segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Academia de Vingadores: Mantenha seus amigos perto, e seus inimigos...

Depois do Cerco, depois que as coisas foram colocadas nos seus devidos lugares, uma Era Heróica se inicia. Heróica mesmo, já que os Vingadores chegam com mais e mais títulos às revistas. Um novo título que estreou nas páginas brasileiras este mês foi “Academia de Vingadores”. Novos personagens e novas problemáticas num novo tipo de grupo de Vingadores, um novo começo.

Photobucket

Os Vingadores nunca foram um grupo que tivesse a premissa de ensinar heróis, como vemos nos X-Men, por exemplo. Por um motivo bem simples, os X-Men surgiram como uma escola, e, cada vez mais, existiam jovens mutantes que precisavam aprender a controlar seus poderes, logo, o grupo X é voltado para treinar e acolher mutantes seja para se tornarem heróis ou não. Já os Vingadores é uma equipe que surgiu da união de diversos seres poderosos que já atuavam como heróis, já controlavam seus poderes, só precisavam se unir em prol de defender o mundo de grandes ameaças que eles, sozinhos, não podiam enfrentar. Até porque, diferente dos mutantes que tem um motivo de apresentarem poderes, não é toda hora que um acidente de laboratório acontece, um super gênio cria uma armadura ou se criam super-soldados por aí. O surgimento de super-poderosos não-mutantes deveria ser um evento mais raro. Deveria porque não é o que vemos nos últimos anos, surgindo e surgindo grupos de heróis não-mutantes por aí.

O mais próximo que vimos de um recrutamento e treinamento de Vingadores seria o feito na Iniciativa que perdeu seu rumo com os últimos eventos no Universo Marvel e, inclusive, alguns de seus ex-membros se encontram aqui. E, eis que agora na Era Heróica, quando tudo parece estar encaminhando e os Vingadores mais “resolvidos” do que nunca, que surge uma “Academia de Vingadores”. Título novo, com personagens novos (os recrutas) e antigos (os tutores) com publicação iniciada no Brasil na revista Os Vingadores 92. Os professores responsáveis são Hank Pym, Tigresa, Justiça, Speedball (que não quer mais ser chamado de Suplício) e Mercúrio. Cada um com sua razão de estar ali, mas principalmente uma forma de redenção, já que são “as ovelhas negras dos Vingadores” como inclusive é definido por Greer. Como é um título novo, com apenas uma edição publicada, não vamos no alongar em análises aqui, vou apenas apresentar os novos personagens introduzidos ao nosso universo:

Madeline “Maddy” Berry ou Véu: A típica menina tímida excluída no colégio. Seus poderes se manifestaram a primeira vez exatamente em um momento de humilhação adolescente. O poder é se transformar em forma gasosa e irá matá-la aos poucos se Pym não puder fazer nada. Foi contatada por Osborn no início de seu mandato e, sem saber com quem se metia, aceitou pesquisar mais afundo até onde seus dons iam. É a adolescente comum com todas suas dúvidas, tanto que a história é narrada do seu ponto de vista.



Jennifer Takeda ou Radiação: Exala lixo tóxico, radiação e outras formas de substâncias mortais. Norman a seqüestrou e fez seus poderes funcionarem. Depois disso a vida perfeita que levava foi ralo abaixo com os pais doentes e o namorado internado. Toda ela era tóxica: saliva, suor, hálito. Tem que usar um traje de contenção pro resto da vida... não é de se admirar que seja a “revoltada” da turma.




Ken Mack ou “Vigoroso”: Forte, grande, deformado. Não foi muito bem mencionado se existem poderes específicos além destes, mas ele tem aparência de caveira em seu rosto e músculos de lutador de vale tudo no corpo, embora aparentemente não possa sentir quando é tocado. Tem esperanças de que Pym o ajude a “voltar ao normal”. O “brincalhão” do grupo, o tipo burro, mas amigável.




Humberto Lopez ou Réptil: Partes de Dinossauro que “nascem” de seu corpo. Teve treinamento na Iniciativa e, talvez por isso, se sente acima dos outros. Pretende ser o líder do grupo porque se acha bom mesmo pra isso.



Chocante (sem nome real revelado): Poderes Elétricos, galanteador (com a delicadeza de um elefante). Ou, como a própria companheira Tática descreveu muito bem: “um macho alfa inseguro tentando mostrar dominância em novo território”. Desobediente e possível problema, mas não aparenta ser muito inteligente. O típico menino que recebe atenção no colégio.



Tática (sem nome real revelado): Polímata (ou seja, alguém que detém conhecimento amplo de diversas áreas). Se formou no M.I.T. com 14 anos, treinava para as Olimpíadas quando foi recrutada por Osborn e é extremamente talentosa nas artes marciais. Segura de si (até demais), não está ali pra fazer amigos, mas pra aprimorar seu talento. Como toda mente brilhante, um tanto anti-social.



Nenhuma explicação da origem dos poderes é dada ainda, só se sabe que todos foram recrutados por Osborn e tiveram seus poderes ou acionados ou intensificados por ele. Mas o grande revés que trará algo de interessante a trama é quando os alunos descobrem que seus mentores guardam algum segredo sobre eles e, quebrando toda segurança, descobrem qual é. Eles não são os jovens mais brilhantes e com mais potencial abordados por Norman (como os foi dito), eles foram os mais torturados e maltratados pelo vilão. Eles são uma bomba relógio ambulante e estão ali para não explodirem. Os heróis os convocaram não porque acreditam neles, mas porque tem medo deles. E Tática acrescenta que “eles deveriam ter”.

Photobucket



Cammy

comments powered by Disqus