quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Top 10 Especial - Os finados (ou não) da Marvel

Hoje é Dia de Finados, data onde muitas pessoas relembram seus entes queridos que se foram, homenageando-os das mais variadas formas. Sendo assim, resolvemos fazer o mesmo, lembrando aqui dos personagens da Casa das Idéias que partiram para o descanso...er, eterno?

Finados

Bem, minha brincadeirinha acima é por um motivo simples, eu sei que foi revelado depois que alguns nessa lista não morreram de verdade ou simplesmente ressuscitaram mesmo, estando vivos e bem nos dias de hoje. No entanto, vamos combinar que fazer um Top 10 com mortes de personagens em um universo ficcional onde eles voltam da morte é uma tarefa um tanto inglória, por isso, optei pelo efeito que a "morte original" causou nas histórias e em nós, leitores.

10 – Os Osborns

Finados

Norman Osborn tornou-se o Duende Verde e seu objetivo inicial era apenas matar o Homem-Aranha para ganhar fama no submundo, porém, quando um descobriu a identidade secreta do outro a rixa tornou-se pessoal entre Osborn e Peter Parker. O vilão passou a ameaçar os entes queridos do herói, culminando no assassinato de Gwen Stacy e em uma luta ferrenha entre os dois inimigos. Parker estava decidido a matar o Duende, mas desistiu no último segundo, porém Osborn tentou matar o herói à traição e acabou morto na própria armadilha. O filho de Norman, Harry Osborn, testemunhou tudo e afetado pelas drogas retirou o uniforme do pai para protegê-lo, assumindo o legado. Harry acabou internado e recuperando-se, só voltando a ser o Duende anos depois, atacando Parker com tudo, realizando jogos mentais com o herói que até superavam os de seu pai. Acabou morrendo intoxicado pela nova fórmula de Duende que tinha tomado, mas seu último ato foi salvar o Aranha e dizer que fez isso porque ele era seu melhor amigo. Cena que, na minha modesta opinião, é uma das mais bonitas da história do Aranha. A força dos Osborn na história do Aranha é enorme, tanto que mesmo leitores novos que nunca leram essas histórias sabiam de quem se tratava, o que só aumentava sua importância e motivou seu retorno à vida. No caso de Norman, até achei positivo, ele tornou-se um vilão melhor e hoje nem é inimigo apenas do Aranha, mas de qualquer herói Marvel, mas o Harry voltar achei desnecessário e apenas tira o impacto de uma cena emocional muito bonita.

09 – Elektra

Finados

Elektra Natchios era namorada de Matt Murdock na faculdade, mas afastou-se dele e de tudo quando seu pai foi assassinado. Retornou anos depois, como uma ninja assassina que tinha sido aluna de Stick, assim como Matt, e agora era renegada do Tentáculo. Desaprovando a vida de assassina de aluguel de sua ex, Matt entrou em conflito com Elektra algumas vezes, mas os antigos sentimentos ainda eram fortes e a relação de amor e ódio entre eles durou muito, com alianças entre eles contra o Tentáculo ou conflitos, já que Wilson Fisk fez de Elektra sua principal assassina. Isso foi o que causou sua morte, pois o Mercenário fugiu da prisão e não gostou nada de ver seu antigo posto ocupado, decidindo que a melhor forma de recuperá-lo era eliminando a atual ocupante do cargo. A luta entre Mercenário e Elektra foi uma das mais selvagens já vistas nas HQs, culminando com a cena clássica do vilão empalando a ninja com sua própria adaga sai. Ela se arrastou até o apartamento de Matt, morrendo em seus braços. O impacto dessa morte foi muito grande, fazendo o Demolidor entrar em combate com o Mercenário, aleijando-o e tornando possível o esqueleto de adamantium do vilão (que, acredito, foi esquecido pela maioria), além de ser quase um divisor de águas do herói cego. Claro que a ninja retornou graças à um ritual do Tentáculo, mas até hoje essa história é lembrada, como visto recentemente em Terra das Sombras. O Mercenário agradece esse retorno da ninja, pois diz que é uma oportunidade única de matá-la novamente.

08 - Capitão América

Finados

Steve Rogers tinha se entregado às autoridades depois dos eventos da Guerra Civil e nas escadarias do tribunal ele encontrou seu fim, vitimado por um disparo à queima-roupa. Tudo obra de uma conspiração arquitetada pelo Caveira Vermelha, o maior inimigo do herói, que chegou ao cúmulo de usar a própria namorada de Steve, a agente Sharon Carter, como atiradora. Tudo graças às manipulações mentais de um de seus aliados, o Dr.Faustus. Hoje sabemos que a arma, na verdade, desalojou Steve no tempo (?), para que o Caveira pudesse possuir o corpo do herói, mas a própria Sharon estragou a máquina e o supersoldado ficou perdido em sua própria mente no passado, revivendo vários momentos clássicos com o objetivo de nos distrair de uma história ruim e mal contada. Pois é, quando o personagem morreu, todos esperavam seu retorno (como é de praxe), mas acho que ninguém esperava algo assim (bem, falo por mim, pelo menos). De qualquer forma, a morte de Steve merece figurar aqui, principalmente, por seu impacto no mundo real, já que mesmo os especialistas em fugir de spoilers só conseguiram escapar desse se foram para as montanhas, pois foi até matéria do Jornal da Globo. O impacto nas histórias nem precisa ser dito, pois teve gente afetada diretamente, como todo o excelente processo de Bucky tornando-se o novo Capitão, além de lugares onde o herói era, ao menos, mencionado como grande exemplo.

