sábado, 12 de novembro de 2011

Direto da FIQ 2011 – Sexta Feira

Photobucket

Estreando pela primeira vez no FIQ, o site Marvel616 resolveu fazer desta vez uma cobertura de cada um dos três últimos dias do evento que está rolando desde 9 de Novembro em Belo Horizonte. Eu, o Coveiro, sorteado (Ahãm) dentre os editores para viajar para cá, vou estar passando para vocês todo final de noite uma geral de tudo que ocorreu até então, dividindo impressões e algumas fotos. Estamos juntos nessa?

FIQ2011

O evento está desde a quarta-feira rolando, com um ar bem diferente do que estamos acostumados a ver na Fest Comix de São Paulo, cercados de stands de autores nacionais e com belas exposições que nos saltam aos olhos assim que entramos na Serraria Souza Pinto. Dentre elas temos a exposição Maurício de Souza, grande homenageado no evento que esteve por lá na Quarta-Feira, quadrinhos coreanos das artistas Park Sang Sun e Chon Kye Young, e de outros convidados presentes que certamente voltaremos a falar nos próximos dias.

FIQ2011FIQ2011

Acabei chegando nesta Sexta-Feira, bem no final da tarde, e perdendo boa parte de muita coisa boa que rolou nesses dias, como a palestra dos gêmeos Bá e Moon e do Maurício de Souza, sabendo com certo atraso dos grandes nomes anunciados para produzir as Graphic Novels do MSP (E se você não soube em outro lugar, resumidamente teremos o Astronauta por Danilo Beyruth, Chico Bento por Gustavo Duarte, Piteco pelo paraíbano Shiko e a Turma da Mônica pelos irmãos Caffagi). Isso sem falar nas sessões de autógrafos que ocorrem initerruptamente nos stands particulares e na praça batizada com o nome do falecido quadrinista Sérgio Bonelli.

Contudo, assim que pisei no lugar, consegui entrar a tempo na palestra sobre produção de Graphic Novels com Rafael Grampá, Rafael Coutinho e Vitor Caffagi. Falaram de como foi a primeira vez que tiveram contato com elas e opiniões particulares sobre esse tipo de material. Os dois mais veteranos dividiram suas experiências de como foi produzir suas próprias Graphic Novels. Já Vitor está tendo sua primeira experiência agora, no estúdio MSP juntamente com sua irmão Lu Caffagi, e adiantou um pouco de como enxerga esse seu trabalho.

FIQ2011

Num segundo momento, na mesma Arena, encerrou a noite a palestra da Lady’s Comics, promovido pelo blog comunitário do mesmo nome com Mariamma Fonseca, Lu Cafaggi e Samanta Coan. Foram convidadas aqui Erica Awano (Desenhista de Holy Avenger), Chiquinha (Uma patada com carinho), Cris Peter (Colorista de Casanova) e a nossa grande amiga Adriana Melo, que foi ótimo rever. A palestra por si só prometia ser divertidíssima e não falhou nisso. Abordando começo da carreira, mercado nacional e a visão que é dada a mulher nos quadrinhos, cada uma das profissionais deu seu parecer, sempre arrancando sorrisos da platéia com uma ou outra respostas mais peculiar.

FIQ2011

Por fim, chegando mais perto do final do evento, ainda consegui me deparar com Jill Thompson (Sandman, Scary Godmother) e Bill Sienkiewicz (Elektra Assassina) numa mesa, realizando alguns sketchs para seus fãs. Não tive chance de pedir para pedir o meu, mas consegui o feito de bater uma foto deles.

FIQ2011

Bom, por hoje, foi o que deu. Amanhã, vai ser um dia mais longo. Vou aproveitar para estar bem mais cedo para olhar com muito mais calma cada stand, descobrir algumas boas coisas e fazer também minhas compras. Aguardem por mais, já que vou poder contar com apoio neste dia também (Não é, Erick?)
Até já

Coveiro (direto de BH)

comments powered by Disqus