quinta-feira, 12 de novembro de 2009

X-Men e Quarteto Fantástico Millennium: Mate o cientista, salve o mundo

O universo Millennium passa por dias sombrios e incertos. Em mais de um sentido. Recentemente, os X-Men tiveram de lidar com a questão da droga Banshee, com efeito especial em mutantes, que usava o DNA de Wolverine como matéria-prima e teve integrantes da equipe como usuários. No fim da briga, a maioria dos membros saiu gravemente ferida, enquanto um revoltado Logan destruía o laboratório de fabricação da substância.

Já o Quarteto Fantástico acabou de encarar a destruição do reino da Atlântida, causada pela raça parasita conhecida como Hidra. Ao mesmo tempo, Reed e Sue enfrentam mais uma vez problemas em sua relação.


Capa



Agora, uma grande ameaça fará os caminhos das duas super-equipes se cruzarem mais uma vez. Em Marvel Millennium 94, nós descobrimos qual é, quando começa a fase “Rumo ao Ultimatum”, evento que promete abalar as estruturas do Ultiverso. Em mais de um sentido.

Daqui a 20 anos, na cidade de Nova York, uma estranha formação dos X-Men sequestra um trem. Formada por Wolverine, uma Vampira dotada de penas e garras de osso, uma Kitty Pryde que usa os lançadores de teia do Homem-Aranha, um jovem chamado Fênix e um, digamos, curioso Capitão América que ostenta o X no lugar dos símbolos de sua pátria, a equipe acredita que o que estão prestes a fazer é a única saída que têm. Após tirar os civis do lugar, o grupo choca o veículo contra o Edifício Baxter, numa explosão que aparenta ser um ato suicida.

No mesmo Edificío Baxter, só que no presente, Reed e Sue se preparam para um jantar de reconciliação, mesmo que ela tenha suas duvidas sobre a dedicação do namorado a tal. Logo que ele prova que ela está errada, o expresso do futuro faz sua entrada, através do dispositivo temporal de Richards, e quase acerta o casal. Logo, o resto do Quarteto Fantástico aparece e os X-Men do futuro se revelam. Assim que se cumprimentam, o grupo revela seu objetivo: matar Reed Richards e, assim, evitar que seu terrível futuro aconteça. Só que eles descobrem não ser tão fácil a tarefa de matar alguém que não possui órgãos internos. Enquanto pensa numa solução, a equipe subjuga o Quarteto e foge com seu líder capturado.

Longe dali, na Escola Para Jovens Superdotados do Professor Xavier, Vampira tenta conversar com Logan, lhe falando de seus motivos para usar a Banshee, que lhe permitia controlar seus poderes. Mas ele abomina a ideia de ter tido seu DNA usado mais uma vez e não quer que mais ninguém faça uso da droga novamente. A discussão é interrompida quando Jean Grey os convoca a uma reunião.

Os três membros remanescentes do Quarteto Fantástico estão lá, e querem ajuda para resgatar Reed, já que, segundo Sue, os sequestradores não machucariam os X-Men e, por tabela, a si mesmos. Depois de um atrito entre Logan e a Mulher Invisível, Jean usa o poder da Fênix para tentar localizar o grupo, enquanto Johnny tenta cantar sua ex-colega de classe Liz, que agora é a Flama dos X-Men. Grey consegue localizar a Vampira do futuro, e ela está no Edifício Baxter. Ao que tudo indica, a fuga foi uma ilusão, e os viajantes do tempo nunca saíram de lá.


1.1



No cativero de Richards, ele é deixado a sós com o jovem Fênix, enquanto seus captores não encontram um jeito de matá-lo. Ao ser torturado, Reed afirma conhecer o garoto. Ele já viu várias linhas temporais e possibilidades de futuro, e reconheceria seu filho Franklin em qualquer lugar. O jovem parece surpreso e nega tal afirmação, mas logo é atacado pelas costas por Wolverine. O resto do grupo vai verificar o que está havendo, ao ouvir um barulho, e descobre a situação. Franklin foi abatido por Wolverine, ou melhor, um exército de Wolverines ciborgues: os Sentinelas do futuro.

Enquanto os mutantes do futuro levam desvantagem na briga, os heróis de hoje se dirigem de volta ao local, e Ben Grimm também investe umas cantadas em Flama. Ao chegar, eles encontram a equipe futura derrotada, com poucos sobreviventes. Jean Grey não pode deixar de reconhecer no moribundo Capitão América seu namorado Scott Summers, que conta como foi assumir tal identidade: ele, Steve Rogers e Jean Grey tentaram uma investida contra os Sentinelas, mas eles anularam os poderes dos três. Ele deixou de ser mutante, Rogers envelheceu cem anos em um minuto e ele nem se atreve a revelar o destino da namorada, de tão terrível. Scott precisava reagir de alguma forma, e assumiu o manto do Capitão, em defesa dos mutantes.

