sábado, 5 de novembro de 2011

Cancelamento de revistas causa polêmica nos EUA

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!


O que tem de verdade nisso? Bom, tudo vem se acumulando como uma bola de neve nas últimas semanas, começando com a demissão de alguns funcionários, incluindo o editor Alejandro Arbona, e depois vieram o cancelamento das séries Alpha Flight, All-Winners Squad e Iron Man 2.0 E hoje uma minissérie do Dr. Destino foi cancelada depois de já ter sido anunciada. Saiba mais a respeito clicando no link logo abaixo.

A mini simplesmente intitulada Victor Von Doom uniria o emergente escritor Nick Spencer, que vem arrancando elogios em Secret Avengers, e a premiada desenhista indie Becky Cloonan, mostraria a busca de um jovem Victor Von Doom pelo espiríto de sua mãe, chegando até mesmo ao Inferno para cumprir esse objetivo.


O interessante projeto provavelmente seria uma das histórias mais relevantes do vilão, principalmente se levarmos em conta a dupla criativa, que ficou de mãos abanando. Mas Spencer se manisfestou no blog Kabooooom e no Twitter, primeiro dizendo que ninguém ficou tão arrasado quanto ele com cancelamento, depois apontou para a possibilidade de fazer outro trabalho com Cloonan, acredito eu que em outra editora.

O que mais tem se comentado entre os leitores é que esses cancelamentos teriam a ver com um suposto excesso das chamadas mega-sagas, mas eu tenho um ponto de vista diferente, bem menos apocalíptico que a visão dos fãs mais exaltados. As demissões e cancelamentos na área dos quadrinhos podem muito bem sugerir que o principal foco da Disney são as produções do Marvel Studios, por isso as mudanças na Marvel Comics, que talvez não seja a prioridade dos acionistas da empresa.


Posso estar sendo muito otimista, mas não creio que sejam medidas tão relevantes. A questão mais preocupante para mim é que seguindo essa linha de pensamento cada vez menos projetos de menor expressão serão produzidos, deixando todo o peso nas costas de mega-sagas e o prosseguimento do foco excessivo nos diversos títulos dos Vingadores e dos X-Men, que por sinal já não empolgam tanto quanto antes. Esse é outro sinal da exploração exagerada do que vende bem, quando revistas de qualidade superior são canceladas, embora convenhamos que os cancelamentos mais recentes não farão muita falta.


E aproveitando para fazer um jabá para o meu ídolo, eu diria que o destino da Marvel, e talvez do mundo inteiro, esteja nas mãos de Joss Whedon, diretor do vindouro filme dos Vingadores. :P

Brizola

comments powered by Disqus