quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Homem-Aranha Millennium: A Solitária Morte de Um Duende

Na ausência de Nick Fury, Carol Danvers se torna a diretora interina da SHIELD. E, diferente de seu antecessor, nega a Norman Osborn o acordo que havia sido oferecido pelo mesmo, no qual sua colaboração científica seria recompensada com regalias, entre elas, ver seu filho Harry. O alter-ego do Duende Verde não está contente, e as conseqüências desse descontentamento nós vemos no arco “A Morte de Um Duende”, publicado nas edições 81 a 85 de Marvel Millennium.


Photobucket

Sentado em sua cela, Osborn se dirige a Nick Fury em pensamento, dizendo que ele apenas pensa conhecê-lo, como o mostro, o vilão, etc. Questionando se Fury fez tudo o que podia para arruiná-lo, ele afirma ter chegado sua vez. O general queria os segredos da fórmula Oz, mas ela evolui constantemente no corpo de Norman, que ainda afirma que queria dar-lhe tudo, seus supersoldados, a liberdade à América, mas Fury preferiu enclausurá-lo e tirar seu filho. Agora, que assistam sua evolução.

Photobucket

A explosão vista na edição anterior é provocada por Norman. Ou melhor, pelo Duende Verde. Enquanto deixa a prisão, vemos outros dos prisioneiros libertados, entre eles o Ômega Vermelho, uma menina muito parecida com Gwen Stacy e o Dr. Octopus. Este último ataca Osborn, que apenas se irrita com o atraso que isso causa em sua fuga. Problema este resolvido por Electro, que nocauteia o doutor e oferece seus serviços ao Duende, que combina um encontro em algumas horas, visando se livrar logo de seu pretenso novo capanga. Tendo sucesso em sua fuga, Norman vai à casa de seu apavorado e relutante advogado pedir seu fundo financeiro de emergência e ainda o pede para contatar seu publicitário.

Photobucket

Um telejornal cobre a fuga em massa do Triskelion, lidando apenas com informações de testemunhas, já que informações oficiais sobre quem eram os prisioneiros e por que estavam detidos são confidencias, como sempre. Mas segundo a correspondente Patsy Walker, uma testemunha vai ajudar a esclarecer questões como estas. Trata-se de um convidado que se encontra no estúdio, ao vivo: o brilhante geneticista que desapareceu misteriosamente meses atrás, Norman Osborn.

Com direito há lágrimas incontidas de desespero, Norman explica em rede nacional que dedicava seu trabalho à resolução do enigma que é o soro do supersoldado, o que poderia resolver os problemas da América com guerras futuras. Mas eles simplesmente tiraram tudo dele, inclusive seu filho, o jogaram na prisão e o transformaram num mostro. Ele não entende o porquê de tudo isso, e seu único palpite é o de que se não houver mais guerras, Fury e seus heróis perdem seus altíssimos salários. Durante o discurso, Osborn divaga em pensamento que acabara de destruir a imagem de Fury, seu presidente, seus heróis, todos eles. Ele também poderia revelar todos os segredos de Peter Parker agora mesmo, mas afirma ainda precisar de seu arquiinimigo.

Photobucket

Se apavorando ao ver Osborn na tv, MJ e sua mãe deixam a cidade, rumando para um lugar seguro. Peter entra em casa, apressado, com o objetivo de avisar sua tia May para fazer o mesmo, e se vê numa situação delicada. May finalmente o apresenta ao seu novo namorado, o Dr. Miles Warren. Não sendo muito educado, devido à emergência, Peter explica a situação à tia, a sós, e o próprio dr. Warren parece também ter uma emergência com um de seus antigos pacientes e precisa partir. Um pouco relutante, May acaba concordando em deixar o sobrinho cuidar da situação e partir sozinha.

