segunda-feira, 11 de abril de 2011

Thunderbolts: Agentes descartáveis

Thunderbolts #140

Com uma mistura de receio de alguns membros, e da exagerada autoconfiança de outros, muito menos preparados do que deviam, os Thunderbolts seguem em mais uma missão, e, no processo, recebem um novo membro selecionado por Norman Osborn. Max Markham, o Urso. Porém, mesmo com experiência em enfrentar os Agentes da Fundação Atlas, será o grupo de mercenários que atualmente compõem os T-Bolts capaz de resistir oponentes poderosos, com dissidências internas e uma liderança totalmente desequilibrada? Nas edições 14 e 15 Reinado Sombrio, Jeff Parker e Miguel Sepulveda colocaram a equipe secreta de Osborn em situações que podem acelerar seu total colapso antes mesmo do início d’O Cerco a Asgard.

A vingança de Norman contra a Fundação Atlas começa “mal”, já que o novo membro é altamente questionável por seu passado inexpressivo. Enquanto se dirigem ao local de confronto, na Louisiana, e recebem informações sobre os membros da Atlas: James Woo, seu líder; a princesa atlante Namora, a força bruta e estratégia do Homem-Gorila, o poderoso Uraniano; o andróide M-11 e a encantadora Vênus.

Eles chegam ao meio de um pântano, onde uma fábrica da Atlas, da qual nem mesmo a atual direção tem conhecimento, produz material para bombas químicas, altamente tóxicos, na qual o Homem-Formiga já se infiltrou. Sob as ordens do Flagelo, ele e o Fantasma plantam detonadores para que chamem a atenção de Woo e seu grupo de elite.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

A detonação é feita às pressas, e por pouco o Homem-Formiga não se torna uma das vítimas, o que não passa desapercebido quando eles se encontram com o restante do grupo. Depois de mais um chilique do ultra disciplinador Flagelo, o Fantasma injeta em todos um antídoto às substâncias que estavam prestes a espalhar por todo o local com a explosão, e que poderia simplesmente corroer a carne até os ossos. Os funcionários da fábrica não tiveram a mesma sorte.

Não demora para chegar o disco voador do Uraniano, trazendo os Agentes da Atlas. O contra-ataque rápido e coordenado dos Thunderbolts deixa claro para eles que foi tudo uma armadilha. Porém, diante dos poderes hipnóticos de Vênus, apenas o calejado Urso é capaz de se proteger a tempo. Os outros caem sob seu feitiço, revelando um pouco de seus sonhos e fantasmas interiores.

O problema é que o Flagelo (já sabemos que ele é o Bazuca!) é um ser totalmente perturbado, e sua reação aos poderes de Vênus é violenta, interrompendo seu ataque psíquico para no momento em que é salva por Woo.

Mas o líder de campo dos T-Bolts sofre com uma forte pancada de Namora, perdendo sua máscara. A violência da atlante deixa o Sr. X extasiado. E ele usa seus poderes de premonição para sobreviver a uma luta contra uma oponente tão poderosa.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

Mas esses poderes não funcionam com M-11, e ele é logo imobilizado, tudo sob observação de um etéreo e invisível Fantasma. Não demora também para o fraco Carrasco cair.

Recuperando a consciência, Flagelo questiona o porquê de terem sido mandados para uma missão na qual seriam facilmente massacrados. Por que Osborn fez isso? Aos poucos se dá conta do quanto não são nada de valor para seu patrão, soldados, peões aleatoriamente descartáveis para que ele atinja seus próprios objetivos.

O Paladino é capturado e interrogado, enquanto o Homem-Formiga também se esconde (como o Fantasma) com seus poderes de encolhimento, já pensando em como vai sumir do mapa.

