quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Linha de Frente: Apenas histórias humanas durante Invasão Secreta

Desde a edição 4 da minissérie Invasão Secreta, pudemos acompanhar a perspectiva de um certo jornalista bem popular da Casa das Idéias, Ben Urich, durante todo os horripilantes momentos em que Nova York era atacada por aliens verdes. Junto a ele, alguns nomes bem desconhecidos dos leitores como Molly Young, Jonathan Bryant e Vicent Crane já figuravam na primeira edição como diferentes cidadãos novaiorquinos que de alguma maneira teriam que se preparar para sobreviver a uma verdadeira guerra que aparentemente já tinha derrotado até mesmo os mais poderosos campeões da Terra.

Invasão Secreta: Linha de Frente


O primeiro capítulo deste minissérie, como bem vimos, acaba no exato momento em que as belonaves skrulls pairam sobre a cidade. Desde então, enquanto os Vingadores tentavam sobreviver a emboscada na Terra Selvagem, Urich e muitos outros tiveram experiências que mudariam suas vidas para sempre. São histórias extraordinárias de pessoas comuns que o jornal Linha de Frente mais tarde iria registrar para a eternidade.

Provavelmente, o mais breve desses relatos seria o exemplo que Urich teve enquanto ficou preso no mesmo hospital em que fazia a cobertura de uma matéria sobre as vítimas de gangues de Nova York. Lá, ele tentou ligar para sua mulher, mas aparentemente todos os telefones estavam fora de serviço. Acabou topando com a doutora Young e desculpou-se por não continuar a ajuda-la a tratar dos feridos. E enquanto os dois conversavam sobre as loucas confusões diárias da cidade em que trabalham, acabam sofrendo um terrível ataque de um skrull infiltrado como um mero doente no hospital.

Após seguidas explosões que quase põem o hospital a baixo, Urich conseguiu recobrar a consciência e se levantar dos escombros. Já a doutora Young não teve a mesma sorte. Ela, como muitos daquele hospital, foi vítima fatal do ataque skrull. Restou, portanto, ao Ben apenas correr dali pra salvar sua vida, mas guardaria em seus registros a lembrança daquela pessoa que tentou cumpriu seu dever até o fim da vida.

Image and video hosting by TinyPic

E enquanto isso tudo acontecia, outros dois conhecidos dos leitores de Invasão Secreta tentavam encontrar um meio de fugir da prisão que a Torre Stark se tornara – Vicent Crane e sua filha Melanie. Como bem sabemos, a Torre Stark foi completamente lacrada por conta do vírus alienígena que comprometeu a Starktec e ninguém ali dentro parecia conseguir reverter o bloqueio daquele sistema de segurança. Então, temendo que a Torre Stark seja o alvo primordial do ataque dos alienígenas, Vicent lidera aquele grupo para procurar uma outra saída daquele lugar. E usando as luzes de seus celulares, todos ali seguem seu líder pelos interiores do prédio, mal sabendo o perigo que corriam.

Image and video hosting by TinyPic

Dado momento, Vicent ouve uma voz pedindo auxílio, mas acaba desconfiando que algo esta errado. Temendo pelo bem da sua filha e dos demais, ele decide descer sozinho até lá embaixo para averiguar. O empresário não demora mais que alguns minutos. Com uma cara assustada, apenas diz que todos terão que sair o mais rápido dali. Ele puxa sua filha de volta para outro caminho e todos os demais seguem. Então, finalmente, o leitor vê o que assustou tanto Crane. Todo o andar inferior está cheio de corpos destroçados. E o pior, o skrull que assassinou todos ali não estava longe.


A pequena Melanie Crane permanecia calada apenas seguindo os demais enquanto relembrava os recentes momentos de tristeza assim que soube que seus pais iriam se separar. Agora, ela devia estar pensando que aquele era um problema muito menor e que nunca deveria ter agido da maneira egoísta como fez recentemente. Chegou até mesmo a pedir desculpas a seu pai, mas o momento não era próprio para sentimentalismos, pois alguém do grupo estava faltando. Não demorou muito para que a resposta do sumiço viesse a tona. Agarrado no teto daquela sala, um skrull mostrava seus pavorosos dentes e falava num linguajar estranho.

