segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Jovens X-men: O que faz de nós X-men

Com o fim dos X-men, muitos dos jovens mutantes ficaram sem um destino certo. Contudo, antes do chamado para São Francisco, os ex-novos x-men Pedreira, Pó, Lobinho, Olhos Vendados e um novato que se autointitulou Tatuado são convocado secretamente por Ciclope para um missão pra lá de suspeita – matar os Novos Mutantes originais. Isso tudo acaba se enrolando numa trama cheia de traições e mistérios, no qual recentemente descobrimos que está sendo orquestrada pelo vilão Donald Pierce.


Jovens X-men



Na edição anterior, número 93 da revista mensal X-men, somos levados a um prólogo onde Eric Glitter, o Tatuado, mostra como teve idéia para adquirir mais um de seus vastos poderes. Por alguns minutos, para o x-jato na frente da loja de seu amigo tatuador e faz um símbolo bem peculiar que se funcionar do jeito que pensa lhe dará os poderes telepáticos como o do Professor X.


Jovens X-men



Contundo, num primeiro teste a ser realizado com esse novo dom, Eric acaba falhando. Numa luta de treino contra Ciclope, ele afirma não conseguir ler a mente do líder. Scott diz que de fato seria impossível já que Xavier ergueu escudos telepáticos nele. Então, ele instrui para que o jovem teste seus novos poderes com os colegas Lobinho e Pedreira.

E assim é feito no caminho para Manhattan. Ele mostra seus poderes aos dois enquanto se preparam para o ataque ao Clube do Inferno. Aproveita e com um certo pesar afirma que acredita que Olhos Vendados não esteja no clube, mas isso certamente é uma resposta que ele não precisou da telepatia para obter.

Cerca de trinta minutos depois, o ataque está pronto para ser executado. Ciclope está de longe apenas instruindo o grupo, mas aparentemente não vai poder ajudar muito pois acabou sofrendo um furtivo ataque pelas costas. Lobinho, Pedreira e Tatuado sequer imaginam o que está acontecendo, mas naquele instante era tarde demais para adiar a invasão as dependências do clube.

Jovens X-men



Roberto da Costa, atual Lorde Imperial do Clube, e seu amigo Samuel Guthrie são os alvos. Contudo, mesmo em desvantagem numérica, eles não deixam de ter a vantagem no ataque. No meio do combate, Sam logo percebe que há um mal entendido, mas é difícil pra ele por um pouco de lucidez naquela garotada.

Jovens X-men



Enquanto isso, Ciclope encara aquele que o atacou. Finalmente, o misterioso observador nas sombras se revela. Ao que tudo indica, além do fator surpresa, o oponente tem outras vantagens. Ele se diz ficar mais forte no escuro. E além disso, conhece a verdade por trás de toda essa farsa graças a um amigo a quem chama de “Cifra”. Então, o misterioso mutante arranca o visor de quartzo rubi daquele Ciclope e o desmascara.

Jovens X-men



Ele não é quem pensávamos, mas sim é Donald Pierce, o andróide e ex-integrante do clube do Inferno realizando um dos seus articulados jogos duplos mais uma vez.

Jovens X-men



A conclusão desta história segue em X-men 95, lançada neste mês de Novembro. A luta entre a criatura das sombras e Donald Pierce se estende por toda a base atual até alcançar a enfermaria. Lá, acidentalmente o monstro misterioso acaba caindo pelo corpo tornado vidro da Pó e a esmigá-lha em vários pedaços.

Jovens X-men



Quase que imediatamente, chega a Magma no lugar, aumentando ainda mais as chances de derrota de Pierce. Ciente da desvantagem, o vilão se teletransporta para longe dali e segue adiante com seus planos.

Restam Magma e o mutante misterioso no lugar. A ex-nova mutante olha para os pedaços que sobraram da Pó e tem uma idéia para trazer a moça de volta. Usando seus dons mutantes, ela esquenta os cacos de vidro no chão ao ponto de revertê-los a forma de areia. Assim, em poucos segundos, Soraya ressurge na forma humana.

