quinta-feira, 7 de junho de 2012

Teia do Homem-Aranha: Versões Distorcidas

Artigo escrito por nosso colaborador, Guilherme Prado

Aranha crossover

Estou de volta aqui para falar da revista Teia do Homem-Aranha, desta vez sobre a edição 12, com sete histórias, seis do cabeça de teia e uma do Flash Thompson. Tudo isso em 148 páginas de pura diversão, menos para mim que tive que comprar duas vezes porque perdi uma das edições não sei onde. Enfim...

A história principal é a “Identidades em Guerra”, que começa em Amazing Spider-Man Annual 38. De cara, somos surpreendidos com um novo Aranha. E não estou falando do Aranha do Universo Ultimate. E não é só o uniforme que nos surpreende. Vemos o Dr. Octopus sendo derrotado em dois quadrinhos e uma estátua do nosso herói que também nos chamam muita atenção. Como o próprio Peter diz em seus pensamentos relutantes, “é a vida perfeita”. Mas isso merece explicações...


Aranha crossover

Para entender melhor vamos ter que voltar uns dias antes, onde temos o nosso Aranha ajudando um outro Aranha de um universo paralelo (até aí, nada de mais) que parece estar seriamente ferido. Então, nosso herói acaba aceitando uma estranha missão de ficar como substituto neste novo universo. Ainda confuso? Vamos voltar um pouco mais então.


Aranha crossover

Agora sim, vamos começar do universo 616 (não o site, mas a realidade mesmo), o regular, onde o feliz Peter Parker trabalha em seu mais novo emprego (que ele arrumou na edição do mês de junho de Homem-Aranha), como cientista nos laboratórios Horizonte. E eis que surge um certo outro herói (ou vilão ele ainda não ter certeza) que invade o mesmo laboratório contratado por algum grupo criminoso qualquer (afinal, ele só quer ser pago). Seu nome? Deadpool.

Quando finalmente Deadpool chega com o bando ao seu destino - uma das salas do laboratório Horizonte - eles se deparam com um Translocador Paradimensional à base de energia quântica e aceleração eletrostática. Embora não faça ideia de como sabe disso, ele é o cara ideal para por essa máquina para funcionar, já que aparentemente ele usa as ondas cerebrais para focar em uma dimensão específica, o que acaba por gerar um desgaste que leva o usuário à morte. Como nosso amigo de traje vermelho tem um conveniente fator de cura, ele é o “cara” e com isso o bando pretendia buscar uma dimensão rica em tesouros.

Aranha crossover

Só uma coisa estava fora dessa equação: um dos inusitados membros da folha de pagamento do laboratório Horizonte, o Dr. Bruce Banner, estava realizando um interessante trabalho como consultor, e acaba dando de cara com o grupo de bandidos tentando se teleportar.

Com o silêncio que só o Hulk consegue propagar, logo o Aranha também se junta a festa, e antes que alguém pudesse entender o que de fato estava acontecendo, temos dois Peter Parkers, um Hulk a menos e um Deadpool inconsciente. Agora sim os outros parágrafos lá de cima começam a fazer sentido. Bom, nem tanto.

Após essa breve explicação de como tudo isso pode ter acontecido, sabemos que os laboratórios Horizonte estavam fazendo experiências com realidades paralelas. E é coerente que o universo ‘mais próximo’ no espaço extradimensional seja um em que estivesse ocorrendo um evento similar concorrente - Deadpool e Aranhas parecidos. Bandidos similares cometendo um crime igual e atrás de um aparelho semelhante.”.

Com o “Espetacular Homem-Aranha” abatido pela explosão dimensional, o nosso Aranha decide ajudar. Afinal, esta realidade não é de todo o mau. Logo que volta as ruas, agora como o “Espetacular Homem-Aranha”, o Aranha regular já enfrenta o Rino de cara, mas que após mais dois quadros desiste e se entrega.

