terça-feira, 21 de novembro de 2017

Homem-Formiga: Filha de Formiga...Ferroada é

Diz o ditado que filho de peixe, peixinho é. Então, devemos aplicar o mesmo silogismo para o Homem-Formiga, só que ele é uma Ferroada. Cassie está em apuros agora, e tudo porque tomou péssimas decisões que nem seu pai, Scott Lang. Decidida a ter poderes mais uma vez na vida e de tabela se vingar de Darren Cross por ter roubado seu coração, a garota fez um acordo com o Mercador do Poder. Assim retomou seus poderes de encolhimento, sendo agora não a Estatura mas sim a Ferroada (como no MC2). Só que ao tentar se infiltrar nas Indústrias Cross a menina é descoberta e cabe ao seu pai salvá-la.



Para essa missão de resgate, Scott precisava de um plano mirabolante pra tal reunião as pessoas certas para uma missão impossível de resgate. Era como aquele filme Onze Homens e um Segredo, só que com vilões de quinta categoria. E o seu discípulo totalmente inexperiente, Raz Malhotra, o novo Gigante. E também sua ex-namorada, Darla Deering, que já foi a Miss Coisa e hoje é um rolo complicado. É o time que ele tem, não os melhores, mas os que ele pode contar.

Já de cara, quando estão tentando organizar os planos as coisas não parecem muito certas. Darla e a Besouro na mesma sala, duas mulheres com quem Scott terminou o relacionamento da pior maneira possível não se bicam. Tufão, Mágico, Sequestrador e Voz são um zero a esquerda e tem a única intenção ali de ganhar algo roubando o lugar com aquela invasão. Já o Urso e Mecanus são os ex-vilões e atuais funcionários mais inconfiáveis que Lang poderia contratar. Mas sendo reconhecido como um Mestre dos Roubos (sem mestrado), o Homem-Formiga apostaria que o plano ainda podia funcionar.



A Besouro entrou pela frente como uma cliente em potencial. Mágico e Tufão por trás como entregadores de uma transportadora. Darla e Gigante como inspeção surpresa do lugar. E Voz e Urso se disfarçaram como novos guardas (apesar de todos manterem os uniformes). Mecanus supervisionava tudo de longe enquanto que um Lang em miniatura se infiltrava pelos corredores até achar sua filha. O diminuto herói acabou topando com a filha no momento em que ela ia ser capturada por um bolsão de energia lançado por Fogo Cruzado e decidiu deixar se jogar na frente do disparo para ser preso no lugar.

A maioria dos vilões estava já na van com um monte de mercadorias roubadas (algumas sem valor algum, diga-se de passagem) quando a Cassie chegou com a notícia de que Lang foi capturado. Como não foram contratados para serem heróis, parte do grupo partiu dali com os lucros do dia que conseguiram. E isso inclui a Besouro, que mesmo gostando de Scott não queria colocar seu pescoço em risco. Sobrou pro Urso, Mecanus, Miss Coisa, Gigante e a Ferroada entrarem nada na surdina pra arregaçar o lugar e salvar Lang.

Da van, Mecanus orientou o grupo a pegar um canhão desestabilizador de campos gama dentro do próprio lugar que poderia libertar Scott. Cassie conseguiu pegar o artefato e libertar o pai antes que ele morresse numa mesa de ping-pong. Daí, segue uma cena de ação daquelas entre nossos heróis e a família Cross na sala de jogos da empresa. A briga teve consequências graves pra ambos os lados. Augustine, o filho de Darren Cross, foi atingido pelo fogo amigo do tio, Fogo Cruzado. Já Scott e Cassie não conseguiram sair a tempo do lugar e foram cercados pela polícia.




Pra aliviar o lado da filha, Scott precisava recontar toda aquela história confusa. Assim, tirou todos os terceiros da jogada que poderiam ser prejudicados e inventou a história de que foi ele quem fez a filha voltar a ter poderes e a estimulou a virar sua capanga de crime, a Ferroada, decidindo sozinho invadir as Indústrias Cross. E foi assim que ele acabou na prisão, que é de onde ele fez toda a narrativa desde o começo desta história até agora. Ele poderia ter sido levado para qualquer prisão de super-seres, mas acabou sendo tratado como um comum. Maria Hill forneceu as autoridades de Miami pílulas que bloqueavam temporariamente os efeitos das partículas Pym e ele só esperava seu julgamento.

Enquanto isso, Ferroada não parecia nada satisfeita com a situação do pai. A primeira coisa que fez foi se redimir atacando o Mercador do Poder e tirando seu inescrupuloso app Capanga do ar. Durante as visitas da prisão, Lang também recebia visita e apoio dos Colegas, com direito ao Mecanus ainda hackear o lugar para aumentar seu fundo penitenciário. Darla admitiu ter enganado Scott esse tempo todo e revelou o esquema do reality show que gravava em segredo durante todo esse tempo. E por fim, uma das últimas amigas e ex-companheira de equipe do Homem-Formiga se ofereceu para ajuda-lo em sua defesa - Jennifer Walters, a Mulher-Hulk.



