O episódio especial natalino da Marvel este ano está dentro da coletânea de episódios da segunda temporada de What if...?. Com o título "O que aconteceria se... Happy Hogan salvasse o Natal?", a premissa da história foi uma grande homenagem a 'Duro de Matar' feita pelos escritores A. C. Bradley e Matthew Chauncey. Mas a verdade é que ele teve também um dedo criativo de ninguém menos que Jon Fraveau, o diretor do primeiro Homem de Ferro e que faz o Happy Hogan no UCM desde 2008.
“Esse foi o episódio que estávamos escrevendo quando o mundo entrou em lockdown”, disse Bradley ao IGN, referindo-se ao tempo de pandemia. “Na verdade, nosso último dia no escritório foi [Matt e eu] assistindo aos episódios de Quentin Tarantino, 'The Box' (Partes I e II)' de Alias. Fizemos isso porque nos dois amamos Alias tanto e isso é tipo o episódio sombrio de Duro de Matar deles. Então, estávamos assistindo enquanto estávamos encerrando o show, e essa foi literalmente nossa última vez juntos".
Bradley disse que por causa dessa turbulência, eles decidiram escrevê-lo juntos como um exercício de escapismo. Eles também tinham uma obrigação, direto de Jon Favreau, para escrever um episódio onde ele pudesse dublar o personagem de quadrinhos como sendo 'The Freak'.
“Ele leu os dois episódios que apareceria na primeira temporada e ligou e disse: ‘Eu farei o show. Mas aqui está o acordo. Quero ser a atração principal da 2ª temporada e quero ser o 'The Freak.’ E nós pensamos, ‘Ok! Vamos desenvolver isso’”, lembra Bradley.
“Honestamente, eu não estava familiarizada com 'The Freak' de antemão. É um detalhe muito profundo”, ela admite. “Mas enquanto conversávamos sobre Favreau e The Freak, pensamos: 'Favreau fez Elfo, um dos melhores filmes modernos de Natal, então o apresentamos como Duro de Matar, e a Marvel nos deixou fazer isso como um episódio de Natal.'
Bradley também elogia o ator Sam Rockwell por receber a homenagem imediatamente quando voltou a dar voz ao vilão Justin Hammer. “Ele era tão bom”, disse ela. “Eu não estava nas gravações de voz dele, no entanto, me disseram que enquanto ele estava gravando, ele teve um momento em que disse: 'Espere um minuto, sou Hans Gruber?' Houve uma leve relutância em contar a ele que isso era uma homenagem ao Duro de matar, mas eles disseram: 'Sim'. E ele disse: 'Perfeito!'”
A série apresenta versões animadas de mais personagens favoritos dos fãs nesta temporada, com episódios dirigidos por Bryan Andrews (episódios 2-9) e Stephan Franck (episódio 1) e escritos por AC Bradley (episódios 3, 4, 5, 8, 9). ), Matthew Chauncey (episódios 1-3, 7, 9) e Ryan Little (episódios 6, 8, 9). A animação tem produção executiva de Brad Winderbaum, Kevin Feige, Louis D’Esposito, Victoria Alonso, Bryan Andrews e AC Bradley.
Todos os episódios já se encontram disponíveis no Disney+.
Coveiro