Sobre o que aconteceu agora, ele explica que o grupo foi traído. O Wolverine deles não era Wolverine, mas apenas um Sentinela infiltrado. Dele, agora, só resta uma cabeça falante meio cômica, que se mostra confusa e afirma não ter tido a intenção de fazer o que fez, principalmente por amar Vampira – pois ela e Logan são namorados no futuro. Tendo sido Wolverine usado como modelo para os Sentinelas, a cabeça explica para o baixinho do presente que, no fundo, sente ser ele.


1.2



Scott morre, por fim, e Franklin revela que Reed Richards foi levado pelos Sentinelas. Sendo assim, todos resolvem se unir contra os robôs do futuro. Nele, o Sr. Fantástico se encontra prisioneiro no Edifício Baxter, junto de um grande número de mutantes. Usando suas habilidades super-humanas, ele consegue escapar da cela e, se esgueirando pelos corredores do prédio, acaba se deparando com Flama e, logo depois, com seus companheiros de equipe: um homem numa grande armadura, Namor e a Mulher Invisível, o Quarteto Fantástico do futuro. Sua esposa sabe que é confuso, mas, segundo ela, o mundo é sempre um lugar confuso.


1.3



Aqui começa e segunda e última parte da história, com uma cena onde um pequeno grupo que mistura membros das três equipes invade um Aeroporta-Aviões da SHIELD para contatar o prisioneiro Hank Pym. Seu objetivo é conseguir Partículas Pym para que Sue possa consertar a máquina do tempo de Reed, que foi danificada na última viagem. O que a tecnologia que permite alterações de tamanho em humanos pode ter a ver com viagem temporal eu passei longe de entender. Depois de cumprida esta breve missão, que me pareceu um tanto redundante, os grupos se reúnem no Edifício Baxter e se preparam para embarcar ao futuro.

É quando a Mulher Invisível releva que nunca foi sua intenção se aliar aos viajantes do tempo, já que, depois de tentarem assassinar Reed, ela não confia neles. Durante este momento de tensão, o grupo discute e decide mudar de estratégia: Já que matar Reed Richards parece impossível, talvez os heróis de hoje possam ajuda-los a mudar seu futuro de outra forma. Por fim, todos se unem mais uma vez e decidem embarcar, mas a madura Kitty explica haver um detalhe que complica um pouco as coisas: Seu futuro é governado por uma tirana que caça e aprisiona mutantes e superseres em geral na Zona-N, e essa mulher é Susan Richards.

Deixem-me só retomar o raciocínio: Para impedir que o reino sombrio de Sue se concretizasse, o grupo arriscou a vida para voltar no tempo e assassinar... Reed? É só um palpite meu, mas acho que a Sue do futuro se livrou dos gênios primeiro.

De volta à história, Reed se encontra sem palavras diante do Quarteto Fantástico do futuro. Depois de ele elogiar a beleza mantida por Sue, a equipe lhe explica que Flama substitui Johnny após sua morte e o homem de armadura e ninguém menos que Ben Grimm, curado de sua aparência de Coisa, graças ao dr. Richards. A alegria do Sr. Fantástico ao descobrir que conseguiu reverter o amigo à forma original é inevitável. Depois disso, Sue lhe explica que, vinte anos atrás, o mundo desmoronou e os X-Men são terroristas que a culpam disso. Mas este problema já está perto de ser solucionado. A Mulher Invisível diz que o que Reed fez com Ben, ele fará com todos.

A cavalaria avança, dividida em dois grupos: um deles vai ao Edifício Baxter resgatar Reed e o outro à Zona-N libertar todos os demais prisioneiros. Enquanto estes planejam a invasão da prisão e acabam se deparando com o Niquil e o primeiro se separa ao seguir integrantes do Quarteto do futuro pelos corredores do Baxter, Susan mostra ao antigo namorado a máquina que ele criou e batizou de “a promessa”. Ela conta que ele a usou em Ben e desapareceu em seguida, sendo que ninguém nunca mais conseguiu faze-la funcionar. Quando ela afirma ter sentido saudades dele todo o tempo e pede sua ajuda para ligar o aparelho, ele diz que, por ela, faria qualquer coisa.


