quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Em Foco: "O Messias vem; quando ele vier, nos anunciará tudo"

A saga Segundo Advento chegou ao fim, sendo a última parte da trilogia envolvendo a Messias Mutante. Mas de onde veio o termo "messias" que rapidamente os mutantes usaram para nomear Esperança Summers? É exatamente sobre isso que tratarei aqui, explorando os messias da vida real e seus paralelos no Universo Marvel.

Messias

O significado da palavra messias vem do hebraico e significa "o ungido" ou "o consagrado". No Velho Testamento foi profetizado que viria um homem, descendente do Rei Davi, que libertaria Israel e restauraria o reino deste. Segundo os cristãos, esse homem já veio e é Jesus Cristo.

Messias

Jesus, sem sombra de dúvida, é o messias mais importante, dando origem ao Cristianismo (e suas subdivisões) e sendo citado até mesmo em outras religiões como Islamismo e Judaísmo.

No Islamismo ele é Isa ibn Maryam (tradução para "Jesus, filho de Maria"), sendo considerado pelo Alcorão como um dos profetas mais amados por Alá (o penúltimo de uma linhagem), mas não um ser divino e muito menos filho de Deus. Já para o Judaísmo, afirmar que Jesus era o messias e filho de Deus é uma heresia, argumentando que ele não cumpriu a profecia e não exibia as qualificações certas para um messias, além de ter descumprido os ensinamentos da Torá. Os judeus esperavam um rei guerreiro, que os libertaria e governaria aqui na Terra, o que os faz esperar pela vinda até os dias de hoje.

Essa libertação e esse reinado, para os cristãos, é espiritual. Portanto, eles acreditam na divindade de Cristo, em sua morte e ressurreição, no seu Segundo Advento (olhaí um paralelo da vida real sendo usado nas HQs), resultando na derrota definitiva do mal e em um reino eterno de prosperidade e paz. No Cristianismo as principais subdivisões são a Católica e a Protestante, com a principal diferença ser a da primeira adotar o uso de imagens e adoração aos santos, enquanto a segunda adora apenas a trindade de Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) e não utiliza imagens.

Graças à Jesus, o termo messias ganhou um sentido mais amplo do que apenas "o ungido", tornando-se sinônimo para uma figura semidivina ou divina que está na Terra com a missão de ser um salvador para seu povo.

Já que falei sobre a presença de Jesus no Islamismo e no Judaísmo, tratarei também de suas figuras messiânicas. No primeiro temos a do profeta Maomé (Mohammed, em árabe).

Messias

É considerado o último profeta de Deus na Terra (precedido por Jesus, Davi, Moisés, Jacó, Ismael, Isaque e Abraão), tendo recebido essa missão do próprio Arcanjo Gabriel, no ano de 610, enquanto meditava e orava em uma caverna no Monte Hira. Inspirado por essa visitação, Maomé escreveu versos que após sua morte foram reunidos e formaram o Alcorão. Ele não contrariou completamente o Judaísmo e Cristianismo, afirmando que havia sido enviado para restaurar os ensinamentos originais de ambas, que haviam sido corrompidos.

Inicialmente, sua mensagem foi rejeitada por alguns grupos e ele começou a sofrer perseguição, junto com seus seguidores. Mudou-se para a atual Medina, liderando a primeira comunidade muçulmana. Depois de alguns anos de batalhas, seu grupo venceu os inimigos de Meca, além de tribos da Árabia, unificando todo o território sob a nova religião. Depois da morte de Maomé, seus seguidores se dividiram entre sunitas e xiitas, já que estes consideravam Ali ibn Abi Talib o sucessor legítimo de Maomé, gerando conflitos até hoje.

Já para os judeus, temos a figura messiânica de Moisés, o libertador do povo hebreu.

Messias

Moisés foi visitado no Monte de Horebe por Deus, que apareceu em uma árvore queimando com chamas divinas, recebendo a missão de libertar o povo de Israel da escravidão no Egito. Ele não apenas o fez, mas realizou a tarefa valendo-se de feitos grandiosos, como as 10 Pragas do Egito (águas em sangue, rãs, piolhos, moscas, pestes nos animais, sarna que rebentava em úlceras, saraiva com fogo, gafanhotos, trevas e morte dos primogênitos) e o mais conhecido de todos, a abertura do Mar Vermelho, que permitiu a travessia do povo de Israel, afogando os egípcios assim que estes tentaram fazer o mesmo.

