quinta-feira, 7 de maio de 2015

Avante, Vingadores: Lutando como um!



E em Avante, Vingadores,  temos o último arco da revista americana homônima, escrita por Kelly Sue e Warren Ellis. Pra encerrar o título, a dupla de roteiristas praticamente fez uma ode aos Vingadores, com  a introdução da inexperiente Anya Corazon, a nova Garota-Aranha, na equipe sendo tutoreada por diferentes heróis a cada nova edição. Ligado diretamente a Inumanidade, o arco em cinco partes começa na edição 16 aqui no Brasil.

Talvez o maior desdobramento da saga Infinito seja a onda de névoa terrígena que se espalhou pelo planeta e esta fazendo novos Inumanos surgirem em todos os lugares. Ao mesmo tempo que muitos se aterrorizam com essa “epidemia”, alguns vilões põem olhos nas oportunidades que podem ter com tudo isso. E uma dessas pessoas é a Dr. June Covington, que muitos vão conhecer como a Dama Tóxica, da segunda formação de Vingadores Sombrios. Ela tentou comprar um desses novos casulos, mas acabou sofrendo um atentado ao tentar abri-lo.

Do outro lado da história, Anya Corazon aparece na Torre de Vingadores querendo ajuda. Todos parecem ocupados demais com a onda terrígena para socorrê-la e é preciso ela gritar aos quatro ventos para ser ouvida. Ela explica que seu ex-professor virou também um casulo e sumiu. Na verdade, foi um dos dois casulos que misteriosamente sumiu do hospital que tinha a guarda deles.

Assim, Anya finalmente ganha atenção dos Mais Poderosos Heróis da Terra e consegue apoio para sua busca. A Mulher-Aranha e a Viúva Negra são as primeiras a ajudar a garota, ambas mostrando técnicas e jeitos diferentes de lidar com a situação. A Viúva rastreia o paradeiro do casulo e isso leva o trio até uma célula da IMA em Nova York. Elas invadem o lugar, derrubam um monte de cientistas, mas são vencidas pela vantagem numérica. Acabaram vencidos pela líder daquela facção da IMA, Kashmir Vennema, que era a responsável por ter negociado os casulos inumanos sumidos.


Pra escapar desta, a Mulher-Aranha faz uso de um dos seus mais esquecidos poderes, os feromônios. Enquanto ela deixa os soldados confusos e atarentados, incapazes de atirar nelas, também deixa a jovem Anya com um humor virado. É o efeito inverso do feromônio sobre as mulheres. Livres mais uma vez, o pouco que descobrem é que um dos casulos que a IMA tinham posse continha apenas um corpo morto dentro, e esse alguém aparentemente era o Senhor Schlickeisen, professor da Anya.

Mais tarde, Kashmir foi encontrada em sua limusine pelo Wolverine e o Dr Banner. Um papinho nervoso que teve com o Doutor dentro do carro foi o suficiente para ela abrir a boca. O casulo morto foi vendido para a Dr. June Covington. A Dama Tóxica, por sinal, também vem tentando descobrir quem tentou assassiná-la. Para isso, invadiu um outro laboratório na cidade e até criou um novo uniforme que era capaz de curar suas feridas da última explosão. Neste novo lugar, ela pode estudar mais do gene inumano de Schlickeisen e pensar numa maneira de como implantar esse upgrade nela.

Agora, Anya muda de instrutor nessa sua missão. Wolverine assume as rédeas na parte para rastrear a Dama Tóxica e a primeira lição do dia é dar uma mexida no uniforme da Garota-Aranha. Um capuz e luvas acolchoadas são apenas o começo para o novo estilo da menina. Num daqueles carros voadores da SHIELD, Anya e Logan partem para o antigo laboratório  onde June Covington trabalhava. Curiosamente, o lugar estava uma baderna, com invasores e pessoas comuns se esmurrando e peças sendo roubadas. Aparentemente, a ex-assistente de Covington usou algum gás para enlouquecer todos e roubar o lugar. Wolverine e Anya pegaram a moça no flagra e ela explicou que  a Dr. June fugiu dali faz dias. Mas a parte mais curiosa foi ela dizer que a pessoa no casulo estava ainda viva.


No seu novo laboratório, a Dama Tóxica conseguiu integrar o DNA inumano ao seu corpo. Agora, ela tinha o poder de Schlickeisen e não podia mais ser detectada por equipamentos eletrônicos. E agora, com esse novo poder, ela e sua gangue começaram  sua vingança contra a IMA.

O próximo a auxiliar Anya Corazon na perseguição da Dama Tóxica foi Tony Stark. Depois de ensinar a garota a importância de juntar informações e construir um banco de dados (além de melhorar o visual esquisito que Logan deixou a menina), o Homem de Ferro segue uma pista que os levam para o laboratório onde a Dama Tóxica esteve. Já era um lugar abandonado, mas finalmente conseguiram localizar o professor da menina. E ele estava vivo.


Para ir atrás da Dr. June agora, a dupla tinha que apenas seguir a trilha de agentes da IMA que estava presos e derrotados pela cidade. Agora, num encontro com Steve Rogers, uma nova equipe é formada para bater de frente de vez com Covington e sua gangue. Anya insistiu em participar, lembrando que aquele era seu caso e antes tinha pedido ajuda insistentemente aos Vingadores. Assim, Mulher-Aranha, Gavião Arqueiro, Hulk, Wolverine, Capitã Marvel, Hyperion e até Shang-Chi se juntam ao embate final.

O time quase completo invade a sede da IMA e derrubam os capangas aprimorados da Doutora. No final, cabe a Anya lutar contra a Dama Tóxica e salvar o último casulo inumano que tinha sido roubado. Com a sensação de dever cumprido, a vida de Anya não poderia ficar melhor. Bom, talvez só tenha melhorado mais com convite nada formal de Steve Rogers em chama-la oficialmente pro grupo.


Avante, Vingadores sempre foi um título mais leve e descompromissado das histórias da equipe. Desde que Kelly Sue assumiu com a saída do Bendis, ela tem se focado mais nas presenças femininas do grupo e assim se saído muito bem em tratar da Mulher-Aranha, Viúva Negra e Carol Danvers (cuja revista solo ela também escreve). Colocar Anya nesse meio foi algo ótimo e eu imagino quão divertidas seriam as histórias se ela pudesse continuar a seguir com a Garota-Aranha sendo a parceira-mirim teimosinha da equipe.

Com o fim do título, quem volta para ocupar espaço é Fabulosos Vingadores e o novo título Vingadores: Infiltrado, que é praticamente uma continuação do que vimos na Arena.

Coveiro

comments powered by Disqus