Um dos pontos fortes da série da Eco é trazer mais sobre a cultura da nação Nativo-Americana Choctaw ao público. Pouco conhecida pela maioria, inclusive pela produção, a série falou sobre fatos históricos, jogos populares e muito da cultura daquele povo. Em uma entrevista exclusiva ao The Direct, a diretora de fotografia da Eco, Kira Kelly, confessou que conhecia quase nada sobre os Choctaw, apesar de ter já ouvido falar da Nação antes.
“Eu honestamente não estava. Eu realmente não estava familiarizada, tipo, obviamente, já ouvi falar dos Choctaw. Mas era isso... eu não tinha nenhum tipo de conhecimento. E foi muito bom, durante a preparação, foi em agosto de 2021. Eu e Sydney [Freeland] e Chris [Fields], nosso designer de produção e nosso figurinista, todos nós fomos para a Nação Choctaw porque eles estavam em Oklahoma e eles estavam tendo uma reunião. E então nunca havíamos experimentado um Festival powwow. Então é tipo, ok, vamos dar uma olhada nisso.
Para fazer a cena do passado no jogo de stickball, eles viram um partida feita pelos próprios Choctaw na festa:
“E também vimos um jogo de stickball, que aparece no episódio 2. Eles tinham tipo stickball lá. E foi simplesmente incrível estar no pow-wow e apenas ver e acompanhar esses lindos, simplesmente lindos adereços e fantasias que as pessoas tinham e que foram construídas - essas são, essas não são coisas que você pode alugar. Não poderíamos ter alugado isso. Quando fizemos nosso 'power' [no Episódio] 5, essas eram algumas das mesmas pessoas que estavam no pow-wow que vimos em 2021.”
Falando sobre aquela grande cena do Festival powwow no episódio 5, a cineasta observou como foi “o momento mais emocionante” de filmar e que foi “uma honra fazer parte de algo com o qual você não está acostumado:”
“Mas a coisa mais legal para eu filmar realmente foi a cena powwow no [Episódio 5], acho que a mais emocionante. Porque foi como se você chegasse lá. E, tipo, estávamos naquele powwow... Acho que os powwows obviamente já foram retratados antes em filmes. Mas havia algo muito legal em ter câmeras no nível do solo dentro dele e fazer isso à noite..."
Ela se lembrou de como a equipe se envolveu ao filmar "durante várias noites":
“Eu me lembro… Filmamos isso durante várias noites, e depois de encerrarmos a primeira noite, a equipe estava muito interessada, e o powwow, mesmo que tenhamos acabado de filmar, ainda estava acontecendo. Então o pessoal da produção foi lá, tipo, fazer parte disso. E tivemos o sol nascendo e depois nossas luzes se apagando. Foi um dos momentos mais emocionantes; acho que não só para mim, mas para toda a equipe realmente nos sentimos como se fizessemos parte daquilo, é uma honra fazer parte de algo com o qual você não está acostumado.”
Embora o show aconteça em Oklahoma, a maior parte da série foi filmada na Geórgia. A diretora de fotografia admitiu que, embora “a Geórgia seja ótima”, ainda era um desafio combiná-la com a aparência de Oklahoma – com a grande quantidade de árvores do estado sendo um obstáculo notável:
“A Geórgia é ótima. Acho que o maior desafio foi tipo, tem tantas árvores, e é tão verde lá, que você está constantemente tentando tirar o verde das árvores ou, tipo, tentar não mostrar tantas árvores. Então isso foi um pouco desafiador. Mas nosso departamento de localização fez um ótimo trabalho ao encontrar lugares para nós. Filmamos principalmente, o palco da Marvel fica a cerca de 45 minutos de Atlanta, e então filmamos uma hora ao sul disso. Então era bem ao sul da cidade.”
A série de streaming de cinco episódios destaca Maya Lopez (Alaqua Cox) e sua ligação com Wilson Fisk (Vincent D'Onofrio), também conhecido como o Rei do Crime. Eco também é estrelado por Chaske Spencer (Wild Indian, The English), Graham Greene (1883, Golias), Tantoo Cardinal (Killers of the Flower Moon, Stumptown), Devery Jacobs (FX's Reservation Dogs, American Gods), Zahn McClarnon (Dark Winds, FX's Reservation Dogs), Cody Lightning (Hey, Viktor!, Four Sheets to the Wind) e Vincent D'Onofrio (Hawkeye, Padrinho do Harlem). A série é dirigida por Sydney Freeland (Navajo) e Catriona McKenzie (Gunaikurnai).
Todos os cinco episódios dessa série já estão na Disney +.
Coveiro