Então, começou toda a correria e desespero. O skrull fazia novas vítimas e Vicent corria com sua filha desesperadamente para algum lugar que pudesse lhe servir de abrigo. Encontraram um escritório em que puderam trancar a porta temporariamente, porém não por muito tempo. Vicent foi a próxima vítima do monstro alienígena e Melanie teve que ignorar a morte de seu pai e fugir por instinto dali.

Image and video hosting by TinyPic

Numa perseguição acirrada, a garota e o monstro seguiram até o hall em um dos altos corredores da Torre e parou bem em frente a uma das altas janelas do lugar. E por um descuido do Skrull, Melanie conseguiu desviar-se de um ataque mortífero que culminou com a queda do alienígena de mais de dezenas de andares.Sabe-se lá por que acaso do destino, a pequena Melanie permaneceu viva para contar sua história mais tarde para Urich.

Não muito longe dali, um novo nome de um sujeito comum surge em nossa história. Bill Dawson era apenas um policial de Nova York com a rotineira tarefa de patrulhar a cidade e ficar de olho bem aberto contra os ataques da gangue Rolling Seven. Só que aquela não seria nem de perto uma manhã normal para o policial.

De cara, ele já tem que salvar uma mulher presa em um carro que estava prestes a ser incinerada pelo ataque de uma superskrull que simulava os poderes do Nova. O ataque da alien acabou sendo direcionado a Bill e é a própria moça quem corria perigo que acaba o ajudando a amenizar as queimaduras de seu ferimento. O nome dela é Lisa Carter e ela o ajuda a se afastar dali antes que uma nova ameaça surja.

Image and video hosting by TinyPic

Os dois acabam parando próximo a Torre Stark e do lado de fora ouvem o que parece ser pessoas golpeando as paredes do lugar em busca de socorro. Como bem sabemos, lá dentro está preso Vicent Crane, sua filha Melanie e muitos outros empresários que trabalhavam naquele momento no lugar, mas os dois nada podiam fazer para ajudar.

Continuando pelas ruas de Nova York, Dawson e Lisa, acabam topando com um ônibus lotado de passageiros completamente fora de controle. Contudo, acalmar aquele grupo de desesperados era o menor dos problemas de Bill e Lisa, pois um grupo de superskrulls surgiu para cercar o veículo.

Não havia muita chance para o grupo escapar com vida dali, mas Dawson estava decidido a se fazer de isca para atrair atenção dos Aliens enquanto os demais fugiam por uma saída de emergência do ônibus. E com sua pistola em punho, o tira confrontou os monstros já esperando a morte certa. Sua sorte foi que antes que qualquer ataque mortífero fosse desferido, alguma coisa chamou a atenção dos aliens verdes para longe dali.

Image and video hosting by TinyPic

Lisa, que decidiu ficar para ajudar Bill no que fosse preciso, correu para levantá-lo. Só podiam agradecer e juntar forças para se afastar dali. Foi quando toparam com um daquele aliens sendo arremessado dos céus e caindo estatelado numa das calçadas de Nova York. Ao olhar para cima, viram a pequena Melanie do alto de um prédio e perguntaram-se como aquela menininha conseguiu sobreviver aquele ataque.

Image and video hosting by TinyPic

No corpo do Skrull encontraram um tipo de iPhone que por sorte também continha o código que destravava as portas trancadas da Torre Stark. Os sobreviventes que estavam presos lá e a pequena Melanie finalmente puderam voltar a ver a luz do dia. Mas ficar do lado de fora talvez não fosse a opção mais segura naquele momento.

Mas vamos parar essa parte por um instante para acompanhar mais uma vez o destino do nosso conhecido repórter do Linha de Frente. Após se distanciar do hospital, Urich vê de perto toda a batalha entre Miss Marvel e os superskrulls.