Além disso, Moisés foi ao Monte Sinai trazendo as tábuas da Lei, onde constavam, entre vários outros, os 10 Mandamentos (Não terás outros deuses diante de mim, Não farás para ti imagem de escultura, Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, Lembra-te do dia do sábado, Honra a teu pai e a tua mãe, Não matarás, Não adulterarás, Não furtarás, Não dirás falso testemunho contra o teu próximo, Não cobiçarás a casa do teu próximo), escrevendo também os livros que formam o começo do Velho Testamento e a Torá judaica.

Depois de libertar o povo da escravidão, Moisés ainda passaria por várias lutas pelo deserto, até levar todos para a Terra Prometida, missão que foi cumprida, mas que o próprio não pôde vivenciar, já que por um ato de desobediência, foi proibido de entrar na terra, podendo apenas observá-la à distância, pouco antes de sua morte.

Uma curiosidade: temendo o aumento do povo israelita, o Faraó mandou exterminar todos os meninos hebreus, ainda bebês, fato repetido por Herodes, muitos anos depois, tentando evitar que o profetizado rei dos judeus surgisse. Moisés sobreviveu no primeiro caso e Jesus no segundo. Partindo para os quadrinhos, o que os Purificadores fizeram quando Esperança nasceu?

Saindo do ocidente e indo para o oriente, temos ainda duas figuras messiânicas importantes: Buda e Krishna.

Messias

O primeiro, nascido Siddhartha Gautama, era um príncipe que rejeitou a vida material em troca de algo espiritual, após testemunhar o sofrimento humano em diversos encontros. Através da meditação, afirmou ter entrado no Nirvana, um estado de calma, paz, pureza de pensamentos, libertação, transgressão física e de pensamentos, elevação espiritual e o acordar à realidade. Tornou-se assim o Buda (chamado por alguns de Supremo Buda), criando uma ordem de monges que deveriam passar seus ensinamentos adiante. Afirmava que não era um deus e que a capacidade de elevação espiritual estava dentro de todos, mas possui uma característica de libertador e salvador, aumentada por sua renúncia ao mundo material ter sido profetizada e pela lenda que um demônio teria aparecido para ele, durante sua meditação, prometendo um falso Nirvana.

Atualmente é retratado como um homem gordo, representando prosperidade e fartura, mas na realidade ele era extremamente magro, justamente por sua renúncia aos bens materiais e seus jejuns.

Já Krishna é considerado o 8º avatar do deus hindu Vishnu, responsável pela manutenção do universo. O Rei Kamsa tomou o poder após prender o próprio pai, mas uma profecia dizia que o 8º filho da princesa Devaki seria um avatar de Vishnu e levaria o tirano à morte. Temendo pela própria vida, Kamsa resolveu matar Devaki, mas ela foi poupada graças às súplicas do marido, o nobre Vasudeva. O casal foi aprisionado e era vigiado sempre, tendo seus filhos mortos assim que nasciam. Agora como os dois conseguiam gerar filhos em uma situação dessas e com gente olhando é a pergunta que me faço.

Com o tempo, Kamsa mandou matar todos os meninos do reino, temendo que Vishnu usasse algum deles (olha aí, acontecendo novamente). Quando Krishna nasceu, foi poupado pelos guardas, conseguindo escapar durante toda sua vida, mesmo de demônios invocados por Kamsa, tornando-se um adulto e acabando com a tirania do rei, colocando seu pai no lugar. A existência de Krishna é questionada por alguns, mas o movimento Hare Krishna o considera a suprema personalidade, sendo assim, a origem de todas as encarnações seguintes.

Messias

Depois de conhecer ou relembrar os principais messias do mundo real, é hora de fazer o mesmo com seus correspondentes dos quadrinhos. O primeiro deles, sem dúvida, é Magneto.

Messias

A característica messiânica do personagem é antiga, começando já com sua primeira equipe, chamada de Irmandade de Mutantes. Uma irmandade era o nome dado a associações católicas, surgidas na Europa Medieval, que se reuniam com o propósito de promover cultos aos santos. Posteriormente, o mestre do magnetismo manipulou os habitantes da Terra Selvagem, dando origem aos Metamorfos, que passaram a chamá-lo de "Criador" (um dos nomes de Deus).