Afinal, quem vai querer sair na mão com o herói que derrotou sozinho Thanos e o Galactus. “Nunca me acharam inteligente, mas eu tenho cérebro de sobra para saber que não da para derrotar o Espetacular Homem Aranha” ele diz. E assim vamos descobrindo mais algumas particularidades deste mundo, como o fato de não haver outros heróis, afinal quem precisa de outro se você tem o “Espetacular Homem-Aranha”.


Aranha crossover


De volta a vida de Peter Parker, vemos como este mundo não é um lugar bom apenas para o Aranha. As Indústrias Parker vão muito bem de saúde, e seu diretor Peter Parker não tem do que reclamar. Ele tem uma família que o ama, seus Tios Ben e May vivos e saudáveis, além de duas namoradas lindas e apaixonadas - Gwen e Mary Jane. O que mais Peter poderia querer da vida?

É justamente a família, seu tio, quem ele mais precisa ver, que não apenas está vivo, mas que também treinou o sobrinho, ajudando-o a se tornar o herói que é o “Espetacular Homem Aranha”. Sua tia May está mais distante, mas os mesmos ditados e o mesmo carinho que os Parkers sempre tiveram, prevalecem. Pelo menos, é o que parecia.

Após tomar um gole do chá, o tio Ben tem um acesso de fúria, quando perguntado sobre o futuro amoroso do sobrinho. “São duas vagabundas interesseiras! Se Peter não fosse tão rico, popular e poderoso... Nenhuma delas daria a mínima!” diz o velho. E neste momento, Peter cai desacordado no chão.

Acorde. Creio que te devo uma explicação” diz uma voz para o recém reanimado herói. De volta a Aranha Caverna, o Peter está preso, um refém do “Espetacular Homem Aranha” e Ben Parker. A explicação é dada: Foi tudo um plano armado pelo Espetacular Homem-Aranha que ficou tão forte, roubando os poderes dos Aranhas das outras dimensões, quanto mais “comia”, maior era a sua fome.

Aranha crossover

E foi no último momento, antes do nosso Aranha ter sua energia toda drenada, que sua “Espetacular” contraparte toma consciência do que tem feito e impede seu tio o mate, tomando o lugar do herói e se sacrificando. O Aranha então decide abandonar esta distorcida família Parker, e se concentrar em conseguir voltar para casa. O primeiro passo é encontrar um desaparecido Bruce Banner, que não pode mais virar o Hulk, embora não faça ideia do porquê.

“Homem Aranha, mesmo que a máquina funcione e seja possível voltar para casa... o que é bem difícil... eu não vou. Sinto muito por tudo que você passou, mas pelo menos para mim... este mundo é perfeito. Bom demais para ser verdade” afirma Bruce. E assim se encerra o primeiro ato de três partes desta história, com um Aranha em busca do seu caminho de casa e dois Deadpool fazendo guerra de travesseiros.

Na segunda parte de “Identidades em Guerra”, logo de cara temos o nosso Deadpool muito encrencado, prestes a ser explodido por um Doutor Destino Vermelho. A história decorre sem delongas, lá se vai Deadpool e com isso o Destino Vermelho, que aqui se chama Máscara Mortal, se livra do seu adversário, sabe-se lá o porquê. E não, esse não é o fim da parte dois. Vamos agora é ver o que aconteceu nas histórias pelos olhos de Wade Wilson.

Ok, começamos do mesmo ponto, com uma invasão, explosões, Hulk, até ai tudo igual. Daí, história segue quando Deadpool encontra sua contra-parte daquela realidade, o Lista Negra. Os dois se divertem a beça, e nas palavras do próprio herói (ou vilão eles ainda não decidiram): “Foram os melhores dias... ou tarde... ou talvez duas horas da minha vida.”


Aranha crossover


Passada toda a diversão os dois Wades estão sentados em um banco de praça e tomando sorvete. Enquanto o Deadpool já esta praticamente curado, estranhamente o Lista Negra não. Neste exato momento, entendemos uma coisa: O Lista Negra trabalha para o Mascara Mortal e o Lista Negra não é Wade Wilson, o Mascara Moral é quem é.