Jovens X-men



Enquanto isso, o combate segue feroz no Clube do Inferno. Sam tenta dar uma boa lição a molecada que parece cada vez mais resoluta em provar que pode derrotá-los. Em dado momento, Guthrie dispara com Lobinho e Tatuado para fora da Mansão que serve de sede para o Clube e acaba encontrando um dos jatos dos Jovens X-men ao redor.

Sem imaginar que lá dentro encontraria sua amiga Magma mais os seus dois novos amigos, Sam dispara contra ela e derruba o avião. Em seguida, Tatuado aproveita-se de um momento de distração do jovem sulista e o soca. Em seguida, utilizando os poderes concedidos a ele graças a uma tatuagem de asas que fez algum tempo atrás, Eric pega o Lobinho nos braços e começa a voar de volta para o clube com ele.

Jovens X-men



Dentro da Mansão, Beto e Pedreira estão num verdadeiro teste de forças. E aquela batalha poderia durar horas se não fossem interrompidos pela chegada de Magma, Pó, Sam e todos os demais ali. Já chega de jogos e farsas. Todos ali queriam explicações. E o misterioso mutante cinzento que acabaram de conhecer é quem podia dá-las.

Após breves explicações, as duas gerações de Jovens X-men decidem se unir não só para dar cabo do vilão Donald Pierce como também para resgatar duas amigas, Dani Moonstar e Ruth Aldine, a Mirage e a Olhos Vendados respectivamente. E nisso, o Tatuado pode ajudar, afinal, ele é o único que sabe onde fica o outro esconderijo do vilão ciborgue.

E eis que eles são levados até os subterrâneos onde Dani e Ruth são cativas. Sem ter idéia para onde ir no extenso labirinto de corredores daquelas cavernas, os X-men se dividem e isso acaba colocando os Jovens X-men Tatuado, Pedreira, Lobinho e Pó sozinhos mais uma vez. Sozinhos como na visão de Olhos Vendados, a mesma que previu que um dentre aqueles iria morrer.

O misterioso mutante das sombras segue por um dos corredores e parece se comunicar com alguém em seus pensamentos. Ele é direcionado exatamente para a prisão que detém Dani e Ruth. Arranca a porta de ferro com as próprias mãos e se apresenta pela primeira vez. Seu nome é Jonas Graymalkin.

Jovens X-men



E enquanto os demais X-men estão em cantos diferentes procurando por suas amigas, Lobinho resmunga para os demais sobre como foi tão facilmente enganado por um falso Ciclope que deu licença para eles matarem. E eis que surge Donald Pierce na frente de todos e pronto para dar um fim definitivo naquela criançada.

A cena segue bastante similar as visões de Olhos Vendados. Pierce está cercado pela galerinha mutantes em maior número, mas parte para cima deles resoluto. Então, depois de segundos, ouve-se um grito pavoroso.

Jovens X-men



Em seguida, um barulho que parece ser a Pó em ação. Ruth afirma de longe que com isso a mutante Soraya arrancou o rosto de Pierce com seus poderes. Então, mais um grito horrendo se alastra pelos corredores daquelas cavernas. É tarde demais.

Com um golpe, Pierce rasga a barriga de um dos jovens X-men. Todos olham absortos para a cena. Olhos Vendados lamenta ter que encarar isso mais de uma vez. Lobinho cai no chão quase sem vida e isso atrai a fúria de seu grande amigo, Pedreira.

Antes de desfalecer completamente, Lobinho pede para que Santo pare. Ele diz que eles são diferentes. Diz que Pierce tentou mudá-los, torná-los assassinos. Contudo, como ele afirma antes de morrer, os X-men não matam. E eles são X-men.

Jovens X-men



Há um silêncio entre todos. No final, eles venceram, mas isso custou mais uma vida. E esse parece ser sempre um destino trágico e rotineiro na vida das novas equipes de X-men. É o fim do primeiro arco desta nova revista com os jovens mutantes, assinada por Marc Guggenheim e Yanick Paquette.

Coveiro

comments powered by Disqus