terça-feira, 19 de maio de 2015

Ultimate Marvel: Cataclismo


Como visto na mini-série do Galactus, a entidade cósmica agora está indo direção ao Planeta Terra Ultimate. Faminto, ele não poupará energias para devorar o mundo inteiro. Mas será que os heróis deste universo vão permitir?

A publicação dessa saga aqui no Brasil não está sendo linear. O primeiro volume da mini contou com as três primeiras edições da saga original. Já a segunda edição nos trouxe a primeira parte do tie-in do Homem-Aranha e duas partes da história que mostra a relação dos Supremos com esta confusão.

Para facilitar o entendimento, vou destacar o nome da revista antes de começar o review.

Cataclismo 1-3


O colapso no espaço/tempo que ocorreu no final da saga Era de Ultron, permitiu que alguns heróis tivessem um "flash" do multiverso. Miles Morales foi um desses personagens e ele conseguiu visualizar um ser gigante e roxo vindo em direção a Terra. Sua primeira reação foi achar que estava louco, porém não demorou muito para Galactus aparecer no meio de NY, destruindo cidades inteiras que estavam no seu caminho.

Tentando estabelecer a sua máquina que lhe permite devorar o planeta inteiro, ele é confrontado pelos mais diversos heróis. Homem-Aranha, os Supremos e até o Quarteto Fantástico se vêm inúteis perante a força deste gigantesco ser.


Porém, é Tony Stark quem começa a entender um pouco melhor a situação. Ele registra em Galactus o mesmo sinal energético que encontrou no Peter Parker do Universo 616, quando eles se encontraram (veja a mini Homens-Aranha). O gênio então parte para o Cubo, onde questiona o Mysterio sobre o que é esse ser roxo e a resposta não é boa: a única esperança é Reed Richards.

Recentemente nas histórias dos Supremos, Reed enlouqueceu e abraçou de vez a vida de vilão. Os heróis não estão nada confortáveis com a possibilidade de contar com a sua ajuda. Mas após lavarem muita roupa suja, ficou decidido que Miles Morales (que pouco tem a acrescentar na batalha e já se encontrou com alguém do 616) e o Reed (que na pior das hipóteses nunca voltaria ao Universo Ultimate) deveriam ir até o Edifício Baxter 616 para descobrir o que é e como se derrota o Galactus.

Por ser uma versão idêntica do Reed, o Richards Ultimate não tem problemas em invadir o QG do Quarteto Fantástico. Conseguem pegar os dados sobre Galactus, porém não passam despercebidos. Valéria Richards topa com o seu pai alternativo e Reed descobre que nesse universo Sue e ele viveram felizes para sempre, com uma bela família. 


Aos trancos e barrancos Miles e Reed conseguem votar para o Ultiverso. Mas será que eles foram rápidos o bastante? As informações vindas do UM 616 serão suficiente para evitar o fim do mundo? As respostas virão apenas na sequência da saga.

Cataclismo: Homem-Aranha 1


A história se passa imediatamente após a última edição da sua mensal regular. Jessica Drew precisa lidar com a SHIELD por ter arrumado confusão com a Roxxon, mas é defendida pelos Supremos. Granada precisa lidar com o fato de ter usado seus poderes, quando a polícia a havia proibido. O Homem-Aranha é recebido com festa pela polícia, que agradeceu pela sua volta após 1 ano de "licença". Já Manto e Adaga resolvem mergulhar de cabeça nessa aventura que é ser um super-herói. 


E a primeira coisa que eles encontram pela frente? O Galactus. E é isso, por enquanto. A revista ainda terá mais 2 edições, porém a continuação será publicada mais para a frente.

Cataclismo: Supremos 1 e 2


Se a situação já não estava ruim o suficiente com a chegada de Galactus, o Modoc resolveu voltar a ativa na Bielorrúsia. Criando uma ceita que louva a vinda do ser cósmico e roxo para a Terra, ele agora está contaminando a população com um vírus tecnorgânico, e a situação está crítica.

Para resolver o problema temos o Comando Selvagem do Nick Fury, com: Estatura, Danny Ketch, Emil Blonsky, Hércules, Abigail Brand, Justiceiro, Falcão e Dum Dum Dugan. O problema é que o vírus é passado de pessoa para pessoa através de um simples contato físico.


As primeiras heroínas a serem contaminadas são Abigail e Estatura. Blonsky e Justiceiro também não aguentaram muito e foram contaminados na sequência. Até o Hulk, que foi uma opção de emergência do Fury, acabou sendo contaminado, o que dificultou mais ainda a vida dos heróis. Hércules, imune ao vírus, teve de dar conta do gigante esmeralda. 

Modoc pretende preparar a Terra, facilitar a dominação de Galactus. Nesse cenário quase sem esperanças, com um verdadeiro caos, será que os heróis poderão vencer?

Cataclismo 1-3 possui roteiros de Brian Michael Bendis e arte de Mark Bagley. A história foi publicada originalmente em Cataclysm: Ultimates Last Stand 1 à 3. E aqui no Brasil saiu em Ultimate Marvel Cataclismo 1.

Cataclismo: Homem-Aranha 1 também possui roteiros de Bendis, já a arte é de David Marquez. A história foi publicada originalmente em Cataclysm: Ultimate Spider-Man 1 e aqui no Brasil foi lançada em Ultimate Marvel Cataclismo 2.

Cataclismo: Supremos, foi escrita por Joshua Filkov e desenhada por Carmine Di Giandomenico. Nos EUA a história foi publicada em Cataclysm: Ultimates e aqui no Brasil saiu em Ultimate Marvel Cataclismo 2.

Ufa, foi bastante coisa, não? No mês que vem vamos descobrir como os X-Men estão lidando com essa situação apocalíptica. 

Kinhu Heck

comments powered by Disqus