sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Novos Vingadores: Reunião de família


New Avengers #47

Se existe uma dupla que simboliza o perfil dos Novos Vingadores desde seu surgimento, é aquela formada pelo casal Luke Cage e Jessica Jones. Forjada pelos roteiros de Brian Michael Bendis, esse quase anti-herói e heroína aposentada viveram muita coisa, desde a aproximação amorosa inusitada, passando pela concepção de sua filha Danielle e por seu casamento, até momentos em que preferiram ou foi preciso se afastar. Porém, no apagar de luzes da Invasão Secreta eles precisarão passar juntos por algo que nunca gostariam de enfrentar. Algo que envolve sua filha.

A história que encontramos em Novos Vingadores 70 se passa, inicialmente, algumas semanas antes dos eventos vivenciados no estágio final da invasão skrull, e mostra a dinâmica atabalhoada de dois pais de primeira viagem com sua filhinha recém nascida, revelando mais uma vez o carisma do casal. Ao conversarem sobre que histórias poderiam contar ou não contar a Danielle, em um momento familiar, sobre paternidade e maternidade em um mundo cheio de super heróis e super vilões, Luke acaba contando quando se apaixonou por Jessica – que, diferente do que ela pensava, não foi na primeira vez em que se viram.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

A história, até então desenhada por Billy Tan, volta bem mais no tempo, nos trazendo, com a arte de Michael Gaydos, aos bons tempos das revistas ALIAS e O Pulso, na qual Jessica era a protagonista. Luke a conhece ao arrebentar alguns carros que não permitiam a passagem de bombeiros e ambulâncias e situações de emergência, enfatizando para um motorista, de maneira nada delicada, porque eles eram mais importantes do que ele.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Logo Jessica surge aplaudindo suas ações, e Cage diz que estava ali justamente procurando por ela. Por seus serviços de investigadora particular. Já em seu escritório, ele explica que precisa achar seu pai, que se esconde dele há muito tempo por influencia do irmão de Luke, pois, acreditando piamente da mídia, não consegue ver no próprio filho o herói em que se tornou, mas apenas o bandido que muitos quiseram fazê-lo parecer.

E Luke só quer conversar com pai. Saber que tento se aproximar dele. Mesmo sabendo que ele procurou por Dakota North (que você pode ver nas histórias do Demolidor) e pensou em Jessica Drew (a Mulher-Aranha) antes de ir até ela, Jessica aceita o serviço.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Mais tarde, quando Luke estava junto ao Demolidor, ao Homem-Aranha e ao Punho de Ferro enfrentando a máfia japonesa Yakuza em plena Cozinha do Inferno, em Nova York, e uma mensagem de Jessica chega: ela encontrou seu pai. Em Atlanta, no estado da Georgia.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

A história chega na cidade do sul do país, com Jessica se aproximando da residência do sr. James Lucas, pai de Cage. Uma mulher na porta tenta convencê-la de que ele não mora ali, mas Jones sabe que agora ele usa o nome James Geary, e insiste. Uma discussão é iniciada quando ela se identifica como detetive, mas deixa claro que Luke está apenas atrás de uma conversa com o pai. Mas a mulher insiste na recusa de James em conversar com o filho.

A mulher, nitidamente esposa ou companheira de James, explica que ele não consegue aceitar o que Luke é, e dá a péssima notícia de que seu outro filho, James Júnior, faleceu. Mesmo sem convencer James sênior a se aproximar de Luke, afirma que ele está sempre de olho nele, apesar de ligá-lo a um passado que prefere esquecer.

Ela finalmente se identifica como esposa de James e reafirma que se houver reconciliação, será por iniciativa de James. Quando Jessica vai se despedir, pede que James saiba que eles estiveram ali. Surpresa, a mulher vê surgir atrás da detetive o filho de seu marido que há pouco nem sabia da existência, percebendo que ele ouvia tudo que conversavam.

Ao fundo, Luke vê o pai, mas não obtém resposta com seu chamado. De longe, pela tela da porta, olhando em seus olhos sem proferir um som sequer, acaba se retirando para o interior da casa.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Próximo dali, algum tempo depois, Luke e Jessica conversam e ela explica o porquê de ter achado melhor ele não ter ido. Em silêncio, o homem conhecido como Poderoso, parece mais frágil do que nunca, mesmo com sua pele impenetrável. A última pessoa que ele poderia chamar de família não o quer por perto.

Jessica o abraça, consolando-o, e logo faz uma piada sobre seu antigo visual para animá-lo, e consegue. Logo fica claro o quanto tudo isso o fez admira-la, e não apenas como detetive. Foi ali, naquele momento, que Luke Cage se apaixonou por Jessica Jones e, pouco a pouco, foi conseguindo de volta algo que tinha pensado perder para sempre: uma família.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

De volta ao quarto em que, semanas atrás, Luke contava essa história à filha (que acompanhava tudo em silêncio), ele fala com Jessica da possibilidade do modo de vida dos dois prejudicar a pequenina. Jones, demonstrando a força que cativou o ex-herói de aluguel, diz que são capazes de criá-la. Mesmo com medo, um medo que aflige toda mãe e todo pai de primeira viagem, eles seguem em frente para garantir à filha o que podem fazer de melhor.

De repente, a história volta para os momentos finais de Invasão Secreta 8, quando Jessica se dá conta que deixou Danielle à mercê do Jarvis skrull. Pela primeira vez em muito tempo se afastou da filha e agora a perdeu para um alienígena em fuga. Vemos esse momento da perspectiva de Luke, que levado à Torre pela Ms. Marvel se dá conta do que aconteceu, entrando em desespero, vislumbrando a perda de sua família uma segunda vez.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Mas nem Luke Cage nem Jessica Jones deixarão isso acontecer. Já na próxima edição, na ascensão do Reinado Sombrio de Norman Osborn, o resgate de Danielle Cage-Jones começa, e ele fará qualquer coisa para tê-la de volta. Qualquer coisa.


João

comments powered by Disqus