terça-feira, 5 de maio de 2015

Ultimate Marvel: A Fome de Galactus


Era de Ultron foi uma saga que literalmente quebrou o espaço/tempo da Marvel. Dentre as suas principais consequências, tivemos o Galactus 616 sendo sugado por um buraco e indo parar no Universo Ultimate. A saga foi em 2014, mas foi somente esse ano que descobrimos o que aconteceu com o gigante roxo.

O universo ultimate já possuía o seu próprio "Devorador de Mundos". Um enxame de seres robóticos chamados de Gah Lak Tus. Foram criados pela espécie Kree, mas saíram do controle e agora perambulam pelos cosmos consumindo planetas. O embate entre Galactus e Gah Lak Tus até que poderia ser titânico. Mas pena que não aconteceu. O enxame assim que identificou a versão 616, tratou logo de se fundir. Geraram uma espécie de armadura no ser cósmico, que agora ficou muito mais forte e, naturalmente, com mais fome.


As frotas dos exércitos Chitauri e Kree já sofriam pra fazer frente ao enxame. Agora que um ser ainda mais poderoso surgiu, a única opção viável é sentar no cantinho e chorar. É então que entra em ação o protetor do universo, a versão ultimate do Nova/Quasar, conhecido no Queens como Rick Jones. O Vigia o escolheu para proteger os cosmos e caiu sobre ele a responsabilidade de peitar Galactus.

Como era de se esperar, o poder de Jones não foi o suficiente. Ele recebeu então a ajuda do Surfista Prateado. Mas nem assim foi suficiente. Para não serem consumidos, se teleportaram para a Terra, onde outro grande guerreiro se juntou a dupla: o Capitão Marvel. O trio derrotou alguns membros do enxame que estavam na Terra, mas Rick sentiu a pressão. Decidiu voltar para a casa, essa de ser o protetor do universo não é pra ele. De volta ao lar, ele viu as dezenas de homenagens a Peter Parker ao lado da sua casa (eles eram vizinhos). Ele conversou com Mary Jane, que contou que Peter havia lhe dito que o jovem Rick iria fazer coisas muito importantes. Isso mexeu com o jovem.

Surfista e Capitão rumaram para o espaço, na missão suicida de deter o Galactus. Marvel estava confiante de que sua arma, programada para matar o enxame, poderia ser o suficiente. Mas ele estava enganado. E nem quando Rick Jones voltou para ajudar, foi o suficiente. Em um descuido, tentando salvar Jones, Marvel acaba se ferindo mortalmente. Mas antes de morrer, deixa seu legado (a armadura) com Rick Jones.

Agora com a arma com poder de matar o enxame e com a energia que o Vigia lhe concedeu, Rick Jones é capaz de fazer frente ao Devorador de Mundos. E criando um portal gigante, ele consegue eliminar todo o enxame e ferir bastante o Galactus 616. Só que ocorreram dois problemas:

1. O enxame foi teleportado para outro universo, e Rick acabou indo junto.
2. Galactus segue no ultiverso, só que agora bastante ferido, o que significa que ele está faminto e indo direção ao Planeta Terra.


O encadernado que compila a mini completa do Galactus, trouxe também a edição 0.1 de Cataclismo, onde a Visão Ultimate tenta peitar o gigante roxo e cósmico. Mas, obviamente, ela falha e morre sozinha no espaço.

Todas essas histórias se destacam por unir alguns plots que estavam um pouco abandonados. O Capitão Marvel não aparecia desde que foi preso. O Surfista Prateado também estava sumido a um bom tempo. O meso vale para a Visão. E o Rick Jones, volta a aparecer após a sua estreia na mensal do Aranha Ultimate, ainda na época do Peter Parker.

O roteiro de todas as edições é de Joshua Fialkov e a arte da mini do Galactus é de Leonard Kirk, já o preludio para Cataclismo fica a cargo de Mico Suayan. Esse review abraçou as edições publicadas originalmente em Hunger 1 à 4 e Cataclysm 0.1.

Kinhu Heck

comments powered by Disqus