sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Steve Rogers: Traidores do Sonho

Com a queda de Osborn um mar de otimismo tomou conta dos heróis, que abraçaram de todo coração essa Era Heróica. Muito disso é graças ao novo posto de Steve Rogers, que deixou seu uniforme de Capitão América com seu antigo parceiro e assumiu o cargo de Diretor de Segurança Nacional. Tamanha responsabilidade tornou Steve o novo personagem onipresente da Marvel, o que não o impede de ter suas missões solo, como fica claro em Avante, Vingadores! nº49.

Steve Rogers

Tudo começa com um atentado que tira a vida de um cientista de uma empresa farmacêutica chamada Nextin. Esta empresa era praticamente desconhecida, até um certo Prof. Jacob Erskine tornar-se representante da empresa. Se vocês acharam o nome familiar é porque lembraram de Abraham Erskine, o criador do soro do supersoldado.

Steve Rogers

Porém, Steve lembra que o professor não teve filhos, mas Peter Wisdom revela que trata-se de um neto bastardo que retomou o nome da família e que, por coincidência, é filho de Tyler Paxton, candidato do Projeto Renascimento e amigo de Rogers.

E por que Wisdom, sem o conhecimento de seus superiores, está partilhando essas informações com Rogers? Porque Jacob passou a usar o nome do avô para atrair clientes, já que afirmava que a Nextin desvendou o soro do supersoldado e planejava vender a fórmula.

Steve então vai até Madripoor, invade uma festa da Nextin, enfrenta seguranças aprimorados com o soro e choca-se com a semelhança que a esposa de Erskine tem com alguém do seu passado. É interessante observar a raiva que Steve sente nesse momento em que percebe os seguranças com o soro, pois não é nem um pouco uma questão de ego, ele não se preocupa que outros supersoldados existindo o fariam ser "apenas mais um", mas com o risco que isso representa, tanto para o mundo, como para os homens "aprimorados".

Steve Rogers

Finalmente Steve está cara a cara com Jacob, mas este revela que apenas queria chamar a atenção do super-soldado, pois queria uma amostra de sangue do único homem em que o soro deu certo, usando a fórmula para curar o câncer. Claro que o herói não acredita em nada, falando do jogo feito com a semelhança da Sra.Erskine com uma mulher morta há 70 anos, fora o pelotão de "super-seguranças". Jacob demonstra não saber do que Steve está falando, começa a falar algo sobre seu chefe de segurança e uma bala atravessa a janela, tirando a vida do professor.

Steve Rogers

Steve não consegue capturar o atirador, ficando com apenas suspeitas. Seria realmente Myron Canus, o chefe de segurança, um traidor? Ou a bela viúva Anita Erskine?

Rogers, agindo semelhante ao Demolidor, sai por Madripoor espancando alguns criminosos, mas isso apenas lhe convence que o assassino não é local, o que ajuda na teoria de serviço interno. Sharon Carter é encarregada de investigar Myron, enquanto Steve confronta Anita, uma sósia perfeita de Cynthia Glass, o primeiro amor de Rogers que era, na verdade, uma espiã nazista que desafiou seus superiores e morreu salvando o Capitão.

Anita parece confusa, não lembrando de Steve, mas sentindo um déjà vu e beijando-o. Angustiada, ela foge e nesse momento Sharon o contata, revelando que Myron existe há apenas um ano, mais precisamente desde o casamento de Jacob, e tudo anterior a isso era inventado. Curioso que eu percebi a verdade nesse momento, junto com o herói, percebendo o assassino remoto, carro matando o cientista, a mulher-cópia e o próprio nome: Myron Canus...Mecanus.

Steve Rogers

Sim, o inimigo sintético do Capitão América está de volta e, logo de cara, neutraliza o soro de Steve, tornando-o fraco novamente. Em posse do inimigo, ele revela o quanto manipulou Jacob, valendo-se de sua criação Anita, para convencer o cientista a mudar de nome, tudo para conseguir capturar o único homem em que o soro do supersoldado funcionou.

Triunfante, Mecanus parte para leiloar sua versão do soro, deixando Steve aprisionado. Aqui entra algo muito bom, abordado inclusive em nosso podcast sobre o filme do Capitão, que é o fato de Steve não ter se tornado um herói por causa do soro, mas sim antes. Flashbacks de sua infância se intercalam com o presente, mostrando que o homem que ele se tornou nasceu naqueles anos sofridos, dentro de uma noção de justiça, além de ter se tornado o combatente mais bem treinado do mundo, independente do soro.

Conseguindo escapar dos brutamontes, Rogers religa Anita, que revela como Mecanus fez para desligá-lo. O vilão não neutralizou o soro e sim os efeitos dos raios vita sobre ele, bastando uma nova dose para o supersoldado retornar com tudo.

Steve Rogers

Junto com o Fera, seu colega nos Vingadores Secretos, Steve traça sua estratégia. O herói invade o leilão do soro, travando uma luta ferrenha com Mecanus. A destruição é grande, restando apenas a cabeça do vilão, que tenta transferir-se para outro dispositivo, percebendo que todos os sistemas eletrônicos foram destruídos por Anita enquanto os dois lutavam, ao mesmo tempo que a recepção via satélite está bloqueada.

Claro que ainda restava a própria Anita, mas ela estava disposta a deter o vilão a qualquer custo, aceitando uma alteração do Fera que permitiria tráfego sem fio entrar nela, mas não sair.

Steve Rogers

Com Mecanus derrotado e as amostras do soro apreendidas, a missão teria sido um sucesso, se Hank McCoy não revelasse que aquelas amostras não eram do soro do supersoldado. Steve questiona o que teria sido aquela missão inteira, mas a resposta ele não tem de imediato, ao contrário de nós. Jacob Erskine está vivo, realmente era um traidor como Wisdom acreditava e tudo não passou de uma conspiração para ter acesso ao sangue de um experimento bem sucedido do supersoldado.

Agora Jacob, junto com uma organização chamada Conselho das Sombras, está procurando rapazes com o mesmo perfil de Rogers, seguindo a lógica de que se o soro deu certo com Steve Rogers, basta criar outro.

Steve Rogers

Assim termina a mini-série Steve Rogers: Super-Soldier, escrita por Ed Brubaker e desenhada por Dale Eaglesham, que teve seus quatro números compilados nessa edição. Acredito que valeu muito a pena, pois além de valorizar bastante o heroísmo de Rogers em diversos momentos, acho ótima a idéia de uma "versão maligna do Prof. Erskine", pois as possibilidades são inúmeras. Fora isso, os mais atentos perceberam que Conselho das Sombras é o mesmo nome da organização que atacou Sharon e roubou a Coroa da Serpente, em Vingadores Secretos. Estaríamos testemunhando o nascimento de uma nova organização maligna na Marvel? Sinceramente, eu torço muito que sim, pois é bom variar um pouco de Hidra, IMA e Tentáculo.

Por fim, além dessa mini, completam a edição uma tocante história, onde Steve vai ao funeral de um soldado morto durante O Cerco, precisando encarar a viúva e buscando conhecer aquele homem que morreu sob seu comando, guardando a plaqueta de identificação dele junto a de muito outros homens valorosos que morreram em combate. História bem tocante, mostrando mais do bom caráter de Rogers e porque ele é um símbolo tão forte para tantos heróis.


Eddie

P.S. existem ainda duas pequenas histórias do Homem de Ferro nessa edição, que não valem o tempo que gastei escrevendo essa frase dizendo que elas estão lá.

comments powered by Disqus