No entanto, esse aspecto do vilão aumentou nos anos 90, com o surgimento do grupo de mutantes que se autodenominava Acólitos, que roubaram uma espaçonave e chegaram ao Asteróide M jurando fidelidade à causa de Magneto. O fervor religioso do grupo, somado ao fato de Magnus transformar sua base orbital em abrigo para qualquer membro de sua espécie consolidou-o como o messias mutante do momento. E de onde vem o termo Acólito? Os Acólitos eram membros da Igreja Católica instituídos para auxiliar o sacerdote nas cerimônias, principalmente nas missas. Também eram responsáveis por cuidar do altar e distribuir a sagrada comunhão.

Outra característica de um messias é ter um traidor. Moisés foi traído pelos irmãos em ocasiões diferentes e o apóstolo Judas entregou Jesus para a morte. No caso de Magneto, foi o acólito Fabian Cortez, que depois de debilitar a saúde do vilão ativou um canhão de plasma, com o objetivo de matar todos no Asteróide M. Com seus poderes Magnus deu tempo para os X-Men saírem, mas seus Acólitos permaneceram ao seu lado até o fim.

Com Magneto transformado em mártir, Cortez criou novos Acólitos ainda mais dedicados à causa. Só que o vilão não tinha morrido, retornando com a estação orbital de Ávalon e enviando o mutante Exodus para ser o caminho ao seu novo lar nos céus. Os Acólitos abandonaram Cortez e seguiram Magneto, permanecendo unidos mesmo depois que ele ficou em coma após um ataque de Charles Xavier. Nesse período, Exodus dizia que Magneto falava através dele, autoproclamando-se representante único do mutante entre seus seguidores.

Exodus é o nome do 2º livro de Moisés (Êxodo, em português) e fala da saída dos hebreus da escravidão no Egito e o início de sua caminhada para a Terra Prometida. Justamente a missão que Exodus tinha, já que conduziria os mutantes da opressão na Terra para Ávalon. A postura dele também encontra muitos paralelos na vida real, afinal, ele como representante de Magneto tinha uma postura mais radical e violenta, até deturpando o que o Magnus queria. Quantos grupos radicais islâmicos não deturpam os ensinamentos de sua própria religião? Além da barbárie das Cruzadas e da Inquisição, deturpando os preceitos cristãos.

Depois da destruição de Ávalon, Magneto retornou quando tomou o governo de Genosha, ainda com os Acólitos servindo-o, mas depois da destruição do país e do Dia M o grupo se afastou de seu mestre, seguindo Exodus e sendo uma das facções interessadas na messias mutante. Recentemente, o grupo acabou quando Charles Xavier demonstrou, apenas com conversa, que os Acólitos tinham tornado-se obsoletos nos novos tempos.

Falando em tempo, outro messias é Cable, o escolhido do Clã Askani.

Messias

Cable é Nathan Summers, filho de Scott Summers e Madelyne Pryor, que teve uma infância normal (bem, "normal" para o filho de um X-Man) até ser infectado por um vírus tecno-orgânico, inserido nele por Apocalipse. Sem opção para salvar o filho, Scott concordou em deixar uma mulher chamada Askani levá-lo ao futuro, onde seria curado, já que ela disse ter vindo ali justamente com a missão de salvar "o escolhido". Depois de passar uma dura infância ao lado dos pais adotivos Magro e Ruivha (os próprios Scott e Jean, levados ao futuro pela Madre Askani, fundadora do clã e filha do casal de um outro futuro alternativo, que depois de conviver com eles no passado dela, nosso presente, tinha sido levada ao futuro de Cable e...ok, deixa pra lá), Nathan aprendeu a controlar o vírus em seu corpo com a telecinese e em uma batalha que envolveu sua família, seu clone Conflyto e Apocalipse, acabou resultando na derrota do vilão.

No entanto, a guerra de Cable estava apenas começando. O inimigo que estava destinado a derrotar estava morto, mas ainda existia um futuro desolado repleto de perigos, incluindo Conflyto, que viria a tornar-se seu pior inimigo. Nathan foi arregimentando aliados, mas a guerra lhe custou caro, vitimando sua esposa Aliya e arruinando a mente de Tyler, seu filho que sofreu lavagem cerebral e tornou-se seu inimigo. Cable logo percebeu que sua guerra não seria vencida em seu próprio tempo, mas no passado e ele viajou para os tempos atuais.

