terça-feira, 28 de novembro de 2017

Guardiões da Galáxia: Procurados


Peter Quill era o presidente de Spartax, mas foi apeado do cargo depois da devastação que Hala causou no planeta. Ele e seus demais companheiros de equipe, os Guardiões da Galáxia, foram responsabilizados por tudo que aconteceu e agora estão em fuga pelo universo.

Agora, a equipe se encontra dividida para realizar uma audaciosa missão de resgate em Xalda-Volta, um planeta prisão da Irmandade dos Badoons, que será narrada por Brian Michael Bendis e desenhada por Valerio Schiti no arco "Procurados", publicado originalmente em Guardians of the Galaxy #6 a #10 e aqui em Guardiôes da Galáxia #6 a #10 pela Panini.

Peter e Kitty Pryde percebem que o planeta aonde se encontram é também um enorme campo de concentração de raças alienígenas, o que deixa Kitty particularmente abalada. A mutante derruba uma nave de transporte graças a seus poderes intangíveis e Peter tenta descobrir aonde se encontram os prisioneiros de "alta periculosidade". Antes de conseguir descobrir alguma coisa, ele é derrubado e atirado em uma arena de combate localizada em Moord, o mundo natal da Irmandade.



Em outra parte do planeta prisão, Rocky Racum e Ben Grimm, o Coisa, descobrem que os Badoons estão sequestrando várias pessoas de outros planetas, que são obrigadas a trabalhar para eles. Depois de um combate feroz contra uma tropa de Badoons, Ben se envolve com uma das prisioneiras, que está visivelmente interessada nele. Ela está acompanhada de um menino, que consegue traduzir para o membro do Quarteto Fantástico a realidade de suas intenções. 

Bastante desconcertado, Ben afirma que vão tirar todos dali, apesar desta não ser sua missão original. Em seguida, Rocky chega com uma nave de transporte e embarca todos os prisioneiros que encontraram. No interior da nave, Rocky e Ben tomam conhecimento das últimas notícias sobre Peter Quill através de uma transmissão local.

Enquanto isso, o restante da equipe ainda precisa cumprir tarefas importantes. Venon e Groot estão no interior de uma mina onde um numeroso grupo da raça transmorfa dos Skrulls cumpre uma rotina de trabalhos forçados. Na verdade, os Badoons os privaram do dom de se transformarem depois que os aprisionaram.


Mesmo assim, a presença dos dois heróis faz com que os prisioneiros se unam a eles contra seu inimigo em comum, apesar da desconfiança mútua. Graças ao esforço conjunto de todos, um esquadrão Badoon é derrotado e os dois Guardiões assumem a incumbência de salvar também os Skrulls.

Na Torre Dryston, ocorre a invasão da última dupla de Guardiões, Drax e Gamora. Eles arremessam uma nave de transporte no local, causando um belo estrago. Drax avança de maneira impiedosa e Gamora se deixa ser capturada apenas pra utilizar a última fração de poder concedida pelo Vórtice Negro


Em seguida, ela consegue saber a localização de onde se encontra aprisionada aquela que a equipe procurava desde o início: Ângela, guerreira de Parayzo, que há muito se encontrava desaparecida. Gamora vai de encontro a ela e Drax lhe traz seu uniforme. O Destruidor relata que Peter Quill foi levado para Moord. Então, nada mais resta a não ser resgatar o Senhor as Estrelas e "derrubar esse império sanguinário de uma vez por todas", como disse Ângela.

Os demais Guardiões se juntam a eles e todos partem para lá. Os prisioneiros resgatados os acompanham também. Ao chegarem em seu destino, um ataque espetacular é lançado pela equipe e seus aliados e, assim, Peter Quill é resgatado. As tropas de soldados Badoons, massacradas. Enquanto a equipe se pergunta se devem se aproveitar da confusão para irem embora, eis que surge Ângela com a cabeça decepada do líder dos Badoons e decreta o fim das hostilidades: "A Irmandade não existe mais! Vamos embora e deixaremos vocês aqui para reestruturar o lugar! Vocês consertarão o estrago que fizeram aqui ou serão destruídos!"



A equipe retorna para sua nave. Os Shiars são chamados para arrumar a bagunça que os Guardiões deixaram para trás. É um momento de celebrar, que não dura muito. Carol Danvers, a Capitão Marvel e ex-membro da equipe, convoca seus antigos colegas para se unirem a ela contra Tony Stark, o Homem de Ferro, num conflito de consequências imprevisíveis que será conhecido como a segunda guerra civil super-heroica.

Este arco foi agradável de ler, mas achei um pouco arrastado. Cinco capítulos foram demais para uma trama que não precisava disso tudo. Outro dia mesmo, o lendário editor da Marvel, Jim Shooter, questionou essa narrativa mais "descomprimida", característica dos tempos atuais (influência do próprio Bendis, importante mencionar). Se vocês pegarem histórias mais antigas para ler, verão como a narrativa era muito mais ágil. Os desenhos de Valério Schiti estavam ótimos, como sempre.

C@rlos

comments powered by Disqus