Image and video hosting by TinyPic

Enquanto corria em busca de abrigo, usou seu gravador para registrar tudo o que está acontecendo. E a última cena que acabou vendo tirou até mesmo as palavras de sua boca. A pouco metros dele, surge Nick Fury e a sua garotada que atendia pelo codinome de Comandos Secretos acabara de chegar para arrancar a cabeça de alguns skrulls fora.

Quase pego por uma explosão próxima aquele campo de batalha, o repórter acabou sendo resgatado por Jonathan Bryant. O taxista, que vimos fugindo dos skrulls desde a primeira história desta minissérie, acabou largando seu veículo no meio do caminho e quase seria morto pelos skrulls se não fosse por conta dos Jovens Vingadores.

Image and video hosting by TinyPic

Acabou se juntando a outros cidadãos novaiorquinos perdidos que se abrigaram nas estações de metrô da cidade. Contudo, mesmo sem skrulls, aqueles lugares nunca foram lá conhecidos por serem seguros. Sem ainda conseguir falar com sua mulher, restou a Ben Urich juntamente com Bryant guiar os demais pelos tuneis do metrô até encontrar uma saída pra longe de Nova Iorque.

Image and video hosting by TinyPic

Contudo, próximo a uma das saídas de acesso para a Torre Stark, aqueles pobre civis tiveram que enfrentar um outro tipo de ameaça. Algo menos extraordinário, mais corriqueiro em suas vidas, porém não menos mortífero – os manos da gangue Rolling Seven.

Image and video hosting by TinyPic

Logo de cara, Bryant é atingido no peito e a gangue consegue dar seu recado – aquele é território dos Rolling Seven e, com ou sem invasão alienigena, eles mandam no pedaço. Assim, os manos roubam tudo o que podem e se mandam. Estavam todos perdidos ali, mas um milagre finalmente surgiu. Misteriosamente as portas que ligavam aquela parte do metro a Torre Stark se abriram e todos se viram livres.

Image and video hosting by TinyPic

Assim, as histórias de Urich, Bryant, Melanie, Dawson e Lisa Carter se uniram em meio aquela tragédia. Enquanto alguns pretendiam sair pelas ruas, Urich entendia que eles precisavam voltar para cima e se proteger. Mesmo diante dos protestos de Melanie, foram pelas escadas até o vigésimo terceiro andar onde puderam parar para descansar um pouco. Urich sabia que o ferimento de Bryant não poderia fazê-lo agüentar muito mais que aquilo, portanto, optou por seguir o resto do caminho até o alto do prédio sozinho.

Enquanto subia mais e mais, Urich ligava seu gravador e fazia os registros de tudo que presenciou aquele dia. Era tudo o que restava a eles, afinal. Suas histórias para serem preservadas.

Não havia nada ali mais que pudesse ajudá-los. Nem Vingadores, nem nenhum sinal de resgate. Todos estavam ali por conta própria. Então, o repórter juntamente com Lisa e a menina Melanie decidiram pegar o celular que abria as portas do lugar e buscar ajuda fora dali. Enquanto isso, o policial Bill Dawson faria seu dever de proteger e servir ficando com o quase moribundo Jonathan Bryant.

Image and video hosting by TinyPic

Assim que Lisa abriu as portas do lugar, Ben e Melanie seguiram seu caminho para as ruínas do exterior. Prometeram a senhora Carter voltar com ajuda e então seguiram em meio a ambulâncias destruídas e skrulls fugitivos até encontrar um sinal. E ele veio na forma de um relâmpago e um trovão.

O repórter e a garota correram até o Central Park e vislumbraram uma cena que não esqueceriam pro resto de suas vidas. Thor convocava uma batalha e, em poucos instantes, os heróis da Terra atenderam ao chamado. O grito “Avante, Vingadores!” foi lançado ao ar e uma guerra furiosa estourou a poucos metros de seus olhos.

