sexta-feira, 11 de março de 2011

Novos Vingadores: Assalto à Torre dos Vingadores, o retorno

New Avengers Annual #3

Visando consolidar-se de vez na posição que conquistou após a invasão skrull, Norman Osborn tratou de eliminar uma Lista de alvos potencialmente ameaçadores a seus objetivos. Mal sucedido na maioria das tentativas, como contra seu maior adversário, está prestes a tentar uma cartada final, quando em um Cerco derradeiro pretende estender seu Reinado Sombrio à eternidade. Mas antes disso, outra motivação para essa medida desesperada se apresenta, quando o que parecia um de seus poucos sucessos vai por água abaixo com o resgate de Clint Barton, o Ronin, história de New Avengers Annual #3, por Brian Micheal Bendis e Mike Mayhew, que podemos ler em Novos Vingadores 85. E nessa história, uma antiga figura heróica volta à ativa.

Retomando o fim de A Lista: Vingadores, enquanto Osborn, ladeado por seus Vingadores Sombrios, tortura e ameaça Clint em troca de preciosas informações (não reveladas pelo prisioneiro), Bobbi Morse, a Harpia, percebe a besteira que o herói fez ao tentar assassinar Osborn sozinho. Quando se prepara para tentar resgatá-lo, é interpelada pela Mulher-Aranha e Ms. Marvel, que ficam sabendo do que ocorreu.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Preso no aeroporta-aviões acima da Torre dos Vingadores, Clint resiste e provoca Osborn caçoando de seu cabelo e o chamando de Duende Verde. É até mesmo mordido pelo Venom, e resiste bravamente às agressões, até ser nocauteado pelo Sentinela.

Dizendo para todos saírem, Osborn pede apenas que avisem sua assistente, Victoria Hand, de que precisa de seu “convidado especial”.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Enquanto a Mulher-Aranha tenta convencer Harpia a não ir sozinha resgatar Clint (o Capitão América, o Homem-Aranha e os outros estão indisponíveis), a xará da aracnídea, Jessica Jones, chega e é atualizada sobre o ocorrido. Ms. Marvel reforça a loucura de irem até lá sozinhas resgatá-lo, mas Jessica parece disposta a sair da “aposentadoria” e ajudar. Afinal, é o mínimo que pode fazer depois de ajudarem a salvar Luke.

Muita gente não lembra, mas ela tem poderes e já foi super-heroína. Será a volta da Safira?

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Não muito tempo depois, Clint recobra a consciência e se vê sozinho fora de sua cela, com um arco e algumas flechas à sua disposição. Andando com alguma cautela, ele logo se dá conta de que nada seria tão fácil assim.

De repente ele começa a reviver a primeira vez que morreu devido à loucura da Feiticeira Escarlate, nos eventos de Vingadores: A Queda, com seu corpo explodindo em chamas após adentra a turbina de uma nave kree.

Não demora para reviver a segunda morte, no mundo da Dinastia M, pouco antes de Wanda solapar quase todos os mutantes da Terra. E logo sabemos que tudo não passa de uma tortura mais profunda que o normal, promovida por Osborn e seu “convidado”, Mentallo, que tenta destruir a mente de Clint por dentro para obter as informações desejadas por Norman.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

O resgate de dores passadas continua. A resistência de Barton é grande, mas infelizmente Mentallo logo consegue a resposta. O esconderijo dos Novos Vingadores não é mais segredo, e como Patriota de Ferro Norman lidera seus Vingadores em um rápido assalto.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Eles logo detonam o apartamento, mas não há ninguém por lá. O local foi evacuado a tempo, na certeza de que conseguiriam a informação de Clint.

E a oportunidade foi perfeita para, desguarnecida de seus maiores protetores, a prisão de Clint fosse invadida pelas quatro vingadoras. Um sacrifício calculado, e necessário. Assim, passam facilmente pelos operativos do MARTELO e por Mentallo, resgatando Clint.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Ainda dá tempo de vermos como o Aranha descobre que o esconderijo dos Novos Vingadores foi destruído, fugir do ataque dos soldados do MARTELO e se dirigir ao local alternativo combinado previamente entre os membros do grupo, uma antiga base de Nick Fury.

É lá que todos se encontram, e que Clint pede desculpas pelos seus atos, reconhecendo sua burrice e impulsividade, dizendo que nunca quis colocar ninguém ali, principalmente a filha de Jessica e Luke, em perigo.

Enquanto Cage provoca Jessica, dizendo que ela parece disposta a voltar a ser heroína, Bucky lamenta que, até agora, não o grupo não realizou nenhuma ação efetiva para reverter a soberania de Osborn.

É nesse momento que são interpelados e surpreendidos por Steve Rogers. Depois de conversar com o presidente, ressurge com seu uniforme tradicional, fazendo o papel que sempre foi seu à frente dos Vingadores: liderança.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

E é sob essa liderança que finalmente farão alguma coisa a respeito de Osborn, preparando-se para derrubá-lo na iminência d’O Cerco.


João

comments powered by Disqus