É hora do Homem-Aranha agir. Mesmo duvidando de que ele esteja lá, o herói vai à casa de Norman Osborn, e acaba se deparando com Electro. A batalha travada chega aos olhos de Carol Danvers, enquanto tentava convencer o presidente de que a história de Norman era falsa. A luta vai parar nas ruas da cidade, com uma equipe da SHIELD se envolvendo. Após a derrota de Electro, os agentes capturam o herói. Kitty Pryde vê a prisão do Aranha no noticiário, enquanto estuda na casa de Kenny, e decide que precisa fazer algo a respeito. Acordando em uma cela no Triskelion, Peter diz não ter feito nada para estar ali, se irrita com o fato da capitã Danvers brincar com seus lançadores de teia, e ainda diz que gostaria de passar um dia sequer no qual ninguém mais descobrisse sua identidade secreta. Danvers diz que ele não pode ir agora, pois isso faz parte do jogo.

Se divertindo com a prisão de seu inimigo, Norman explica a seu ainda relutante advogado que, além do fato de não haverem acusações oficiais sobre ele, enterrar a imagem de Nick Fury foi um favor que ele fez à Casa Branca e ao FBI, pois ambos odeiam o general. O advogado retruca, dizendo que eles odeiam seu pretenso salvador ainda mais. Enquanto Osborn desvia o assunto, pedindo seu dinheiro, o advogado tenta explicar que não o está ajudando mais e que o ex-chefe está tornando a situação difícil. Só que difícil mesmo, segundo Norman, será reconhecer seu corpo.

Photobucket

No Triskelion, após fazer perguntas sobre a relação de Peter com Fury, Danvers o questiona sobre Osborn. Parker explica que ele é simplesmente louco, não importa de qual ponto de vista se olhe. Carol é avisada de que o apartamento do advogado de Norman foi encontrado em chamas e, se o Duende usou seus poderes, poderá ser rastreado. Quando ela se dirige para pedir o apoio do Homem-Aranha, seu corpo é atravessado por Kitty Pryde, que leva os lançadores de teia, a máscara e o próprio Peter Parker para fora dali. Mas logo no cais do complexo, a capitã os alcança com uma equipe, e explica que o estava usando como isca, para atrair Norman. O Duende Verde é localizado, e a capitã Danvers nomeia os dois jovens heróis agentes da SHIELD para aquela missão.

Osborn pressiona seu antigo contador, tendo certeza de que ele e o advogado tomaram seu dinheiro, e o exigindo de volta. Assim que assume a forma de Duende, o Homem-Aranha e a equipe da SHIELD começam uma batalha, que termina com nosso herói – sem mais fluido de teia, graças à Carol Danvers – e o vilão a caminho do chão da cidade. Kitty salva Peter, fazendo-o atravessar o chão, parando no esgoto e, quando voltam à superfície, o vilão não se encontra mais lá. Ele não pode ser rastreado em sua forma humana, e é perdido de vista. A contragosto de Danvers, Peter diz ser melhor ir para casa, e ele e Kitty deixam o local, mas Carol não se importa tanto, afirmando haverem mais iscas de onde essa veio. A sós, Peter confessa à Kitty que esperava ser seguido por Norman, e ainda diz ser uma pena eles terem terminado o namoro de forma tão conturbada. Ela ainda comenta seu interesse em Kenny, o que parece significar que o ex-casal está pronto para ser um par de amigos.

Photobucket

Peter chega em casa, leva um lanche pros agentes da SHIELD que ele percebeu estarem de guarda em frente à sua casa e se depara com ninguém menos que Norman Osborn sentado em sua sala de estar. Ameaçando matar os agentes do lado de fora caso Peter comece uma briga, o vilão o convence a conversar.