Criou o grupo de mercenários Matilha, transformou os Novos Mutantes na primeira X-Force, enfrentou Apocalipse e virou um salvador na ilha de Providência. Porém, descobrimos recentemente que sua principal missão no presente não era derrotar Apocalipse e nem nada disso, mas proteger Esperança Summers, a messias mutante, e prepará-la para trilhar o caminho de salvadora de sua espécie. Traçando um paralelo, Nathan assumiu um papel semelhante ao de João Batista, que foi tido por um messias em seus dias de pregação, mas afirmava que sua missão era preparar o caminho para o verdadeiro salvador, dando a vida por essa causa.

E já que falei de Cable, nada melhor do que abordar uma espécie de "versão alternativa" do herói, o mutante Nate Grey, o X-Man.

Messias

O mutante Legião despertou do coma e empreendeu uma viagem ao passado, com o objeto de eliminar Magneto na juventude. A missão deu errado e ele, acidentalmente, acabou eliminando seu próprio pai, o telepata Charles Xavier, criando assim uma nova realidade, a Era do Apocalipse, onde esse vilão reinava supremo, enfrentando um grupo de X-Men rebeldes liderados por Magneto. No meio desse mundo caótico, uma grande esperança repousava nas mãos de Nate Grey, um jovem mutante telepata e telecinético.

Nate foi criado em laboratório pelo Sr.Sinistro daquele mundo, que usou o DNA de Scott Summers e Jean Grey para gerá-lo. Dessa forma, Nate é geneticamente igual ao Cable, mas sem as limitações do vírus tecno-orgânico, ou seja, ele é muito mais poderoso.

Quando seus grandes poderes se manifestaram conseguiu fugir do laboratório, recebendo uma pequena ajuda de Scott. Encontrado por Forge, Nate foi criado por ele junto à um pequeno grupo de rebeldes mutantes, recebendo sempre conselhos e sendo preparado para o dia que enfrentaria Apocalipse. Forge enxergava o potencial de seu protegido, mas também via sua impulsividade, procurando controlar justamente isso.

Seus esforços foram por água abaixo quando um misterioso homem chamado Essex juntou-se ao grupo. Forge não gostava dele, mas Nate aceitava de bom grado seus conselhos, que o incentivavam a usar cada vez mais seus poderes. Isso acabou chamando atenção de Apocalipse, que enviou assassinos contra o grupo, dizimando-o quase que completamente.

Por fim, Forge acabou morto por Essex, que revelou-se como o próprio Sinistro. Revoltado, Nate acabou matando o vilão e juntou-se à batalha final contra Apocalipse, mas não pôde ver o final dela, já que seu contato com o Cristal M’kraan o tirou de lá, transportando-o para a velha realidade 616 de sempre.

Em seu novo mundo viveu sus próprias aventuras, ressuscitando Madelyne acidentalmente, quase matou Cable e lutou contra Charles Xavier, sendo o primeiro a perceber a presença de Massacre na mente do telepata e quase tornou-se hospedeiro de Apocalipse durante a Saga dos 12, sendo salvo por Scott Summers. Durante sua estadia em Nova York começou a ajudar pessoas no Central Park, usando seus poderes para aconselhá-las e curar traumas, conseguindo vários seguidores que faziam fila para vê-lo. Passou a ser chamado de profeta, o que chamou a atenção da impressa e levou Peter Parker ao local. Os dois ficaram bem amigos e Nate até passou o Natal na casa do herói, junto com a esposa dele, Mary Jane (ops, será que isso ainda existe?).

Essa fama de Nate cresceu mais ainda quando foi tocado por um médico e este adquiriu poderes de cura, restaurando o braço de uma jovem. Esse seu papel cresceu ainda mais quando tornou-se o "Xamã da Tribo Mutante", usando seus grandes poderes para curar e ajudar os outros mutantes. Tempos depois, um ser alienígena chamado Anti-Homem chegou ao planeta para inserir seu código genético em todas as células vivas do planeta, para que seu povo pudesse consumir essa energia. Nate deu a vida para salvar o planeta, fundindo-se ao vilão, dissipando os dois pelo mundo todo e curando-o.

