terça-feira, 10 de novembro de 2009

Homem de Ferro e Homem-Aranha: com ou sem máscaras?

No último arco do título do Homem de Ferro, publicado na revista Avante, Vingadores! 34, as indústrias Stark sofreram grandes danos devido aos ataques terroristas liderados por Ezekiel Stane. Agora é hora de reconstruir, contar o prejuízo e por tudo de volta ao lugar. Claro que, um acontecimento de tal grandeza, não passaria sem ser notificado na mídia e é sobre como o jornal “Linha de Frente”, no qual Ben Urich é editor chefe, relata tal fato que vemos nesta história.

Homem de Ferro e Homem Aranha

Preso com muitos repórteres e fotógrafos ruins, Ben recebe uma visita que é justamente quem ele precisa pro serviço: Peter Parker. Ok, lembrando que ele não tem mais a identidade revelada, o que vai causar um “comichãozinho” em alguns momentos da história, mas, mesmo assim, este epílogo consegue manter uma boa qualidade e entrosamento de personagens, tornando a história leve e agradável. Pudera é feito pela mesma dupla do último arco do Homem de Ferro: Matt Fraction e Salvador Larroca.

Na história Peter trabalhou sim para Tony, fazendo o que exatamente não se sabe já que isso foi alterado dado os últimos acontecimentos que alteraram muitas coisas para o Homem-Aranha. Urich explica para Parker no caminho que quer algo diferente. Enquanto todos querem falar com Tony Stark (o que eles também farão, claro), ele quer falar com os funcionários, ele quer outra visão. Na coletiva, um momento embaraçoso entre Tony e Peter que, aparentemente saiu da Stark depois da lei de registro, sem que ninguém soubesse quem ele era, mas não poderia trabalhar para o homem que o caça de máscara. Isso fica um pouco claro quando Tony “zomba” a escolha de carreira de Peter em sair da empresa para tirar fotos.

Depois disso, Tony se põe de Homem de Ferro e vai ajudar os engenheiros e empregados na reconstrução dos prédios derrubados. Ele narra que entre o empresário, o herói, o diretor da SHIELD e tudo mais, ele vai dormir quando morrer. De fato, o fardo é grande. Tanto quanto o pedaço de concreto que começa a desabar sobre um homem que trabalha ali e o Homem de Ferro não tem tempo de socorrê-lo. Mas, o amigo da vizinhança, que estava ali espiando, dá uma ajudinha. Porém antes que pudesse falar com o homem é retirado dali pelo diretor da SHIELD que indaga que raios um herói não registrado faz ali, embaixo do seu nariz.

Homem de Ferro e Homem Aranha

O Homem-Aranha diz que estava apenas tirando fotos (o que não faz ninguém associar ao Parker, mas enfim...) e quer saber se pode ir junto com Tony atrás das pessoas que vendem armas no mercado negro (isso porque a venda de sua tecnologia no mercado negro os trouxe a essa destruição) “como nos velhos tempos”. A resposta é obviamente não, afinal, eles não podem ser vistos juntos mesmo que Stark não faça nada para prendê-lo (ele mesmo cita que depois que essa “briga” se estabilizou, ele não quer lidar mais com muita coisa).

O Homem de Ferro parte e, como não poderia deixar de ser, o teimoso Homem-Aranha também. Já na primeira missão atrás de um dos homens que disponibilizam armas no mercado clandestino, a ajuda do amigo indesejado vem a calhar. Os dois argumentam, mas a teimosia do aracnídeo vence, afinal, eles sabem que ele continuará indo atrás, então, desta vez, vão juntos. Mais uma missão, mais um detido. A dupla funciona bem junta e não só nas missões, mas como personagens, a história flui com bom diálogo e bom humor.

Homem de Ferro e Homem Aranha

Antes da terceira e última missão, Tony convence o “parceiro” de contá-lo como o seguiu, e ele conta que o rastreou com um rastreador aranha, imperceptível até para tecnologia Stark, recebendo elogios do ex-patrão. A conversa segue para uma mais séria, sobre o porquê o Aranha não de desmascarava e registrava (colocada de uma forma um pouco simplista na história) e Parker dá a resposta que todos sabemos, de não colocar sua família em risco e tudo mais que levou a todas as mudanças no seu título.

Homem de Ferro e Homem Aranha

Parece que estamos de volta aos argumentos da guerra civil e o mais interessante aqui são esses dois pontos de vista que se seguem e encerram o diálogo:

Homem-Aranha: “Às vezes gente que eu amo morre, e não vou transformar eles em alvos.”

Homem de Ferro: “Às vezes lunáticos explodem e matam pessoas inocentes porque são lunáticos. Pensa que um nome faz diferença?”


Homem de Ferro e Homem Aranha

A terceira missão envolve uma mansão, uma festa e um estranho milionário com roupas de vilões e é resolvida também, restando a dupla se despedir. Peter diz que se divertiu e quanto seria legal repetir, mas, mais uma vez Tony o lembra que ele é um foragido e isso seria mais um problema, mais um de tantos.

Segundo ele, tudo isto, SHIELD, Homem de Ferro, Registro, Vingadores, terroristas, sua empresa... tudo está equilibrado e pendendo por um fio, ele não pode lidar com mais nada. O companheiro entende, deseja boa sorte com o “governo do mundo” e parte. Mas antes, de longe, Peter Parker tem uma foto para tirar.

Homem de Ferro e Homem Aranha

Parker se lembra que, no tempo que trabalhavam juntos, ele nunca pareceu não ter as respostas e que, mesmos e não as tivesse, não se perceberia. Ele nunca tinha o visto assim. Perdido, triste, incerto. E ele fotografa. Urich não encontrou nada, conta ele na volta. Nenhuma história cabulosa, só os funcionários das indústrias Stark que trabalhavam ali há anos como famílias. Mas a foto de Parker faz seus olhos brilharem, era tudo o que ele queria, uma visão diferente. E o que há de mais diferente que o homem que sempre soube o que fazer e para onde dirigir todos, desnorteado?

Homem de Ferro e Homem Aranha

Cammy

comments powered by Disqus