O julgamento aconteceu na penúltima edição deste volume. De um lado, Jennifer Walters com todo seu histórico de livrar super-heróis de situações enrascadas feito essa. Do outro, para surpresa de Lang, a promotoria de Defesa ficaria a cargo de Janice Lincoln, que é a identidade secreta da Besouro. Ainda um tanto mordida por ter sido enganada por Lang, a moça não pegaria leve com o ex.

Enquanto o julgamento rolava, Darren Cross tentava de tudo para reverter a situação do seu filho, em coma desde que levou um tiro no rosto. Mandou trazer a força o Cabeça de Ovo, um gênio do crime que poderia pensar num jeito de reverter a saúde do rapaz. E para tal, Cross ofereceu os segredos do laboratório secreto do Hank Pym (lembra que ele estava no antigo capacete do Homem-Formiga que foi dado para Lang). Assim, os dois juntos com o Fogo Cruzado invadiram um complexo da SHIELD e encolheram para ter acesso ao tal capacete. E lá encontraram um protótipo totalmente moderno de armadura do Jaqueta Amarela ainda inacabado (sim, bem igual a do filme). Essa cena é legal por ter também uns easter eggs das primeiras histórias do Homem-Formiga nos anos 60.



Já no Julgamento, por mais que a Jen se esforçasse, a promotoria sempre conseguia deixar as coisas piores. A Besouro conhecia bem demais os podres do ex para deixa-lo enrascado e com isso adquiriu uma certa vantagem para chantageá-lo. Janice queria também ter acesso a partículas Pym e iria facilitar a soltura de Lang no momento que ele entregasse para o que ela queria. Para tal, a promotora pediu acesso a presença do capacete como prova no julgamento. Sim, era o mesmo capacete onde estavam Darren Cross, Cabeça e Ovo e Fogo Cruzado miniaturizados. E agora, os três vilões apareceram do nada no julgamento querendo sua vingança contra o Homem-Formiga.

Enquanto isso, Cassie acabou confessando a verdadeira história para sua mãe. Peggy, por mais que não gostasse do ex-marido não poderia deixar ele ser incriminado indevidamente. Levou a filha para a corte e acabou se deparando com um caos causado pelos inimigos do Homem-Formiga. Darla, Mulher-Hulk, Urso e Mecanus já se estavam na briga pra proteger Scott, e Cassie resolveu vestir mais uma vez o uniforme da Ferroada para ajudar. Foi a garota que acabou se infiltrando na armadura do Jaqueta Amarela que Darren usava e jogou uma das pílulas inibidoras de partículas pym para derrotar o inimigo. Sem elas, a armadura do Jaqueta acabou sem energia e todos foram derrotados.



O Juiz decidiu continuar o julgamento minutos depois. E como Janice acabou não conseguindo o que queria, estava pronta para ferrar com Lang. Ela aproveitou que a ex-mulher estava presente e convocou-a para testemunha. Só que Peggy estava disposta a revelar a verdade ali, acabou desmentindo a história anterior e salvou a pele de Scott. Afirmou que por mais que não gostasse da filha exposta a perigos, ela já foi e era uma heróina por natureza, não muito diferente do pai. Assim, ela a deixaria ser a Ferroada a partir de agora se assim ela quisesse. E foi assim que tudo acabou bem pra o Home-Formiga. Ou quase.

Ele não tinha mais sua empresa de seguranças, mas agora poderia estar finalmente presente e sem restrições no dia a dia de Cassie. Agora, a Ferroada, que começou como "vilã" figuraria na nossa realidade como uma aprendiz de heróina e daqui por diante o Homem-Formiga e Ferroada viveriam grandes aventuras.



Confesso que vou sentir tantas saudades deste título como dos Inimigos Superiores do Homem-Aranha. Apesar de um tanto abaixo na qualidade, ainda assim a narrativa de humor de Nick Spencer (que é seu forte) faz dessa história uma das que me dá vontade de logo ler quando pego o encadernado de Avante Vingadores. Esse arco final inclusive se encontra nas edições 7 a 10 da revista.

Outro ponto que curti aqui foi de alguma maneira o Spencer resgatar a história da Cassie como heróina de novo só que de um jeito diferente. Ao invés de seguir a mesma linha anterior, retomou a premissa dela como potencial Ferroada no MC2 e justificou de uma maneira bacana a parte "vilã" que a personagem acabou tendo no futuro. Por fim, cabe elogiar o artista. Ramon Rosanas tem o desenho leve e bem humorado ideal também pra casar com o tom divertido.

Coveiro

comments powered by Disqus