quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Luke Cage e Punho de Ferro: Fora da Guerra Civil II



Formalmente os Heróis de Aluguel ainda não estão de volta, mas no último volume, Danny Rand e Luke Cage sentiram um gostinho dos velhos tempos a tona. Deixado o problema de lado com velhos vilões pessoais, o que o grupo têm a sua frente é mais um outro problemão daqueles de brigas entre heróis - uma nova Guerra Civil II.

Danny e Luke descobrem tudo pela TV que os primeiros eventos da Guerra Civil II levaram a vida do Máquina de Combate e deixaram a Mulher-Hulk em coma. Ambos tem uma história pessoal ali com ao menos um deles. Luke não se batia com Jim Rhodes, mas obviamente se chateou com a notícia. Já Danny lembrou de um caso breve que teve com a Jen tempos atrás. Quando se desdobram as consequências disso tudo nas páginas que seguem e fica anunciada uma 'GUERRA CIVIL II' entre os heróis, Luke e Danny entram em acordo numa coisa - eles não querem mais se envolver num perrengue de amigo contra amigo.



Paralelo a isso, a dupla tinha novos problemas para resolver. Aparentemente, um grupo de vigilantes estava atacando e desaparecendo vilões de quinta categoria dos arredores. Até pessoas próximas ligadas a esses bandidos estavam em risco. Sendo assim, os que restaram - dentre ele o Demônio do Disco, Dontrell Barata Hamilton, o Lança, além da filha do Galo de Briga e irmão do Big Ben Donavan - foram até Luke e Rand pra contratar os Heróis de Aluguel. A ideia era tanto protegê-los quanto ajudar a buscar os desaparecidos.

Mal entraram em acordo, os tais vigilantes apareceram de supetão detonando tudo para capturar suas próximas vítimas. Foi o estopim pra Luke e Danny aceitarem o serviço. Começaram a trocar alguns sopapos, mas a coisa desandou por completo quando a polícia apareceu. No meio da confusão, acabou que Lança e o Punho de Ferro foram presos. Luke tentou ajudar mas Marta Cardona, a filha do Galo de Briga o arrastou para fora do campo de visão das autoridades.



Com todo o clima da Guerra Civil II rolando, Danny acabou não conseguindo sair da cadeia e ficou na Penitenciária Ryker. Ao agredir, mesmo que sem querer, um policial, a coisa se complicou para ele. Misty Knight foi visitá-lo, mas Danny recusou ajuda ou mesmo a ligar para Luke. Cage não sabia o motivo para isso, mas estava continuando a trabalhar no caso dos parentes dos vilões sumidos. Com a ajuda da esposa Jessica Jones, conseguiu identificar dois deles - Artie Sigmud e Isadore Dudley - caçadores de recompensas e justiceiros.

Já a turma alocada na casa do Cage acabou finalmente conseguindo abrir o tablet usado por um dos caras da milícia e viu que nele estava instalado um aplicativo chamado Agnitus, um tipo de reconhecimento facial rápido que abria a ficha criminal de qualquer um. E pelo que ele indicava, Luke Cage agora também tinha ficha suja (por mais que ele dissesse que esse problema já tinha sido resolvido na sua vida).

Já Rand continuava firme na ideia de se manter na prisão, mesmo com o risco de ser atacado por um antigo desafeto seu ou vilão que acabou na cadeia por sua causa. E não demorou muito pra o primeiro dia no refeitório virar um campo de batalha com lados desiguais. Por conta desses problemas e cada vez mais preocupado com a segurança do seu amigo, Luke Cage chegava a cogitar até mesmo tirar o Danny a força da prisão. E isso acabou caindo no campo de previsões do Inumano Ulysses como um forte possibilidade e imediatamente fez com que Carol Danvers criasse uma equipe de emergência para o caso.



Antes de fazer qualquer besteira, Cage foi até a prisão falar diretamente com Danny e saber porque ele insistia em ficar naquela prisão. Foi então que o Punho de Ferro falou que estava lá porque descobriu que todos os desaparecidos e perseguidos pela milícia estavam lá - O galo de briga, Big Ben Donavan, o irmão do Lança. De algum modo, eles mesmo sendo bandidos ou ex-bandidos foram levados para lá por esses mercenários. E Danny queria continuar lá até entender melhor as motivações desse grupo misterioso.

