sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Cable: Armadilhas e Predadores


King-Size Cable Spectacular

A caçada de Bishop a Cable e a "menina messias" continua, como um jogo de gato-e-rato. Com momentos em que pensamos estar o X-Man renegado prestes à cumprir sua mórbida missão, acabamos percebendo que o velho soldado ainda consegue usar seus truque com eficácia. Mas o cerco se fecha, e parece apenas uma questão de tempo (muito tempo, se considerarmos as viagens temporais) até que estejam novamente frente a frente, de forma definitiva. Em uma edição gigante – King-Size Cable Spectacular no original – vemos mais um capítulo dessa caçada em X-Men Extra 94, por Duane Swierczynski nos roteiros e Ken Lashley nos desenhos.

O ano é 2118, e, mais uma vez enganado, Bishop cai em uma armadilha deixada por Cable. E nem o uso do dispositivo temporal anexado ao seu braço mecânico é suficiente para chegar ao seu objetivo. Nathan Summers é esperto demais para não pensar nisso. A surpresa é uma arma que Bishop ainda não conseguiu usar, mesmo quando seu alvo consegue apenas viajar para frente no tempo. E isso o deixa furioso.

Em um futuro não muito distante, Cable e a menina se tornam cada vez mais próximos. Ela já cresceu um pouco, conversa com ele, e nitidamente o vê como figura paterna. A única referência que teve de fato ao longo de sua curta vida.

Cable

Bishop, mesmo desesperado com as infinitas possibilidades de onde e quando Cable e a messias poderiam estar, deduz que viajam a pé, traçando um novo plano de busca. Não pode deixar de considerar que seu conhecimento do futuro (algo em torno de 80 anos a partir dos nossos dias, remetendo a quando esteve em um campo de concentração mutante) é bem menor que o de Cable, que remete a mais de 2000 anos a frente. Ainda assim, viagens temporais são confusas, o futuro é fluido, especialmente quando tratam da possibilidade de realidades alternativas.

É assim que Bishop tem a idéia de viajar para um futuro bem mais adiantado, mais exatamente 2592, encontrando um indivíduo isolado em um mundo apocalíptico, na Nova Sibéria. René Merryweather ainda se lembra de mutantes, e falando uma língua que só existe no século 26, dá pistas sobre a história do último mutante que viajava com uma criança. Essa história o remete a um local: Cedar Rapids, no Iwoa.

Cable

Em outro tempo e local, Cable e a messias se encontram em uma situação de perigo. Em uma espécie de bosque, eles descansam até que a menina é atacada por um grupo de animais selvagens, semelhantes a lobos, mas uma espécie monstruosa, desconhecida por qualquer um do século 21. Cansado, Cable tenta enfrentar os monstros enquanto a menina se esconde, mas é gravemente ferido no processo.

Cable

Bishop finalmente chega a Cedar Rapids, no ano de 2151, percebendo claramente a passagem da dupla que persegue por lá. Uma estátua dos dois jaz imponente no meio de uma praça do local congelado, coberto de neve. Ela estava ali porque aquele homem teria salvado a cidade da invasão de animais mutantes semelhantes àqueles que Cable agora enfrentava.

Porém, como já dissemos, Cable é tudo menos despreparado. Quando Bishop pergunta a um local sobre o homem da estátua, um velho barbudo grita para os outros que a profecia se cumpriu. A profecia, no caso, era um aviso de Cable que era possível aparecer um homem com descrição física de Bishop perguntando por ele e a menina, e que eles o deveriam atacar. Mais uma armadilha sagaz de Cable. Ferido, Bishop consegue finalmente escapar e continuar sua caminhada.

Cable

O mesmo Cable, no bosque, acredita ser bem sucedido no confronto com os lobos mutantes. Faz tudo que não tem feito nos últimos tempos: descuida-se. Com a menina em seus braços pisa em uma armadilha gigantesca, colocada ali para pegar uma das bestas que acabou de matar. Sua perna é dilacerada. O pior é a constatação de que ele não matou todas. E esta é imensa, uma espécie de urso, e nem um tiro de sua arma acaba com a besta, que tem a menina logo à sua frente.

Cable

De volta à residência de Merryweather, Bishop descobre que o homem o enviou propositalmente à Cedar Rapids, pois trabalha para proteger Cable e a menina, de acordo com o que estava registrado no diário de sua trisavó, Irene Merryweather, jornalista aliada de Cable no século 21. Isso custa a vida de Merryweather, e logo depois Bishop lê todos os diários, constatando que a maioria das histórias eram inventadas. Criadas por Irene para despistá-lo em sua caçada. Um plano de séculos, que espalhou pelo mundo seitas que esperavam apenas pela sua aparição para atacá-lo e matá-lo. Contudo, um registro escondido chama atenção. O suposto local da morte de Nathan, no século 23, nas Montanhas Rochosas. Onde ele lutou contra as bestas mutantes.

Voltando a esse tempo e local, vemos que ele consegue se livrar da armadilha e ir atrás da menina, ao mesmo tempo em que Bishop finalmente chega ao local, mas se move com cuidado, temendo novas armadilhas. Pensando na caçada, Bishop finalmente percebe algo que pode facilitar o cumprimento da missão. Lembrando-se do braço alvejado de Cable, deduz a verdade sobre sua limitação de apenas viajar para o futuro.

Mesmo muito assustada, a menina aprendeu muito bem com Cable e se esconde da besta, ao mesmo tempo em que o rastro de sangue guia Bishop. De repente, uma situação crítica. Cable e Bishop nos extremos, a besta e a menina entre os dois, em uma linha reta. Frente a frente. Mas é o caçador que atrai a atenção do monstro, que lhe dá muito trabalho para ser morta.

Cable

O mais irônico é que o pesado cadáver do animal tomba sobre ele, deixando-o imóvel. Com a visão livre para ver um rastejante e ferido Cable se aproximar da menina. Bishop erra o tiro, mas grita a plenos pulmões que descobriu que ele só pode viajar para o futuro, ou nem isso mais.

Quando tudo parece perdido, a confiança compartilhada entre Cable e a menina é a única coisa que os salva, permitindo um salto temporal no derradeiro momento. Bishop, irritado nota que o aparelho ainda funciona.

Cable

A ironia dele ter matado o monstro que poderia ter cumprido seu objetivo, de assassinar a menina, não lhe escapa. Ele a salvou indiretamente. Mas não se deixando abater, Bishop volta aos presente, e começará, a partir dali, o plano definitivo para assassinar a menina, finalmente pensando em surpreender Cable. Porém, antes, ele terá de encarar os X-Men.


João

comments powered by Disqus