07 – Pássaro Trovejante

Finados

Finalmente alguém que ainda está morto. Ok, sei que ele retornou em Necrosha, mas era apenas como um zumbi e ele já se foi novamente (acho...). Bem, John Proudstar era um apache orgulhoso e membro da 2ª geração de X-Men, sendo recrutado para salvar a equipe original em Krakoa e permanecendo com a equipe. O Pássaro Trovejante começou a sentir-se deslocado já nos treinamentos, percebendo que tudo que ele poderia fazer Wolverine podia fazer melhor, iniciando uma espécie de competição com o baixinho. Isso acabou não durando muito, pois o Conde Nefária tinha dominado o sistema de defesa e ameaçava todo o país e detê-lo foi a primeira missão dos novos X-Men, onde o herói apache encontrou seu fim. Determinado a impedir a fuga do vilão e a provar seu valor, o Pássaro Trovejante destrói o avião de fuga de Nefária, morrendo na explosão. Foi o primeiro herói mutante a morrer realmente nos X-Men, mostrando que as coisas dali em diante seriam um pouco mais sérias do que os tempos inocentes da equipe original e ainda gerou um novo vilão, o segundo Pássaro Trovejante, que era seu irmão mais novo, James Proudstar, que culpava Charles Xavier pela morte de John e queria vingança. Hoje James está do lado dos heróis, fazendo o possível para honrar o legado de seu irmão.

06 – Sentinela

Finados

Esse se eu fosse postar todas as mortes, teria um pequeno problema pela quantidade de imagens necessárias. Com o risco de esquecer alguma morte, o Sentinela foi destroçado por Morgana Le Fey, levou um tiro na cabeça da própria esposa e foi desintegrado pelo Homem Molecular. Isso tudo, porque Robert Reynolds revelou-se mais poderoso ainda do que se pensava, podendo manipular também as próprias moléculas e possuindo quase o poder de voltar dos mortos. Durante o Reinado Sombrio o pobre herói de mente frágil foi manipulado tanto por Osborn que sua persona de Vácuo acabou totalmente sem controle e Robert acabou morto e arremessado no sol. Mas será possível matar um homem com o poder de ressuscitar?

05 – Kraven

Finados

Sergei Kravinoff era o maior caçador do planeta, mas ainda havia uma fera que ele precisava caçar: o Homem-Aranha. Assim ele dedicou-se, com o nome de Kraven, o caçador, a vencer essa fera. Ok, nem preciso dizer que essa motivação é estúpida demais e o vilão sempre foi um dos mais ridículos da galeria do herói, se não o mais. Porém, sua derradeira história foi uma das melhores do cabeça de teia e quase redimiu por completo o vilão. Em uma história sinistra, Kraven decide que a única forma de vencer sua fera era matá-la sem muitos rodeios e tomar seu lugar. Assim, quando o Aranha se vê preso por uma rede do caçador, tudo indicava mais uma luta e o papo de "vencer com as próprias mãos", mas Kraven surpreende e mata o herói com uma arma de fogo. Com o Aranha devidamente enterrado, Kraven veste seu uniforme e sai por Nova York, fazendo justiça ao seu modo, já que chega a matar um criminoso, durante umas duas semanas. Nesse momento, o Aranha desperta em seu túmulo, descobre-se enterrado vivo (a bala tinha um tranquilizante) e tenta sair dessa situação, em meio à pesadelos e alucinações sem fim. Quando consegue sair, confronta Kraven, que não quer lutar mais, pois provou que poderia matar o Aranha e tornar-se uma versão melhor do herói, deixando-o vivo só para poder mostrar isso. O caçador solta o vilão canibal Ratus, obrigando o Aranha sair para detê-lo. Sozinho, com seu maior desafio superado, Kraven deixa provas da inocência do herói pelos crimes que cometeu com seu uniforme e se mata com um tiro.