Recentemente, ele foi revivido pelos X-Men Sombrios de Norman Osborn. Nate tentou derrotar o vilão entrando em sua mente e usando a personalidade Duende Verde, mas seu plano fracassou e terminou como combustível para o máquina que energizava o Arma Ômega. Com o fim do Reinado Sombrio seu destino ainda é desconhecido.

Agora saindo um pouco do universo mutante, certa vez uma jovem chegou ao escritório de Matt Murdock com um bebê, afirmando que aquele era o próprio Jesus de volta, o messias em seu segundo advento. Ela tinha dado à luz, mesmo sendo virgem e um anjo tinha ordenando que o bebê deveria ser entregue ao Murdock.

Messias

Ainda sem entender direito o que tinha acontecido, Matt recebe a visita de um senhor, que dizia ser representante de um grupo muito antigo e secreto e pede a posse do bebê, afirmando que aquele na verdade era o anticristo. Seja lá quem fosse o bebê, a vida de Murdock começa a ser assolada por desgraças, com seu melhor amigo preso sob acusação de assassinato e sua namorada descobrindo que tem AIDS.

Correndo em busca de respostas, o Demolidor procura o Dr.Estranho, que invoca o próprio Mefisto, deixando-o devidamente vendado e preso. Divertindo-se, o demônio zomba, dizendo que o amigo que está com Stephen devia ler mais a Bíblia, pois lá dizia que o salvador voltaria em glória, não como um bebê novamente. Em seguida, Mefisto demonstra saber quem está com o místico e ainda dá a entender que o bebê está em perigo. O Demolidor corre, encontrando um verdadeiro massacre no convento onde tinha escondido a criança.

Claro que o Mercenário era o responsável pela matança. Ele derrota o herói, leva a criança e ainda mata Karen Page, que morre nos braços de Matt. Na conclusão, tudo é revelado como uma trama de um moribundo Mysterio, que desejava uma última grande luta antes do fim. O Demolidor consegue salvar a criança e o vilão se suicida no final. Para tocar o coração do herói e dos leitores, a criança (que era uma menina, na verdade) recebe o nome de Karen.

Bem, óbvio que em um Universo tão amplo, não existiriam messias apenas na Terra. Por isso, rumamos para Sakaar, onde uma antiga profecia falava da chegada de um salvador...ou seria um destruidor de mundos?

Messias

A chegada do Hulk nesse planeta, exilado da Terra pelos Illuminati, reforçou e reacendeu a crença nessa antiga profecia. Por ser muito antiga, nunca ficava muito claro se os profetizados "Filho de Saakar" e "Quebra-Mundos" eram seres diferentes ou a mesma entidade em papéis diferentes.

Seja como for, a população de Saakar começou a acreditar naquele monstro verde como seu salvador, uma vez que ele foi colocado como gladiador na arena, mas junto com outros gladiadores formou um Pacto de Guerra e desafiou a tirania do Rei Vermelho. Fora isso, o sangue do Cicatriz Verde (como passou a ser chamado), quando derramado nos campos de batalha, fazia germinar vegetação.

Por fim, o Rei Vermelho foi morto e o povo bradava longa vida ao Rei Verde e sua Rainha Caiera. Uma nova era se iniciava para ele, com um novo amor e um filho à caminho, mas que durou muito pouco, pois um defeito causou a explosão da nave dos Illuminati, matando boa parte da população do planeta, incluindo Caiera. Tomado pela vingança, o Rei Verde juntou seu Pacto de Guerra e os sobreviventes do planeta e declarou guerra ao planeta Terra. Depois de muita luta, foi revelado que a explosão foi provocada por partidários do Rei Vermelho e Miek, um dos membros do Pacto, presenciou tudo e se calou, traindo seu Rei Verde, pois queria a ira e a guerra de volta.

Então, o Hulk seria realmente um salvador e um destruidor de mundos, certo? Bem, seria, mas o gigante verde não só fez esse papel, mas gerou aqueles que cumpriram a profecia de maneira mais completa: seus filhos, Skaar e Hiro-Kala.

Messias

Caiera conseguiu sobreviver unindo-se ao planeta, protegendo seus dois filhos no processo. Skaar herdou as habilidades do pai e da mãe, possuindo a força gama e o controle do poder antigo, tornando-se um "Hulk bárbaro", com extremo ódio de seu pai e culpando-o por tudo que tinha acontecido. Já Hiro-Kala, menos poderoso inicialmente, tornou-se escravo e só veio a conhecer sua própria história posteriormente, possuindo maior controle sobre o poder antigo, mas sem a força do pai.

