sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Quarteto Fantástico e a Morte da Mulher Invisível

Alguém bem conhecido já disse antes que tudo no tempo é relativo. E, geralmente, nas histórias do Quarteto Fantástico isso é levado bem ao pé da letra. Um bom exemplo disso é justamente o último arco encabeçado por Mark Millar e Bryan Hitch. E resumí-lo não é nada fácil, mas vamos tentar. Como vimos anteriormente, um plano audacioso foi orquestrado por um grupo de superseres vindos provavelmente de outra dimensão chamados Novos Defensores.

Image and video hosting by TinyPic

Eram formados pelo Doutor Banner (mas não o nosso Bruce), um misterioso encapuzado, Alex Ultron, Luminal, Natalie X e a falsa vilanzinha que se enamorou pelo tocha chamada Psiônica. A missão deles era salvar os humanos de seu mundo condenados a um planeta sem futuro e para tal pretendiam trazer esses oito milhões de sobreviventes para o passado É obvio que para tal precisariam de uma grande fonte de energia e foi por isso que capturaram o Tocha Humana, o Doutor Destino e o próprio Galactus para abrir esse imenso portal dimensional. E se tudo isso ainda não confundiu sua cabeça, que tal ter uma estonteante revelação de que a execução de todo esse plano foi elaborada por ninguém menos que Susan Richards, a mulher invisível. Só que não a nossa Sue do presente, claro, mas sim uma versão bem mais velha oriunda deste futuro paralelo.

Na edição 51 de Universo Marvel, a Mulher Invisível do nosso presente finalmente volta a ficar consciente logo após o seu combate com a Susan do futuro. Essa Susan na verdade se infiltrou na família como a babá das crianças, atendendo pelo nome de Tabitha Deneveau, e assim conseguiu noucatear todo o restante do quarteto fantástico para que não pudessem interferir no sucesso de seu plano.

Agora, Sue, Reed e Ben tem muito pouco tempo para achar esses Novos Defensores e salvar o quarto integrante do grupo. Para tal, Richards pensa num plano infalível e assim cria um tipo de rastreador que uma vez injetado num corpo é impossível de ser removido. Então, ele aplica-o em sua esposa e cruza os dedos para que sua idéia de certo. Minutos depois, dois sinais daquele mesmo rastreador apareceram no GPS e um deles os levaria para a velha Susan.

Image and video hosting by TinyPic

A Mulher-Hulk é convocada para ficar e cuidar dos dois filhos do casal e antes de partir Reed volta-se para sua menina, Valéria, e diz que no futuro os dois terão que conversar. Pelo visto, o segredo da superinteligência da garota veio a tona.

A bordo do Fantasticarro, os três seguem para o interior do Estado mal sabendo que a velha Susan já deu andamento aos seus planos. Aos berros, Johnny grita para que sua velha irmã pare com aquela loucura. Já o Doutor Destino apenas fita aquela mulher com olhos duros, suportando toda e qualquer dor. A idosa Mulher-Invisível tenta acalmá-los em vão, afirmando que antes deles eles estarão exclusivamente drenando a energia de Galactus.

Image and video hosting by TinyPic

E enquanto os cálculos são feitos para que os oito bilhões de humanos sejam devidamente distribuídos entre os continentes, o restante do Quarteto descobre o esconderijo dos defensores que estava invisível sobrevoando os céus da cidade.

Susan é a primeira a atacar, deixando inconsciente logo de cara a Natalie X. Logo em seguida, chega Benjamin Grimm descendo o pau na hora certa como sempre. De cara, ele consegue derrubar Luminal e o Alex Ultron, mas se surpreende com o ataque de garras do tal encapuzado. O sujeito então é o sempre onipresente Wolverine.

Aquele velho Logan pula por cima do Coisa e segue sem hesitar contra seu alvo. De qualquer jeito, ele pretende impedir que Reed Richards chegue aos termnais de computadores e mude os seus planos.

Image and video hosting by TinyPic

Usando seus poderes de invisibilidade, Sue consegue cegar Wolverine e facilitar o próximo ataque de Grimm. Agora, nada poderia impedir Reed de ter acesso aos computadores e mudar o roteiro da viagem temporal.

A velha Susan grita desesperada para que a versão jovem do Quarteto pare. Suplica pelas oito milhões de vidas em jogo. Então, a jovem Sue apenas grita em resposta para que confiem nela. Usando um fone, a Mulher Invisível contata Alyssa (lembram dela no primeiro arco?) recorrendo ajuda. E assim é feito.

Reed mudou as coordenadas do ponto de chegada de toda a humanidade do futuro para o Neomundo, um lugar tão espetacular quanto nossa atual Terra, porém totalmente desabitada. É o abrigo perfeito para tantos refugiados.

Image and video hosting by TinyPic

Em algum lugar, Alyssa se diverte com a cara de espanto de seu marido, Ted. Reed e Sue comemoram junto com a velha Susan o sucesso daquela mudança de plano. O Coisa retira um Johnny desacordado de suas amarras. O Destino apenas permanece de cabeça baixa, como se todas as suas energias tivessem sido drenadas. Já o Galactus do futuro, está completamente consumido.