Ainda sem saber o que fazer, Cage foi então se dedicar a desvendar os mistérios do tal aplicativo que lia a ficha criminal deles. Descobriu que ele tinha travas mágicas que o bloqueavam de desvendar quem foi seu criador e assim foi requisitar a ajuda de outro amigo, o Señor Magico. E enquanto o místico tentava desfazer a trava mágica do aplicativo, outros encarregados de Cage - Barata e o Demônio do Disco - buscavam pistas na rua. Luke também foi procurar outros aliados que pudessem o ajudar e estivesse na mesma situação. Assim, marcou uma conversa com a Soprano e Centurius, ex-criminosos reformados, para pedir ajuda para soltar o Danny.

Mal a conversa dos três teve início e sequer se falou em entrar a força na prisão, e lá estava o grupo da Capitã Marvel pronto para impedir Luke Cage. A equipe era formada por Capitã Marvel, Harpia, Tempestade, Deathlock, Pigmeu e Espectro. Cage ficou indignado. Sendo um ex-criminoso que pagou pena injustamente, ele não suportava a ideia de ser acusado por algo senão pensamentos que sequer ganharam força para serem realizados. E como pede o nome da minissérie, eis que uma pequena Guerra Civil II entre lados toma a parte externa da penitenciária.

Já no interior da Ryker, rolou mais uma confusão entre os presos. Dada hora, a balbúrdia de fora da prisão acabou se misturando com a de dentro.  Cage foi jogado pro telhado da Ryker e acabou fazendo um buraco no teto de um dos pátios. Por sua vez, o Punho de Ferro acabou deixando o interior da penitenciaria pra ajudar os outros do lado de fora. Já alguns dos presos, no meio daquele rolo, decidiram dar uma ajudinha ao bando de Cage e brigando com parte da equipe da Capitã Marvel.



E temos um pequeno interlúdio envolvendo o Barata e o Demônio do Disco. Quando ambos confrontaram os mercenários Artie Sigmud e Isadore Dudley, acabaram sendo ajudados por um misterioso encapuzado com poderes. E ele estava lá pra contratar os dois vilões.Depois, o mesmo encapuzado misterioso foi até a casa de Cage e, depois que o Señor Magico conseguiu desativar as defesas místicas do App, levou o Tablet embora.

Em meio aquela insensatez dos dois lados, foram a Harpia e a Soprano que decidiram parar com a briga e tentar por juízo nos demais. Contudo, já era tarde demais. Naquela confusão, a ala de segurança máxima da Ryker acabou comprometida e libertou os presos mais poderosos e perigosos ali. Os dois lados de heróis tiveram que deixar as diferenças de lado para dar conta da bagunça daqueles vilões. No fim, tudo se resolveu, mas deixou alguns bons machucões de ambos os lados e algumas feridas nas confianças de outrora amigos. Carol acabou ainda mais desacreditada de suas atuais decisões e assim retirou o time de campo para limpar a bagunça. Mas será que as previsões de Ulysses falharam mesmo desta vez?

Essa história segue a mesma linha da anterior feita por David Walker, tem um clima mais independente, com identidade própria de narrativa. Conta com arte de Flaviano e Sanford Greene. Há momentos legais, principalmente aqueles que trazem flashbacks que colocam paralelos das dificuldades de Luke na cadeia anos atrás comparadas as dificuldades de Rand como forasteiro em Kun Lun. Outra coisa bacana da história é como ela acaba em poucos números criando toda uma pequena mitologia urbana nova com os personagens coadjuvantes e vilões de quinta categoria do Poderoso e do Punho de Ferro.



Já a última história desse encadernado traz a edição anual que foi um especial de Natal. Com participação de Jessica Jones e seu bebê, Luke Cage e Danny Rand vão até uma loja de brinquedos com a pequena Danielle buscar a nova mania da garotada - Schnuckies. O que eles não esperavam é que essas criaturinhas esquisitas colecionáveis na verdade fosse parte do plano de dominação de um demônio chamado Krampus. Para lidar com aquela ameaça, os heróis e seus filhos contaram ainda com a ajuda de Damian Hellstrom e do Santa Claus para expurgar a criatura deste plano.

Coveiro

comments powered by Disqus