domingo, 13 de novembro de 2011

Direto da FIQ 2011 – Sábado

Photobucket


Segundo dia da Marvel616 na FIQ e desta vez estivemos durante todo o dia no evento, numa parceria com o site Aracnofã, na pessoa do Erick Vinicius. Foi uma ótima oportunidade de conhecer novos trabalhos, completar alguns autógrafos de livros pendentes, conhecer pessoalmente muitos amigos e, claro, assistir as ótimas palestras acontecendo no dia.

FIQ
Evento por cima

Ao chegar na Serraria Souza Pinto, mais cedo, foi um ótima oportunidade de passear pelos estandes e comprar alguns trabalhos fora do ambiente mainstream que estamos acostumados como foi o caso de Bety Potiguara e seu Cárcara e os Notáveis, Vitor Caffagi lançando as Tirinhas do Valente e Duo.Tone e Gustavo Duarte, com seus célebres Taxi e Birds (Excelentes peças que recomendo).

FIQ
Duarte assinando no estande dos 10 pãezinhos

Aproveitando que o Mateus Santolouco e o Eduardo Medeiros estavam no evento, levei meu Mondo Urbano já autografado pelo Albuquerque para ter a assinatura dos três juntos. Os gêmeos Bá e Moon estavam mais uma vez marcando presença no estande 10 paezinhos e pedi autógrafos na sua intitulada Ateliê. Infelizmente, todas as edições de Casanova já haviam esgotado, mas fiquemos na esperança de já ter esse material saindo por aqui em 2012.


FIQ
Medeiros, Mondo Urbano agora completo

Ainda pela manhã, voltei a encontrar Adriana Melo (Miss Marvel) e Erica Awano (Holy Avengers) na sessão de autógrafos. Nessa hora, o Erick já estava por lá com seu presente para a desenhista brasileira, uma de suas Comic Box personalizadas. Aproveitamos para também ganhar autógrafos (o meu primeiro da Dri) e bater uma foto para registrar o evento.

FIQ
Adriana e Erica, após a tarde de autógrafos

Pouco tempo depois, topei finalmente com Daniel HDR, desenhista gaúcho que há muito tempo já conversamos pela internet, mas acabamos nos desencontrando em minha ida ao Rio Grande do Sul em 2010. Desta vez, nos conhecemos no FIQ e já garanti um print bem especial autografado e um desenho do Capitão América em seu sketchbook. Gente finíssima.

FIQ
Daniel e sua arte

Depois do almoço, foi a vez de se preparar para a grande palestra do dia com Bill Sienkiewcz. Mediada por Sidney Gusman, toda a carreira do desenhista foi revisitada, enaltecendo suas passagens no início da Marvel com Novos Mutantes e Elektra Assassina, passando em seguida para a edição de Sandman com Neil Gaiman e seu trabalho interrompido com Alan Moore, Big Numbers. Falou-se sobre suas referências estrangeiras, como decidiu mudar seu estilo de desenhar logo no começo de sua carreira e diferença de se trabalhar com Miller e Moore. Elogiou bastante os trabalhos que viu na FIQ, reforçando que vê ali no nosso cenário nacional uma coisa mais orgânica, feita com paixão e estimulou que continuemos com isso. Por fim, terminou com uma interessante notícia de que ele está envolvido na edição Daredevil: End of Days, com Bendis.

FIQ
Sienkiewicz na FIQ

Encerrada a palestra, eu pensei que só voltaria a encontrar o desenhista no dia seguinte para autógrafos, mas eis minha surpresa quando me deparo com o Sienkiewicz em pessoa na nossa frente na sala de imprensa. Eu e o Erick não poderíamos perder essa oportunidade única para conversar com o artista, tirar um foto e autografar meu exemplar de Elektra Assassina. Pra mim, todas as despesas do evento já se pagaram ali.

FIQ
Elektra Assassina devidamente assinada. Esperando minha foto com o Mestre tirada pelo Erick

Terminado esse momento único, corremos para a palestra da DC Comics, penúltima do dia e também uma das mais esperadas. E tenho que confessar aqui que foi um show surpreendente a parte. O diretor de relações da DC Larry Ganem anunciou com muito humor os novos 52 títulos do relaunch da DC, destacando principalmente aqueles que tinham artistas brasileiros envolvidos. Ivan Reis e Joe Prado estavam presentes, falando da história particular do Aquaman, que originalmente não estava entre os 52, mas graças a eles acabaram entrando nesta. Eddy Barrows era o terceiro desenhista na mesa, mostrando seu trabalho com o novo Asa Noturna, mas muitos outros desenhistas e coloristas estavam na platéia como Ig Guara, Rod Reis e Maiolo. Com muita animação, passaram-se para as perguntas e todos autores dela eram presenteados com títulos originais da DC dados pelo diretor. E no final de tudo, todo mundo saiu presenteado com broches dos personagens da DC. Ninguém pode dizer que saiu descontente daquela palestra. Estava lotada e foi um verdadeiro sucesso.

FIQ
O Painel Lotado e agitado da DC regido pelo Larry Ganem

Na última apresentação, tivemos o painel da Córeia do Sul com Park Sang Sun, Chon Kye-Young e Komacon, que estavam sendo homenageados no evento. Já a equipe da DC se encaminhou para uma sessão de autografados, onde no final dela consegui finalmente encontrar Eddy Barrows pessoalmente e conhecer Joe Prado.

FIQ
A Palestra Sul-Coreana pra encerrar a noite

Além de tudo isso, bem perto do horário do evento se encerrar por aquela noite, tivemos um extenso papo com o pessoal do Multiverso DC (que já estamos programando boas coisas por aí) e o pessoal do Pipoca e Nanquim.

O último dia de FIQ é amanhã, que promete ser muito mais interessante para a gente, já que teremos o pessoal da Marvel em peso numa palestra e tarde de autógrafos. E estou falando de Will Conrad, Mike Deodato, C.B. Cebulski, Kelly Sue e Matt Fraction. A coisa promete!

Até lá

Coveiro

PS: Situação muito divertida hoje! Algumas pessoas me encontraram, mas um amigo do Felipe do Multiverso DC me aparece com a hilária história de que alguém o abordou perguntando se era o Coveiro devido a sua camisa dos heróis Marvel. Bom, quem me procurou e não achou ainda, amanhã estarei marcando presença mais uma vez, camisa preta do site, a partir das 14hs, meio que infiltrado na sessão de autógrafos do Will e Deodato e lá pelas 18:00 no painel Marvel. É só aparecer e chamar pelo apelido! :P

PS2: Confira clicando aqui como foi a FIQ de 2008, prestigiada por nosso colaboradr Fabrício.

comments powered by Disqus