segunda-feira, 11 de maio de 2015

Homem-Aranha Superior: A Jogada do Duende Rei

 photo globinnation01.jpg


Abusando de todos os seus recursos e com uma ousadia jamais vista em Peter Parker, o Homem-Aranha Superior (que na verdade é o Otto Octavius) conseguiu desmantelar todas as quadrilhas diferentes de Nova York. E isso que seria seu maior feito, foi na verdade sua derrocada. Praticamente, vimos Otto limpar o terreno da cidade e estar completamente alheio ao crescimento dos Duendes na cidade. E desde os últimos eventos mostrados em Homem-Aranha Superior Team-up, não há dúvidas que Norman Osborn voltou.

A cidade está um caos. As sirenes de viaturas e ambulâncias são misturadas as provocativas risadas dos vilões. A ponte do Brooklyn ostenta a marca do Duende. Otto percebe que ignorou completamente a presença do maior rival de Peter Parker. Pra tentar entender onde falhou, ele volta as poucas memorias que restaram de Parker na sua cabeça. E o pouco da consciência de Peter que finalmente vimos ressurgir ali nas edições anteriores teve que se esconder nas memórias do passado de Otto para poder continuar ignorado pelo vilão.

De volta a casa de Anna Maria, Octavius tenta entender onde o aranhobôs falharam até que tem uma luz: o programa de reconhecimento facial deve ter sido manipulado.  Assim, ele vai até o antigo colega (que atualmente odeia ele) Uatu Jackson para que o ajude a reverter  a tecnologia do Duende e poder localizar o esconderijo dos vilões. Então, isso o leva para os tuneis de Nova York.

 photo globinnation01.jpg
Lá, Otto descobre como a gangue do Duende se locomove tão rápido através de um sistemas de trens próprios que percorre a cidade e ainda dá de cara com o Duende Rei. O primeiro impacto do encontro é saber que Norman sabe exatamente do segredo de Otto, quem ele realmente é. Norman mostra o diário de Carlie Cooper  e explica como a investigação da amiga de Parker expôs os planos de Otto. O Duende Rei, no entanto, dá uma chance para que Octavius se una a ele como segundo em comando. Isso ofende o ex-vilão, que tem um ataque de ego e ainda se conclama agora um novo sujeito, o Homem-Aranha.  Ao tentar ataca-lo, o Duende descobre que foi enganado e que aquele Homem-Aranha Superior ali era apenas um constructo virtual criado pela máquina de Octavius.

Em resposta, o Duende Rei ordena um ataque em massa a Ilha Aranha. E onde é hoje o quartel-general do Aranha ocorre uma invasão em massa de Duendes voadores. O local é bombardeado e muitos dos seus Aranhetes são mortos. Octavius só consegue escapar dali graças ao seu autômato robô. Paralelamente, outros capangas duendes são ordenados a perseguir pessoas próximas a Peter Parker.

 photo globinnation01.jpg
Os duendinhos invadem a casa de Mary Jane Watson. Ela e o seu novo namorado, Ollie, conseguem fugir e já planejam se antecipar ao Duende. MJ vai até a casa da Tia May e do Jonah Sr. e os salvam antes que outros Duendes apareçam. Nas Industrias Parker, o Homem-Aranha Superior acaba encontrando sua sócia Sajani e a Capitã Watanabe (vestida como Aparição ainda). No meio da conversa, surge a Monstra, a versão duendizada de Carlie Cooper. O Homem-Aranha Superior começa a confrontá-la, mas assim que saem da vista dos outros, ele descobre que Carlie tem ainda certo controle e clama que Otto possa ajuda-la a reverter a mudança.

Em outro lugar, Jonah Jamenson, Liz Allen, Tiberius Stone e Michael O’Mara (vulgo Miguel O’Hara ou Homem-Aranha 2099) se reúnem para apresentar o novo passo do combate ao caos de Nova York: os Caça-Duendes, antigas versões do Caça-Aranhas. Já na Universidade Empire States, Anna Maria é enganada por Lily Hollister (vulgo, a Ameaça) e é raptada.

De volta as Industrias Parker, Otto (no caso, ele no corpo de Peter) e Sajani dão inicio ao processo para reverter a transformação da Carlie em Monstra. Todavia, o nosso herói acaba recebendo uma ameaça por telefone do Rei Duende e convoca-o para a Universidade Empire State ou seu refém perecerá. O Homem-Aranha deixa Sajani terminando o procedimento enquanto parte velozmente para a universidade.  No caminho, Osborn informa a Otto que esta destruindo vários lugares relacionados ao seu passado verdadeiro – sua antiga casa, a indústria onde sofreu o acidente que o transformou em Dr. Octopus e a clinica do Cardíaco.

Lá na Empire States, Otto descobre que o refém do Duende era o professor Don Lamaze. A principio, ele desdenha de Osborn, que reage violentamente contra ele ao ver que Otto não mudou e pouco se importa com algumas pessoas. No combate, Osborn começa controlar os “tentáculos” que saem das costas do Homem-Aranha Superior para mata-lo. Antes de um golpe fatal, Lamaze se joga na frente e salva o amigo Otto. Foi um ato nobre que faz até mesmo o Homem-Aranha Superior lamentar.

 photo globinnation01.jpg
Sem ter muito descanso, o Homem-Aranha Superior é atacado pelos caça-duendes do Jamenson. Os robôs só não o matam porque o Homem-Aranha 2099 surge a tempo e muda a programação das máquinas que ajudou a construir. Todavia, o Duende Rei se mostra mais uma vez um passo a frente. Norman passa a controlar o caça-duendes e voltam os robôs contra os dois Homem-Aranhas. Como eles se sairão desta, só saberemos em futuras edições.

É o que temos até agora no começo deste arco “Nação Duende”, publicado nas edições 16 e 17 de Homem-Aranha Superior da Panini. Na revista, ainda tempos uma história de Homem-Aranha Superior team-up que justamente detalha uma relação mais próxima entre os vilões Norman Osborn e Otto Octavius que desconhecíamos. Mas falaremos dessa história com mais detalhes depois.

 photo globinnation01.jpg

Por hora, só continuo a reservar elogios a toda essa fase muito criativa do Dan Slott sobre o título. Apesar de todo choro pela volta do verdadeiro Peter Parker e ciente de que ele realmente deve voltar, não deixo de lamentar um pouquinho já a falta que sentirei deste herói torto que Otto tentou ser durante quase um ano. Mas vamos ver como tudo se fecha até o final.

Coveiro

comments powered by Disqus