2.1



Enquanto isso, na Zona-N, Niquil reconhece a Susan do passado, de antes de tudo acontecer, de antes dela perder Johnny. Nisso, ele revela que não está morto porque não é o Niquil original, e sim Reed Richards. No Baxter, Ben e Liz seguem suas versões futuras e descobrem que formam um casal. Como ouviram o sr. Grimm do futuro comentar que reconhece a loucura de Sue, os constrangidos jovens se apresentam. Perto dali, seus companheiros observam Namor, na tentativa de descobrir a localização de Reed. Mas, ao ver sua versão futura capturada pelo príncipe submarino, o Homem de Gelo avança, acompanhado de seus colegas de equipe. Eles vêem o Sr. Fantástico testar, com sucesso, sua arma removedora de poderes no mutante do futuro e começam uma briga. Susan foge com o dr. Richards, afirmando que são necessários em outro lugar.

Longe dali, o Reed do futuro explica à jovem Sue que perdeu seus poderes como efeito colateral da cura de Ben – tal como Steve Rogers, Ciclope e outros. Ele conta ainda que se reinventou como Niquil por essa ser a melhor forma de ganhar confiança do povo da Zona-N, após Susan chuta-lo para lá. A moça quer saber o que houve com o casal para terem acabado em situação tão terrível. Após lhe contar que Franklin é seu filho, Richards revela que Sue será testada em breve, pois algo que nem eles podem deter se aproxima, algo que foi chamado de “Ultimatum”. Eles serão definidos pela forma com que lidarão com isso, sobretudo ela e sua paixão.

Os heróis partem para a ofensiva contra o exército de Wolverines-Sentinelas e, em meio à batalha, Franklin absorve o poder da Fênix de Jean Grey, revelando-se como o verdadeiro traidor da equipe. Sua mãe chega, ordenando o fim da batalha em troca da vida do jovem Reed Richards. Enquanto isso, Wolverine, Vampira e a cabeça Sentinela se esgueiram por uma caverna nas proximidades. A cabeça conta a existência de um boato sobre algo chamado Molde Mestre, um sistema nervoso central que controla todos os Sentinelas. Wolverine consegue farejar com facilidade o Molde Mestre, reconhecendo se tratar dele mesmo, preso e mesclado a máquinas. Mesmo impressionado, Logan não exita ao dar cabo de sua versão futura e, nisso, os Sentinelas saem da jogada.


2.2



Com a queda dos robôs, Susan ordena a seu filho que mate todos os inimigos. É quando Johnny Storm lhe pergunta se ele também terá de morrer novamente. O Tocha Humana confessa que, ao ver sua estátua memorial, sentiu um certo alívio ao saber que havia sido ele em vez da irmã. Ele deduz que tudo isso é sua culpa; após sua morte, a irmã se tornou o que é agora e tudo isso aconteceu ao mundo. Emocionada, Sue explica que a culpada é ela, e confessa que faria diferente se tivesse chance. Aproveitando o momento de guarda baixa, o Reed Richards do presente usa a arma que Susan o convenceu a desenvolver nela e no filho.

Com isso, os heróis do futuro são libertados e Kitty Pryde agradece pela chance de lutar que lhes foi dada. Nisso, nossos heróis voltam ao presente. Apesar do que viu no futuro, Liz prefere não sair com Ben e acaba aceitando um convite de Johnny. Em Westchester, Wolverine e Vampira passam por situação semelhante, por serem namorados no futuro, mas nada com que piadas sobre a moça ter queda por robôs não os ajude a lidar. No Edifício Baxter, Reed e Sue temem a possibilidade de tudo aquilo se concretizar, mas seus laços estão fortalecidos e eles parecem otimistas. O rapaz afirma que ficarão juntos para sempre, e Susan torce para que ele esteja certo. Oferecendo-lhe uma aliança, ele diz ter certeza disso e, assim, a história termina.


2.3



A intenção deste crossover é claramente abrir caminho para a grande saga que vem por aí, armando o clima de “tudo pode acontecer” e criar expectativa nos leitores. O problema é que, com uma história tão cheia de clichês – a trama chega a ser bem parecida com o recente Confronto Supremo – e com um roteiro que se resolve de forma meio “jogada” na maior parte das vezes, essas expectativas acabam não se mostrando as melhores. O principal ponto positivo foi o bom trabalho dos artistas Dan Panosian e, principalmente, Eric Nguyen, que deram uma graça a mais nas seqüências que assumiram – a propósito, bola fora da Panini não creditar a equipe criativa na segunda parte. De qualquer forma, Jeph Loeb vem aí com seu Ultimatum, evento que pode significar o fim do Universo Millennium. Em mais de um sentido. Só nos resta esperar para ver. Ou não.

Léo

comments powered by Disqus