Questionado sobre o que quer, Norman diz querer sua vida de volta, e está disposto a destruir qualquer um para atingir tal objetivo. E sobre Peter, ele é seu maior trabalho, um herói criado indiretamente por ele. Osborn afirma que se souberem que o Homem-Aranha surgiu a partir de sua tecnologia, ele poderá ter a permissão para criar mais, e também o perdão, podendo se tornar o novo equivalente a Nick Fury, talvez mais que isso. Ele quer a colaboração do herói e, embora afirme não o estar ameaçando, faz questão de mencionar os entes queridos de Parker. Este afirma não temer o vilão. É quando batem na porta da casa e um bilhete passa por debaixo dela, dizendo para ligarem na CNN. Ligando a televisão, eles se deparam com uma entrevista coletiva de Harry Osborn, na qual alerta que seu pai é um mentiroso, um homem doente, iludido, que o transformou num monstro e matou sua mãe. Seu pai é um monstro.

Photobucket

Norman Osborn se torna o Duende Verde e voa dali, furioso. Assim que acorda – depois do nocaute causado pelo vilão -, o Homem-Aranha parte atrás dele. No Areporta-Aviões da SHIELD, logo acima do Triskelion, Harry pergunta a Danvers se poderia ajudar mais. Ela diz que ele já ajudou muito, e revela ainda que eles não apareceram na CNN de verdade, a transmissão foi apenas para a casa dos Parker. A capitã ainda diz não gostar de usá-lo como isca, da mesma forma que Fury fez anteriormente, mas não teve escolha. Questionada pelo jovem Osborn sobre o porquê de levar a batalha até lá, ela explica que é onde têm as melhores armas. O Duende se aproxima, e ela ordena que Harry deixe o local.

Mas antes que ele possa, seu pai aterrissa, explodindo umas coisas e dizendo querer falar com seu filho que, logo depois disso, também se transforma em Duende. Norman ataca Harry, questionando sua forma de agradecê-lo pelo que ele o havia proporcionado. O Homem-Aranha chega e, junto com a equipe da SHIELD e suas armas explosivas, se envolve numa grande batalha. Durante a luta, o herói reforça, com suas piadas, o quanto Osborn é absurdamente louco, em sua visão.

Photobucket

Um agente da SHIELD dispara uma espécie de míssil contra o Duende Verde, o que acaba causando a queda do Homem-Aranha para fora do Aeroporta-Aviões. Tentando impedir o pai de assassinar o agente, Harry parte para cima dele. Norman está furioso com a ingratidão do filho, que recebera tudo o que Norman é e se põe contra ele. Após pesados golpes furiosos, Norman pára e se dá conta de algo terrível: Harry está em sua forma humana novamente, no chão, em meio a muito sangue. Norman Osborn matou o próprio filho. Ele reverte à forma humana e pede para ser assassinado. Carol Danvers atende ao pedido, com prazer.

Photobucket

O Homem-Aranha volta ao campo de batalha apenas para contemplar o cenário. Furioso e abalado pela morte daquele que já foi seu melhor amigo, Parker diz à capitã Danvers que sabe que há uma cura para o Oz, mas esta lhe garante que as tentativas de aplicá-la foram inúteis. O herói vai embora, dizendo para Danvers ficar longe dele. Ela não é Fury e ele não a conhece.

Na manhã seguinte, no início da aula, Peter Parker pede para dizer algo à turma. Ele comunica a morte de Harry Osborn, dizendo saber que todos pararam de falar sobre ele após deixar a escola sob circunstâncias bizarras e pergunta se, agora que ele realmente se foi, eles poderiam falar um pouco sobre o amigo. Diante de seus abalados colegas de classe, Peter faz um breve discurso, no qual diz que até pouco tempo atrás, não podia andar pelos corredores da escola sem ser ameaçado pelas brincadeiras de valentão de Flash, e que, nessa época, Harry era o único que realmente o defendia. Parker questiona que tipo de pessoa se preocupa em defender os mais fracos. São os heróis, ele diz, e eles perderam um herói hoje, e isso é tudo no que ele consegue pensar agora.

Photobucket


*Título do artigo baseado no da canção The Lonesome Death of Hattie Carrol, de Bob Dylan.


Léo

comments powered by Disqus