segunda-feira, 16 de junho de 2008

Maratona 616: Top 10 Desenhistas do Hulk

Ao longo de mais de 40 anos de histórias, muitos artistas de peso passaram pelas histórias do Incrível Gigante Esmeralda, e deram imagem a fabulosas lutas dramáticas e cenas memoráveis. Aproveitando o ensejo da Maratona, a Universo Marvel 616 decidiu criar esse tópico elecando os melhores artistas que passaram pelo titulo do Hulk.

Hulk 10 artistas

Como vêm acontecendo em todos os tópicos “Top 10” dessa maratona, as escolhas e ordem dos presentes na lista acaba sendo muito mais pessoal do que por qualquer outro quesito. Todavia, tentei reunir esse elenco colocando três pesos importantes na balança de cada um. Meus critérios foram a relevância do trabalho após publicação, extensão do período do artista nos título e abordagem criativa na concepção artística do personagem.

10 Adam Kubert

Hulk 10 artistas

A competência do trabalho de Adam como artista certamente é reconhecida como dom de família, representada pelo irmão Andy Kubert e pelo pai, Joe Kubert, que foi referência para muitos artistas posteriores. Assim como o irmão, Adam se empenhou em ter seu próprio estilo numa época que todos pareciam seguir um mesmo padrão nos anos 90.

Sua fase do Hulk foi pós-massacre, ultimas histórias do longo período de Peter David no titulo. Foram ao todo 11 revistas do primeiro volume do verdão, mais a edição 82 do segundo volume que introduzia a personagem Scorpion no Universo 616, além de ser capista convidado em outras duas. Certamente, não foi uma das fases mais significativas mas vai ser lembrado pelo estilo brutal, quase beirando ao animalesco, que ele fez do Hulk.

09 Carlo Pagulayan

Hulk 10 artistas

O Filipino Carlo Pagulayan não pode ser considerado ainda um grande nome na indústria dos quadrinhos, mas teve a sorte de ter se vinculado com o escritor Greg Pak para criar a verdadeira saga que “ressuscitou” o Hulk do limbo editorial da Marvel, após histórias pouco agradáveis aos fãs do verdão. Sua arte é cuidadosa, com traço limpo e têm ótima dinâmica narrativa, capaz de elaborar perfeitas seqüências de combate com muitos personagens sem tornar o seu trabalho confuso. As 10 edições que teve sua mão em Planeta Hulk lhe garantiram um lugar nesse ranking.

08 Ron Garney

Hulk 10 artistas

Ron Garney é um dos mais populares artistas do final da década de 90, sendo conhecido pelo seu elogiado trabalho em Capitão América junto com Mark Waid na fase pré- e pós- Heróis renascem. Sempre teve um estilo de desenho rápido, poucos traços e detalhes, mas com uma dinâmica incrível para os quadrinhos.

Após seu trabalho em Capitão América, Garney teve a missão de reiniciar o título do Hulk do zero no seu segundo volume, sob os roteiros de John Byrne que mais uma vez tentava voltar a trabalhar com a Marvel. Esteve envolvido nas primeiras 20 edições e ajudou a escrever roteiro junto com Jerry Ordway, após a saída de Byrne.

07 Dale Keown

Hulk 10 artistas

Keown fez sua carreira nas 26 edições que desenhou o Hulk nos anos 80, tendo portanto um traço mais marcado pelos personagens gigantescos. Isso certamente foi fator crucial para inspirá-lo na criação de seu próprio personagem, The Pitt. Desenhou a fase em que o Banner começava a oscilar entre as versões do Hulk e que terminou com a fusão “Professor”. Integrou o Banner ao Panteão e foi o desenhista de uma das melhores histórias do Hulk na minha opinião - O pequeno Hitler. Em 2003, criou a adaptação em quadrinhos para o filme e o especial Hulk: o fim! Um crossover especial entre o Hulk e seu personagem, Pitt, aconteceu nos anos 90.

06 Mike Deodato Jr

Hulk 10 artistas

O Brasileiro Mike Deodato Jr é hoje considerado um dos nomes de maior destaques na industria Americana. Iniciou sua carreira nos anos 90, sendo marcado pelas mulheres e homens esculturais que tanto eram valorizados naquele tempo. Assim, foi um dos primeiros artistas brasileiros a ser regular nos títulos do Thor, Elektra e Mulher-Maravilha. Com a virada do século, Deodato buscou desenvolver seu estilo para uma arte mais foto-realista. Definiu esta técnica em Amazing Spider-man e foi aplaudido pelos fãs nas atuais histórias dos Thunderbolts.