Enquanto os Agentes da Atlas parecem começar a sentir os efeitos dos elementos químicos em suspensão no ar, o que é confirmado pelo Uraniano, o Flagelo se enfurece com sua situação subalterna e descartável. Recoloca sua máscara e, em um rompante de violência, estripa o alienígena na frente de seus amigos.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

Para tristeza do Homem-Formiga, a situação muda a partir daí. Com o efeito do gás venenoso aumentando nos Atlas e com o susto causado pelo ataque, os T-Bolts partem para o contra-golpe. Porém, não contavam com a reação desesperada de Vênus ao ver o corpo de Bob, o Uraniano, às portas da morte. O choro de lamentação se torna em um efeito “inverso” de seu encantamento usual, levando todos à sua volta a sensações terríveis, remetendo aos piores medos e traumas de cada um.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

Assim ficamos sabendo de alguns dos fundamentos da psique e intenções de cada um dos T-Bolts, com exceção do Fantasma. A violência constante do Carrasco desde sua infância; o medo de Paladino em se tornar um verdadeiro vilão; o pavor que o Urso tem do Homem-Aranha; o maior inimigo que o Sr. X nunca conseguiu derrotar, Wolverine; a impotência sentida pelo Flagelo (do Bazuca) na possibilidade de não haver mais uma guerra para lutar; e mesmo o remorso do Homem-Formiga por tratar tão mal as mulheres.

Dando conta do único ainda capaz de lutar, M-11, o Fantasma vê o Uraniano se levantar e interromper o canto de Vênus. Ele revela que tudo não passou de uma ilusão mental, criada por ele para estudar melhor seus oponentes, e se surpreende com a fragilidade da mente do líder de seus adversários. Assim, os Atlas correm para o disco do Uraniano para diminuir os efeitos dos gases tóxicos.

O Homem-Formiga é o primeiro a reganhar sua consciência, e logo tenta por seu plano de fuga em andamento novamente. Aproveitando isso, o Uraniano leva Woo de volta à mente do Flagelo, revelando inclusive seu nome verdadeiro, Frank Simpson, e sua identidade anterior como Bazuca. É ali que deixarão uma armadilha para Osborn.

Thunderbolts: Reinado Sombrio

Obviamente ambientada na Guerra do Vietnã, a mente do Bazuca logo é moldada para que ele se convença de que Norman Osborn é um traidor, que deve ser assassinado no momento em que ele estiver em sua presença novamente. Mesmo que depois o Uraniano pense que deveria ter feito um serviço mais detalhado.

Depois deles partirem, o Carrasco conversa sobre seu irmão e sua família com o Homem-Formiga. Mas logo são reunidos sob o comando do Flagelo, que ironicamente diz que todos ali são senhores de suas próprias mentes, partindo de volta à base para, mais uma vez, levar a notícia de um fracasso.

Descobrimos que o Fantasma espionava o disco do Uraniano, mas logo parte para atacar o Homem de Ferro, como os leitores de Homem de Ferro & Thor sabem muito bem.

Os Thunderbolts voltam ao Cubo pensando o que falar com Osborn e o que o Fantasma descobriria ao espionar o disco dos Atlas. E não demora para que recebam uma mensagem de seu patrão. Todos se reúnem em um círculo para ouvir a mensagem holográfica de Norman.

Mas não é um uma reprimenda, e sim uma mudança drástica de planos relacionada a’O Cerco, dizendo que precisa designá-lo para uma missão em Broxton, por confiar e se orgulhar de todos ali. Porém, o gatilho mental implantado pelo Uraniano, como ele mesmo temia, não era tão detalhado, e ao ver apenas a imagem de Norman já foi o suficiente para que o Flagelo sacasse sua arma e atirasse...

Thunderbolts: Reinado Sombrio

...e acertasse na testa do Carrasco, matando-o instantaneamente para a surpresa e pavor de todos os outros. Descartáveis ou não, os Thunderbolts sofrem uma grave baixa, reduzindo quase a zero uma moral já muito reduzida pelas seguidas falhas, prestes a iniciarem a principal missão que essa formação já realizou. Custará tamanha falta de integração a vida de mais de seus membros, inclusive aqueles que estão ali a contragosto?


João

comments powered by Disqus