentar sobre o atual fenômeno das celebridades", metaforicamente trabalhado com a fama adquirida por Stark.

Favreau disse que apenas o Quarteto Fantástico flertou com isso desde o início de sua caminhada, o que acaba ficando mais ou menos diluído nas histórias. Promente que Homem de Ferro 2 mostrará Stark lutando com sua própria vida na medida em que a fama o joga no fundo do poço. E termina dizendo que "normalmente o herói é forçado a viver uma existência bifurcada entre a estimada persona do super herói e a humilde e disfarçada vida de sua identidade secreta, e essas histórias se separam cada vez mais na medida em que o herói se estabelece. Ele começa a deixar para trás sua vida civil."

Homem de Ferro 2

Todas as franquias de super herói no cinema, até agora, trabalham essa questão por algum ângulo, mas Favreau diz querer romper um pouco com isso e explorar as possibilidades de quando herói e identidade secreta não se separam.

Dirigido por Jon Favreau, e com Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Mickey Rourke, Sam Rockwell, Samuel L. Jackson, Scarlett Johansson e muitos outros no elenco, Homem de Ferro 2 tem estréia prevista para 7 de maio de 2010.


João

comments powered by Disqus