terça-feira, 4 de agosto de 2015

Inimigos Superiores do Homem-Aranha: A Cartada Final


E nesse mês de julho, temos então o encerramento não só da revista Teia do Homem-Aranha superior, como também do título mais surpreendente que aportou por aqui este ano. Os Inimigos Superiores do Homem-Aranha finalmente chegam ao seu derradeiro fim neste número 8, conquistando assim o equivalente a 17 edições americanas de pleno sucesso nas mãos de Nick Spencer.

Depois de tantos jogos e traições, a gangue está unida mais uma vez. Bumerangue, Besouro, Corisco e Turbo finalmente se entenderam e estavam dispostos a dividir os ganhos do último golpe na casa do Camaleão até que o Schocker apareceu. Erguendo a cabeça do Cabelo de Prata e surpreendendo a todos com aquele trunfo, Herman tinha todas as cartas na mão. O único problema era que era idiota demais para aproveitar a chance.


Mais uma vez ludibriado pelo resto da equipe, Schoker é posto de lado - literalmente enterrado - e o Bumerangue iria certamente aproveitar a chance de ter encontrado tão facilmente o Cabelo de Prata e propor que os quatro vilões dividissem o comando da volta da Maggia. Seria um ótimo plano se por acaso desta vez os outros do grupo não tivessem um pingo de confiança no Fred e decidissem trair o grupo. Todos ao mesmo tempo.

Besouro decidiu contar o caso a seu papai, o Lápide, e propor uma parceria para ambos comandar a nova Maggia. Turbo achou que era uma boa maneira de compensar tudo que devia ao Sr. Negativo e revelou tudo para o gângster. Corisco resolveu abrir o jogo para o Conde Nefária e sua filha, a Madame Máscara, e ganhar uma graninha nisso tudo. Fora isso, temos ainda o Coruja e o Camaleão, que vendo como foram enganados por vilões de quinta categoria, decidiram unir forças para dar uma lição neles. Ah, e eu devo ter esquecido de mencionar o Justiceiro - verdadeiro e original - chegando na cidade para agitar ainda mais essa festa.

Desta vez, Fred estava realmente acreditando que o grupo junto poderia dar certo. Decidiu visitar a recente amiga (ou seria namorada?), mas foi expulso a tiros do apartamento dela. Já Abner Jenkins tentou pedir ajuda até aos Vingadores para lidar com a situação do Bumerangue, que começava a ficar descontrolada. E por fim, o Schoker escapou mais uma vez da morte graças a um Homem-Híbrido arrependido e estava disposto a mudar de atitude. Chega de ser o vilão bobinho e bonzinho. E tudo isso até o final desta edição fará sentido e estará realmente interligado.

Não preciso falar como é óbvio que essa traição tripla da Besouro, Corisco e Turbo deu muito errado. Ao invés de uma negociação tranquila com o remanescentes da Maggia, o que tivemos ali foi uma baita quebra-pau de supervilões e gangues. Como não havia lado certo para se lutar, praticamente quase todos estavam se matando ali. Até mesmo, o Bumerangue se deu mal e acabou sendo lixado... enquanto Fred Meyers fugia. Mas como assim?

Para explicar isso, lá vamos nós recapitular mais uma vez as peripécias de Meyers, que simplesmente decidiu raptar o lançador Demang Dendak dos Yankees e naquela noite roubar o seu lugar graças a um soro do Camaleão que ele roubou do cara em histórias anteriores. Fred explica então daquele seu jeito como organizou tudo - desde raptar Abe Jenkins e fazer ele vestir seu uniforme de Bumerangue até enrolar o vilãozinho Miragem para que roubasse e fugisse com o verdadeiro Quadro do Doutor Destino para ele.

Fred queria mostrar pra sua gatinha como ele no final de tudo conseguiu sair por cima. O que ele não imaginava era que a tal mina era um disfarce da Gata Negra. Ciente de que o quadro do Destino era verdadeiro, Felicia se desfez de sua peruca e levou aquele supertrunfo para sua casa. Já o Fred, antes do lançamento final que poderia garantir a redenção de sua alma em jogos de Baseball, acabou recebendo uma ligação de ultima hora do Coruja. Ele estava na plateia e poderia desculpar tudo que Meyers aprontou se ele errasse o último lance. O Coruja ganharia muito com uma aposta. Era uma oferta tentadora, mas ele ousaria furar uma boa jogada de novo depois de tudo isso?


Bem, a resposta dessa questão Fred Meyers e Nick Spencer deixaram em aberto para a imaginação de vocês . É um excelente recurso narrativo para fechar essa serie com chave de ouro. Quanto ao resto da gangue, eles nem se saíram tão mal assim. Corisco conseguiu ganhar um processo em cima do Punho de Ferro. Abe Jenkins foi salvo pelo Homem de Ferro de um lixamento que poderia mata-lo. Besouro e Turbo, que achavam que estavam com o quadro original do Destino, foram abordados pelo mesmo antes de fugir. Mas sobreviveram ao encontro. E por fim, de maneira surpreendente, Schoker é quem sai por cima. Além de retomar a cabeça do Cabelo de Prata, ele dá uma pisa do Justiceiro. E usando o Schocker-Carro.


Nick Spencer fecha aqui essa divertida e descompromissada história que eu não lia com tanta ânsia desde os tempos da Nova Onda do Warren Ellis. O bom é que muito em breve o roteirista estará por aí dando as caras na nova mensal do Homem-Formiga e parece que ele mantém o mesmo ritmo inovador e irreverente que vimos aqui. É claro que seria pedir demais um encadernado com essas histórias no futuro, mas é algo que seria recomendadíssimo pra quem não leu. De qualquer modo, já me dei por satisfeito. Fred e sua trupe enriqueceram as páginas dessa revista bimensal como nunca e encerram com chave de ouro a longa estrada da Teia do Homem-Aranha este ano.

Sergio

comments powered by Disqus