04 - Jean Grey

Finados

A última morte de Jean Grey foi essa, nas mãos de Xorgneto e, apesar de um quase retorno, está morta até o presente momento. No entanto, sua morte mais famosa é a que está no detalhe, quando ativou um canhão na Área azul da Lua e destruiu a si mesma, visando não perder o controle sobre seu lado negro. Nessa primeira morte, Jean tinha transformado-se na Fênix e, sem controle sobre tanto poder, virou a Fênix Negra. Com o poder e seu lado negro novamente sob controle, acabou envolvendo-se, junto com os X-Men, em um duelo contra a Guarda Imperial dos S'hiars, que queria eliminar a Fênix. Durante o conflito, a heroína despediu-se de seu amado Ciclope e deu fim à própria vida. Anos depois, os Vingadores e o Quarteto Fantástico encontraram a verdadeira Jean no fundo do mar, revelando-se que a Jean que morreu era uma entidade cósmica que assumiu a forma da mutante de maneira tão perfeita que nem um telepata treinado poderia diferenciar uma da outra, passando ela própria a acreditar que era verdadeira. Bem, Jean viveu entre nós até a fase de Grant Morrison, onde passou a manifestar poderes da Fênix, que agora habitava seu corpo. Morta por Xorgneto, ressurgiu em um futuro devastado e para impedi-lo, ela garantiu que Scott Summers ficasse com Emma Frost e continuasse nos X-Men. Apesar da fama de ressuscitar muito, um tanto exagerada até, a personagem ainda permanece morta.

03 – Gwen Stacy

Finados

Gwen Stacy foi o primeiro grande amor da vida de Peter Parker e, se o rumo tivesse sido outro, talvez fosse ela que tivesse feito pacto com Mefisto e desfeito o próprio casamento. Ironias à parte, Gwen foi mesmo uma das namoradas mais amadas dos quadrinhos e, por isso, sua morte já é marcante justamente pela ousadia. Visando atingir seu maior inimigo, o Duende Verde sequestra a jovem e a leva até a Ponte do Brooklyn, arremessando-a de lá durante a luta. O Aranha ainda consegue segurá-la pelo pé, mas o chicote feito pela coluna dela parte seu pescoço, matando-a. Duplamente chocante, pois não só mataram a amada do herói, como fizeram ele falhar em salvá-la e ainda ser "responsável indireto" por essa morte. A importância da morte de Gwen é tamanha que muitos que estão lendo esse texto conhecem a personagem, mas nunca leram nenhuma história com ela. Gwen ainda é presente em nossas memórias o bastante para arriscarem lançar um novo filme com ela no papel feminino principal, mesmo a personagem não existindo nas HQs há mais de três décadas. Claro, estou aqui ignorando clones e retcons sórdidos, para o bem do bom gosto.

02 - Ben Parker

Finados

Ser um exemplo de herói é até comum na Marvel, mas e ser um exemplo para um herói? Esse é Ben Parker, um homem tão comum como qualquer outro, mas que ensinou ao seu sobrinho Peter importantes valores, dentre os quais que "grandes poderes trazem grandes responsabilidades". Ao ganhar seus poderes, Peter ficou mais empolgado com a possibilidade de fama e fortuna, esquecendo a responsabilidade desses poderes, deixando escapar um ladrão que mais tarde veio a assassinar seu tio Ben. Nascia aí, de fato, o herói Homem-Aranha que, por mais irreverente que seja, sempre carrega em si a culpa pelo que ocorreu ao seu tio e o peso da responsabilidade que Ben lhe ensinou. Reed Richards já reconheceu o quanto o Aranha é responsável, Steve Rogers o convidou para os Novos Vingadores por isso e Tony Stark já citou o lema "grandes poderes, grandes responsabilidades". É ou não é um baita legado heroico que Ben Parker deixou?

01 – Capitão Marvel

Finados

Heróis e vilões de quadrinhos costumam morrer das mais variadas formas, baleados, desintegrados por raios, empalados e desaparecendo em explosões. Mas quantos podemos dizer que foram vitimados por uma doença real, que atinge milhares de pessoas, direta ou indiretamente, todos os dias? O Capitão Marvel é um desses, um herói que abandonou seu próprio povo, os Krees, para tornar-se o protetor da Terra, o mundo que adotou como lar, e justamente ao proteger inocentes ele perdeu sua vida. Ao enfrentar o vilão Nitro, inalou uma quantidade de gás de um vazamento e isso acabou resultando em um câncer fatal. A grande batalha final de Mar-Vell foi contra um inimigo terrível, uma doença que ele não teve como derrotar. Pereceu em uma Graphic Novel emocionante, cercado por amigos, deixando um questionamento para os leitores: será que os heróis não perdem tempo demais com vilões, com tantos problemas, como a cura do câncer, esperando para serem solucionados? E será que a humanidade não perde tempo demais na guerra e de menos em pesquisas importantes? Reflexões que a morte desse herói deixou e, por isso, o primeiro lugar é com louvor. Durante a Invasão Secreta ele voltou a vida através de uma viagem no tempo, mas felizmente tudo se revelou um engodo skrull e o herói continua descansando em paz.


Assim termina essa lista que, confesso, foi uma das que mais gostei de fazer, pois senti uma grande nostalgia, lembrando de histórias que não releio há anos. Ainda ficaram algumas mortes de fora que gostaria de ter colocado, como a de Thanos, mas tenho certeza que serei perdoado por ele, já que coloquei a amada dele na imagem principal do post.

E para vocês, quais são as mortes bacanas e marcantes nas HQs Marvel?


Eddie

comments powered by Disqus