Image and video hosting by TinyPic

Os Novos Defensores sorriem atônitos com o resultado final de tudo. Perguntam se o Neomundo é tão bom quanto a Terra original e já fazem planos para cuidar daquele lugar. A velha Susan diz que adoraria abraçar Reed uma última vez, mas sabe que não é assim que a história deve terminar.

Ela vai até Doom, sorridente e pedindo desculpas, afirmando que nada daquilo foi pessoal. O doutor afirma o mesmo e agarra os braços da velha mulher invisível. Em instantes, toda a energia dela é sugada de volta para a armadura de Destino e a velha Susan morre em seus braços. Era o destino inevitável que ela já aguardava.

A jovem Sue olha estarrecida para aquilo tudo e pergunta a Doom o que ele fez. Com um olhar frio, Victor apenas afirma que restaurou sua honra. Nada além disso. Destino mais uma vez é alguém de palavra. Como prometeu edições anteriores, ele matou a pessoa que elaborou todo aquele plano humilhante.

Image and video hosting by TinyPic

Na edição 53 de Universo Marvel, temos o epílogo deste arco que apropriadamente chamou-se “A Morte da Mulher Invisível “. Com o título de Requiem, vemos uma situação pra lá de peculiar onde a própria Susan Richards é chamada para dizer algumas palavras finais em seu próprio enterro.

Image and video hosting by TinyPic

Lá, estavam uma infinidade de heróis - Novos e Poderosos Vingadores juntos mais uma vez sem richas; Heróis da Iniciativa ao lado de vigilantes não registrados; Jovens Vingadores, Tchalla e sua esposa Tempestade e tantos outros personagens já bem conhecidos da Casa das Idéias. Também estavam ali nos Novos Defensores e até mesmo algumas situações engraçadas surgiram como o encontro entre Wolverines. Até mesmo o Vigia estava lá.

Image and video hosting by TinyPic

Susan tenta compensar com algumas palavras o clima triste do momento. Ela diz que morreu com muita idade e salvando o mundo. E isso para ela era uma honra. O Tocha faz nos céus um símbolo do grupo em memória da velha Susan. Os Novos Defensores agradecem por tudo e se despedem. Até mesmo a Psionica e o Tocha parece colocar todo os desentendimentos de lado e se beijam. O Quarteto fica sozinho no cemitério e, por fim, a jovem Sue finalmente chora.

Image and video hosting by TinyPic

De volta ao edifício Baxter, Reed encontra sua menininha montando o que ela batizou de trailer do Fantasticarro. O veículo é tão fabuloso que aparenta ser inúmeras vezes maior por dentro do que é por fora. Reed abraça a filha e diz que esta contente por ela finalmente revelar a eles aquele segredo sobre seu intelecto.

Valeria sorri para o pai, mas diz que esta preocupada com a reação de seu irmãozinho. Richards diz apenas para ela esperar um pouco mais até Franklin se acostumar com aquela irmãzinha superdotada. Contudo, a repercussão disso para o futuro do menino fantástico ainda é obscura.

Image and video hosting by TinyPic

Mais tarde, num lugar chamado Haia, Reed tem um encontro com Destino, que voltou a ser preso logo após os últimos eventos. Os dois falam asperamente sobre a morte da velha Susan e não demora muito para Destino começar a se inflar em seu discurso. Primeiro se gaba do fato de que o patético sentimento humanitário de Richards será a sua ruína. Em seguida, reclama que a sua prisão é um crime de Guerra já que a invasão a Latvéria foi injustificada.

Image and video hosting by TinyPic

E então, pela primeira vez em muitos anos, Destino fala de seu mestre. Comenta que quando ele surgir, terá muitos planos para a humanidade e que seu desejo por morte atormenta até mesmo o próprio Doom. Por fim, finaliza com uma piada doentia sobre o fato de Susan vir a morrer duas vezes.

Um interlúdio da história acontece nos céus de Nova York. A bordo do Fantasticarro, o Coisa faz uma proposta para sua atual namorada. Entregando um anel para Debs, ele a convida para casar. A garota mal consegue falar diante da situação.

Image and video hosting by TinyPic

Então, há uma dimensão dali, numa outra cidade de Nova York, uma coluna de fumaça mística surge chamando a atenção de todos. Dois vultos surgem dividindo um dialogo estranho. O primeiro questiona que espécie devem começar a matar desta vez. O outro é curto em sua resposta – Humanos.

Image and video hosting by TinyPic

De cara, dá pra ver que esse é o tal Mestre do Doom, já que toda a cena é narrada paralelamente com aquela conversa entre Victor e Reed na prisão. Pelo visto a coisa vai ficar bem feia mesmo pro lado do Quarteto. Mas alguém poderia esperar algo menos chocante vindo da duplinha arrasadora de Supremos?

Coveiro

comments powered by Disqus