Nas histórias do Hulk, Deodato teve a honra de mostrar seu trabalho nas suas duas fases. Na primeira, desenhou sete edições na fase pós-massacre com um Hulk separado do Banner e o especial Incredible Hulk - Hercules Unleashed #1, citado entre os dez melhores combates de todos os tempos. Depois, voltou a desenhar o Hulk no seu novo estilo por cerca de 14 edições na fase escrita por Bruce Jones.

05 Herb Trimpe

Hulk 10 artistas

Herb Trimpe certamente está entre os artistas que mais se envolveram com o Hulk, tendo mais de 99 edições com o verdão que vão desde as mensais do Hulk até o título dos Defensores. Manteve seu estilo uniforme da “era de prata” ao longo de toda sua carreira e foi responsável por sagas clássicas escritas por Roy Thomas e Len Wein. É considerado o co-criador do mutante Wolverine, junto com o roteirista Len Wein.

04 John Romita Jr

Hulk 10 artistas

Chamado pelos fãs brasileiros de Romitinha, John Romita JR trabalhou em vários títulos na Marvel com exclusividade a mais de 35 anos. Não há o que dizer sobre a qualidade de sua arte. Sempre teve um estilo próprio e nunca foi ofuscado pela imagem de seu pai, o veterano John Romita. Seu traço foi facilmente adaptado para as novas técnicas de colorimento digital, chegando mesmo até a melhorar a qualidade do acabamento final de sua arte. Sua posição em quarto lugar no tópico do verdão dispensa explicações. Desenhou 10 edições no segundo volume da mensal do Hulk e foi o artista convidado para dar vida a “Hulk contra o Mundo”.

03 Gary Frank

Hulk 10 artistas

O artista britânico Gary Frank foi o substituto direto de Dale Keown no Hulk, sendo marcado por continuar a revista mensal após o número 400 por cerca de 22 edições não seqüenciais. Gary tem um traço limpo e ao mesmo tempo com bastante profundidade que em muitos aspectos me lembra Alan Davies, outro britânico com as mesmas capacidades. Desenhou a fase final da “Saga do Panteão” do Hulk, também escrita pelo Peter David. É dele a autoria de várias histórias marcantes como o Casamento de Rick Jones e a morte de Jim Wilson. Pelo seu talento incondicional, leva o terceiro lugar desta lista. Os fãs podem conferir seu trabalho mais recente em Poder Supremo.

02 George Perez

Hulk 10 artistas

Muitos podem questionar a presença de George Perez como segundo desta lista, principalmente por ele ter desenhado apenas duas edições oficiais do Hulk. Contudo, vale ressaltar que essas duas edições referencem-se a minissérie Futuro Imperfeito, uma das mais importantes da cronologia do Hulk. O talento de Perez como desenhista é inegável, sendo sempre convidado para importantes edições como foi com a edição especial do crossover da Liga da Justíça e os Vingadores e a antiga minissérie Desafio Infinito, de 1991, na qual o verdão é um dos personagem convocados.

01 Sal Buscema

Hulk 10 artistas

Nosso primeiro da lista não poderia ser outro, senão Sylvio “Sal” Buscema, que desenhou o verdão por mais de 170 edições que incluíam a revista mensal do Hulk, os Defensores e outras edições em que houveram participação especial do personagem. Sal esteve desenhando o Hulk em fases importantes escritas pelos aclamados Bill Mantlo, Len Wein e Roger Stern. Também foi o desenhista fundador da série dos Defensores, na qual o Hulk era membro, e fez praticamente quase toda a arte das primeiras quarenta edições.

Como todo artista da “era de prata”, começou com desenhos uniformes que sempre remetiam a escola “Kirby”, porém conseguiu se estilizar ao longo de seu tempo e ganhou uma assinatura bem peculiar em seu traço nos anos 90. Nessa época, ele era responsável pelo título Spetacular Spiderman por mais de 100 edições, entre 1988 a 1996.

Pela importância de seu trabalho na cronologia do Hulk, dinâmica narrativa que sempre teve em seus títulos e compromisso que sempre cumpriu ao longo de toda sua carreira, Sal Buscema ganha o número 1.

Alguns nomes faltaram, logicamente. Afinal a minha lista só tinha espaço para 10. Jack Kirby, criador do personagem praticamente é um aurs concours e seria injusto por seu nome aqui. John Byrne desenhou poucos títulos e sua maior expressão no Hulk foi de fato como autor. Keith Giffen teve trabalho fundamental nos Defensores, mas não desenhou nenhuma vez um título mensal do Hulk. Tood McFarlane teve histórias fundamentais, mas passou pouco tempo no título. Fora estes, merecem menção honrosa Angel Medina, Gil Kane, Keith Giffen, Lee Weeks, Jeff Purves e Gene Colan.

Coveiro

comments powered by Disqus