Consumido em ódio, Skaar nada fez para salvar seu mundo de ser devorado por Galactus e foi banido por Caiera, chegando à Terra, onde foi confrontado por heróis da Terra e treinado por Bruce Banner para o confronto iminente com o Hulk. No entanto, a luta segue um rumo inesperado quando Skaar reconhece o heroísmo de seu pai e os dois conseguem chegar, ao menos, a um momento de paz.

Hiro-Kala partiu com os sobreviventes de Saakar em busca de um novo planeta. Ele se auto-proclamou único filho de Saakar, mas também tomou para si a alcunha de destruidor de mundos.

Por fim, temos a messias mutante do momento: Esperança Summers.

Messias

As palavras "Chega de Mutantes" proferidas pela Feiticeira Escarlate reduziram a população mutante a cerca de duas centenas e, para piorar, não ocorriam novos nascimentos mutantes em nenhum lugar. Hank McCoy tentou buscar uma solução em várias frentes, mas fracassou. Parecia que só um milagre poderia salvar a espécie mutante da extinção plena.

E ele ocorreu. Um nascimento mutante aconteceu no Alaska, estourando todas as escalas. Infelizmente, não só os X-Men o detectaram. Os fanáticos Purificadores, como dito mais acima, assassinaram várias crianças em prol de eliminar apenas uma, como apenas ocorre com verdadeiros messias.

Em meio ao caos, o mutante Cable, como também já dito, tornou-se o ferrenho protetor da menina. Grupos rivais se enfrentavam para conseguir colocar as mãos na criança, todos acreditando que ela seria a verdadeira esperança de sobrevivência dos mutantes, portanto, ela seria a chave para o fim ou um novo começo.

No fim dessa primeira etapa, Cable fugiu para o futuro, visando proteger a menina, mas como sempre ocorrem nas vidas dessas figuras, um traidor surgiu: Lucas Bishop. O mutante acredita piamente que a menina é a responsável por seu terrível futuro e tornou-se obsecado em eliminá-la, começando um intenso jogo de gato e rato por vários anos.

Enquanto isso, no presente Scott Summers aguardava o retorno da menina, assim como cristãos esperam a volta de Jesus ou os judeus esperam seus messias, baseado apenas em pura fé. Sim, tudo se resume a uma questão de fé, já que Esperança nada fez para provar que é uma messias, todos apenas acreditam ou não nisso. Scott chegou a enviar sua X-Force ao futuro para ajudar seu filho, até que finalmente Esperança, já com 17 anos, retornou ao presente com seu pai adotivo.

Claro que forças contrárias se levantaram, encarnadas pelo terrível Bastion, chegando ao ponto de isolar todos os mutantes e a extinção ficar bem próxima. Nesse ínterim, muitos perderam a vida, desde pouco conhecidos como Ariel até velhos amigos como Noturno, culminando na emocionante morte de Cable, garantindo o retorno da X-Force, que tinha ido ao futuro desativar os Ninrods.

Em fúria, Esperança manifestou vários poderes, como se a própria raça mutante inteira vivesse nela, derrotando Bastion de vez. Depois disso, os mutantes a olham com desconfiança, até o próprio Ciclope perguntando se eles tinham acertado. No fim, cinco novas assinaturas mutantes ao redor do planeta comprovam: a fé foi recompensada.


Bem, esses são os principais messias da Marvel. Curioso observar que a maioria deles está envolvida com os mutantes, mas funciona muito melhor, se pararmos para pensar, já que um povo perseguido, pertencente a uma minoria, sem dúvida encaixa bem com a idéia de um salvador que chegaria para salvá-los.

Outra questão interessante é que alguns desses messias da ficção caminham juntos com a possibilidade de também serem destruidores. Esperança é acusada por Bishop, enquando o Hulk e seus filhos são destruidores e Magneto salvaria a raça mutante obliterando outro povo. Se acompanharmos as figuras messiânicas reais, algumas delas carregam isso, como Moisés, que trouxe pragas para o Egito.

Isso levaria também a pensarmos nos opostos, os "anticristos" da ficção e da vida real, mas isso fica para outro Em Foco.


Eddie

P.S. título do artigo tirado de João 4:25

comments powered by Disqus