quarta-feira, 6 de maio de 2015

Vingadores: Originais e tão diferentes


Passado o risco vivenciado na saga Infinito, parece que o grande problema que acomete os Vingadores de Jonanthan Hickman agora tem relação direta com as fatídicas incursões que vem destruindo Terra atrás de Terra, em diferentes realidades. E a coisa começa a afetar diretamente o universo 616 pelo visto, principalmente agora que a SHIELD e sua diretora Maria Hill encontraram um Homem-Formiga morto de uma outra realidade em plena Nova York.

Para entender melhor a situação, precisamos voltar algumas horas antes num dos laboratórios de pesquisa da Ilha Ima. Eles são um dos poucos que descobriram os eventos relacionados as tais incursões e até desenvolveram um equipamento capaz de extrair elementos dessas realidades prestes a deixar de existir. Foi assim que aconteceu com esse novo Hyperion que faz parte dos Vingadores. E é assim que eles inequivocamente retiraram um grupo de Vingadores da formação original de uma outra Terra agora.

Confusos e sem saber exatamente como foram parar ali, esses outros Vingadores originais entram em confronto com a IMA e decidem não dar ouvidos a Supéria e o Cientista Supremo. Eles fogem do lugar e vão até a nossa Nova York. O lugar parece ser diferente, não há indício d’A Fortaleza onde eles vivem e o Thor percebe que os humanos desse lugar não o temem. Um golpe de seu Mjolnir no chão mata alguns e assustam a maioria ao redor. Ele fará dali um Mundo de Vingadores.

Talvez tentando compensar esse novo problema, a IMA decide adiantar um protocolo de um outro experimento que envolvia os Vingadores. Para quem não lembra, no prólogo que antecede Infinito, após quase morrerem em Perth, a IMA capturou amostra de sangue de todos. E foi a partir daquilo que eles criaram uma nova safra de Adaptóides. Essas novas criaturas agora finalmente seriam testadas em campo ao confrontar aquela equipe de Vingadores de outro mundo. Curiosamente, os Adaptoides venceram. Além de matarem o Hank Pym da outra realidade, destruíram um controle da Vespa que fazia ela controlar o Hulk. Esse outro Banner sumiu pela multidão.



Então, depois de analisar o corpo morto desse Homem-Formiga, Maria Hill convocou os Vingadores da nossa realidade e pediu ajuda. Graças a Stark, foi fácil localizar esses “originais de outro mundo”. Já o Banner fugitivo foi até um bunker em NY onde nosso Bruce se escondia e criou uma das conversas mais inusitadas do personagem. Dentre as principais diferenças do Banner daquela realidade, a que mais se sobressai é o fato de que ele foi lobotimizado para não sentir mais, portanto nunca mais se transforma pela raiva. O Hulk é acionado por puro controle remoto estimulando seu cérebro. Outro detalhe é que uma vez sem sentimento, aquele outro Bruce era um sociopata. Foi o suficiente para o nosso Bruce 616 derrybar ele com um grifo e ficar raivoso. Muito raivoso.

Em Nova York, as duas equipes de Vingadores entraram em choque. Assim como o Hulk e o Thor daquele mundo, havia diferença ali nos demais personagens. O Homem de Ferro na verdade era Jarvis, que havia roubado a tecnologia de Howard e matado o bebê Tony ainda no berço. O supersoldado daquele grupo se intitulava General Rogers e era um puro milico. A chegada do Hulk (mas o deles ou nosso?) pôs fim ao confronto. De longe, agentes da IMA acionaram uma arma capaz de desacelerar o tempo no local e assim capturaram todos aqueles que não pertenciam aquela época. Ou que acreditavam não ser, já que também levaram o Hulk. O nosso Hulk.


No decorrer desta história, também vemos outros pequenos eventos. Os novos Adaptóides mudaram sua forma física para algo ainda mais incomum e fugiram pela fenda que abria para o Multiverso. Por outro lado, temos um Bruce sociopata se passando pelo nosso Banner por aqui. Quem acompanha Hickman neste arco é Salvador Larroca e você pode encontrar as três edições aqui resumidas na mensal dos Vingadores 17, 18 e 20, todas publicadas pela Panini.

Coveiro

comments powered by Disqus