Mesmo a mente treinada de repórter de Urich poderia captar tudo o que se desdobrava em sua frente. De repente, viu que a coisa começou a ficar bem complicada quando aparentemente a vingadora chamada Vespa perdeu o controle de seus poderes e a última coisa que se lembra dali foi de resgatar a pequena Melanie para longe de uma explosão que estourou a poucos metros de onde estava.

Image and video hosting by TinyPic

Tudo acabou. Mas não da maneira que estávamos acostumados.

Sentado em frente a seu computador, Urich não consegue tornar em frases todos os registros que fez. Foram perdas demais. Na última semana depois da Invasão, só lembra de ter estado em inúmeros enterros. Começando pelo da doutora Molly Young. Depois, do pai de Melanie, Vicent Crane, que não conheceu, mas acabou afeiçoando-se a filha. Por fim, de Jonanthan Bryant, que infelizmente acabou não sobrevivendo afinal ao tiro que levara dos Rolling Seven.

Image and video hosting by TinyPic

Obviamente, os sobreviventes que estavam ao seu lado, aos poucos, vão recuperando suas vidas. A pequena Melanie tem ainda pesadelos e acessos de choros, mas com o tempo está melhorando.O policial Bill Dawson preferiu continuar seu trabalho na polícia, mas agora num outro setor. Ele e Lisa Carter acabaram começando um relacionamento amoroso, denotando que nem tudo foi exatamente ruim como resultado destes trágicos eventos.

Só que Urich está travado e não consegue mais escrever. E ele acredita que essa trava se deve a seu sentimento de culpa por ter abandonado a sua esposa Doris durante a Invasão Secreta. Para seu psicólogo, Urich confessa que o relacionamento dos dois já não ia bem fazia meses, porém lembra que mesmo assim era o nome dela que ele lembrava durante toda a catástrofe.

Seu médico não tem muito o que lhe ofertar e apenas aconselha Urich a sair e se distrair um pouco. E seguindo seu conselho, o repórter caminha pelas ruas de Nova York sendo reconstruídas até que finalmente um telefone toca. Ele atende seu celular e receba a notícia que iria lhe dar uma nova guinada na vida.

Foi com um pouco de atraso que soube como o empresário e atual líder da iniciativa Thunderbolts conseguiu chamar tanta atenção durante a guerra contra os skrulls. Norman Osborn, o homem que ele descobriu no passado ser o Duende Verde, se projetava como o salvador da humanidade e, aos poucos, ganhava poderes inimagináveis.

Urich estava estarrecido e só se contentaria se tirasse essa história a limpo. Durante uma coletiva de impressa com Osborn, o repórter não teve receio em atacá-lo mesmo que todo o país hoje o olhasse como novo herói. Mas por mais que Urich viesse com verdades sendo erguidas a tona, o povo ao redor só aplaudia Norman.

Image and video hosting by TinyPic

Aquele não era o fim, mas um começo. Mas não o começo que esperávamos.

Em conversar com seu amigo e mais novo editor, Robert Robertson, os dois riram um pouco da ousadia de Urich durante a coletiva de impressa. Mesmo que o povo tivesse cego, era certo que Norman não teria tanto sossego assim nesse seu novo status. E aquilo era algo que Urich precisava relatar. Assim como fez no passado escrevendo “O legado do Mal”, ele precisava contar essa nova história macabra que se desenhava. Uma história de como Norman Osborn assumiu o comando da América e começou o Reinado Sombrio.

Image and video hosting by TinyPic

Com deleite que não vemos tão bem nas histórias de Miss Marvel, Brian Reed repete o que fez na mini de Mar-Vell e nos cativa com essas simples histórias, que valorizam tanto nossas características como seres humanos. Ao mesmo tempo, Reed dá uma guinada em Urich, personagem tão clássico da Marvel e que certamente deve ocupar um papel fundamental nessa nova fase da Marvel. E a curiosidade pelas novas histórias só aumenta...

Coveiro

comments powered by Disqus