sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Extraordinários X-Men: Visitas indesejadas

Não é fácil ser mutante no Universo Marvel pós-Guerras Secretas. Névoas terrígenas causam doenças e mortes nessa espécie, a intolerância a eles continua forte como sempre, e mesmo quem diz querer ajudar faz isso de forma um tanto... questionável. Pior que isso, só se o último refúgio fosse invadido - mas os Extraordinários X-Men já têm muita experiência para saber que, não importa o quanto as coisas estejam ruins, sempre dá pra piorar.



Como visto na primeira edição dessa nova série, os irmãos Colossus e Magia estavam atrás de seu amigo Noturno - mas, ao visitarem seu apartamento em Amsterdã, encontraram apenas a cauda de Kurt. A investigação os levou até os túneis dos esgotos de Nova York, onde descobriram que os Carrascos estão de volta (Magneto pode ter matado os clones da formação original, mas outros mutantes se juntaram ao grupo). No combate, acabaram sendo derrotados e levados a seu líder, o Sr. Sinistro.

Vocês devem lembrar que os X-Men agora estão morando no Limbo e levando todos os mutantes que conseguem encontrar para se proteger das névoas terrígenas lá, certo? Pois bem, eles descobriram da pior forma o que acontece quando Illyana, a atual regente do Limbo, é nocauteada: seu controle sobre essa dimensão acaba, abrindo as portas para os demônios do lado de fora atacarem. E como Magia é a teleportadora da equipe, eles nem têm como fugir...



Antes disso, o Velho Logan recusou o convite para se juntar aos X-Men, o que significa que os refugiados do Limbo só podem contar com Tempestade, Homem de Gelo e os alunos mutantes para protegê-los. Mas esse "novo mundo" ainda guarda muitas surpresas para o canadense, uma das maiores delas acontecendo ao encontrar Jean Grey.

Voltando um pouco no tempo, Jean tinha decidido levar uma vida comum, longe dos X-Men. Mas ela acabou descobrindo que não adianta fingir que as diferenças não existem, quando viu um adolescente ser agredido por um pai que não queria que "suas crianças fossem contaminadas por um mutante". Mesmo que só mutantes possam contrair a varíola X, a ruiva só conseguiu salvar o rapaz usando seus poderes e revelando que é mutante. Com isso, o paquera de Jean a abandonou por não querer andar com mutantes, e ironicamente o jovem resgatado por ela revelou ser um inumano... que também não quer andar com mutantes.

Essa cena, de certa forma, funciona como uma ótima resposta para quem acha que "não faz sentido ter um dia da consciência negra" ou que "a parada gay não traz nenhuma mensagem": infelizmente, minorias são constantemente discriminadas e expostas a todo tipo de violência; não é dando as costas para essa realidade que a intolerância vai deixar de existir.



De volta ao encontro de Jean e Logan, os dois se estranham, ele estando bem mais velho do que ela lembrava, ela estando bem mais jovem do que nas memórias do passado dele (lembrando que ela veio do passado e ele, de um possível futuro). Seja como for, Jean consegue convencê-lo a parar de fugir de sua realidade e de seus medos para ajudar os X-Men. Assim, com a ajuda de um dispositivo que Forge instalou em Cérebra, os dois conseguem chegar no Limbo bem a tempo de ajudar na luta contra os demônios.

Após garantir que todos estão em segurança e com Forge criando um campo de força tecnológico, coube ao grupo descobrir por que as defesas de Illyana caíram, em primeiro lugar. O grupo acabou encontrando ela, Noturno e Colossus presos no esconderijo do Senhor Sinistro, que afirmou estar trabalhando "pelo bem dos mutantes". O problema era a forma como ele estava fazendo isso: experimentando misturar genes inumanos aos corpos de suas cobaias e expondo-as às névoas para verificar se elas haviam se tornado resistentes. Desnecessário dizer que todas morreram, né?

Mas antes que os X-Men pudessem atacá-lo, Essex chamou o que considera "sua obra-prima": uma monstruosidade irracional criada a partir de genes do falecido Ciclope e de inumanos. Após ter certeza que a criatura não era o verdadeiro Scott e nem mesmo podia ser considerada realmente uma pessoa, os X-Men destruíram-na e Magia decapitou Sinistro (não que isso seja muita garantia de morte quando falamos do Sinistro, claro).



A história termina com Tempestade aproveitando a aglomeração de pessoas e jornalistas que vieram para garantir que os humanos não precisam se preocupar com a varíola X, pois ela só afeta mutantes, e que nem todos os mutantes são uma ameaça como Ciclope (por seja lá o que ele tenha feito e o roteirista ainda não quis revelar). Porém, ela reforçou que embora os X-Men não sejam inimigos dos humanos e inumanos, eles não tolerarão ameaças aos mutantes.

De volta ao Limbo, Jean acalmou os medos de Logan lembrando-o de que, em seu futuro em que ele assassinou os X-Men, ela nunca viajou do passado para o presente, mostrando que todos aqueles eventos podem nunca acontecer nessa realidade. Isso animou o velho carcaju; ele só lamenta que o Scott adolescente também esteja nesse presente...

O primeiro arco dessa série, publicado nas edições 2 a 5 de X-Men, foi escrito por Jeff Lemire, que mandou muito bem na já mencionada metáfora sobre o discurso das minorias fingirem que não são minorias. Fora essa cena, porém, a narrativa não empolgou muito, em boa parte por conta da arte irregular de Humberto Ramos. Será que haverá uma melhora nas histórias seguintes? Tomara que sim.

comments powered by Disqus