Então, no momento que o Lista é morto pelo Máscara, Deadpool decide fazer uma promessa: Matar sua contra-parte neste mundo. De volta aos laboratórios Parker, Bruce Banner, que não pode mais virar Hulk neste universo, embora ninguém ainda saiba o porquê, está tentando ajudar o nosso Aranha a voltar para casa. E como aparentemente não tinha mais nada para fazer, o Deadpool decidiu dar uma passada por lá.

Logo vemos mais alguns detalhes que diferem o nosso mundo deste que o Homem-Aranha está preso. Não só Wade Wilson é o Máscara Mortal, uma versão vermelha do Doutor Destino, como também Victor Von Doom era o Lista Negra, um Deadpool Verde. Neste universo, o Doutor Fantástico foi quem realizou a cirurgia em Wade Wilson, e foi um sucesso tornando-o um ser com fator de cura e mentalmente equilibrado, podendo se dedicar plenamente as suas atividades criminosas, tornando-se um verdadeiro magnata do crime.


Aranha crossover
Lista Negra virou até personagem jogável em "Marvel vs Capcom3"

Utilizando de regras pouco tradicionais para distrair o Aranha (que consistia basicamente em arrancar sua mão, que tem vida própria para roubar dados do computador), o Deadpool começa a sua onda de vingança contra... ele mesmo. Capangas abatidos a parte, é hora de enfrentar o grande vilão. O mais curioso é que por serem a mesma pessoa, o sistema de segurança do Máscara Mortal também não funciona no Deadpool.

Aranha crossover

Logo começa a briga cheia de piadas infames , e assim Deadpool consegue, não só deixar o vilão inconsciente, mas aproveita para tomar o seu lugar. E agora já deu para entender quem foi realmente explodido lá no início da segunda parte.

Enquanto o novo Mascara Mortal esta curtindo sua vida de novo mestre do crime, o Aranha decide tirar a limpo a chacina que o Deadpool promoveu. Só que antes que a pancadaria se estendesse, a verdadeira face do vilão é revelada. E como no final ele até que agiu bem, ficou “elas por elas”. E a parte dois terminou assim, com um belo abraço entre os dois heróis. Pois é.

Mas antes de chegarmos na terceira e última parte dessa história, temos ainda um epílogo. Wade Wilson deste universo foi morto pelo... Wade Wilson, e acabou no inferno para pagar pelos seus pecados. Mas antes de começar a sua punição eterna, ele faz um pacto com Mefisto para romper o “selo”. E neste momento, um certo grande amigo do Dr. Banner volta a terra.

Depois de vermos a mesma história praticamente sob óticas bem distintas, agora vamos ver como tudo isso acaba através dos olhos verdes do Hulk. Estamos no inferno, vendo justamente o pacto de Mefisto com Wilson, que agora terá de lutar na arena para ganhar respeito. Ao mesmo tempo, um recém chegado promete causar muita confusão. O selo que o Mesfisto rompe é o que matinha o Hulk desta dimensão aprisionado. E quando o gigante, agora laranja, retorna a terra a primeira pessoa que ele procura é seu alterego, que neste caso também é o mago supremo.

Aranha

Sem poderes eficazes contra o monstro, Bruce Banner não mostra muita resistência, que parece muito mais descontrolado e demoníaco do que a nossa versão esmeralda. Só que antes que as coisas se agravem, o Aranha aparece para ajudar o Mago. Com um pequena ajudinha do Dead pool, eles ganham o tempo suficiente para fugirem e poderem explicar tudo para o nosso Banner 616 e também para nós leitores.

De volta aos Laboratórios Parkers, descobrimos junto com o Dr. Banner que o “Espetacular Homem Aranha” apresentou Banner ao Dr. Strange e que após vários confrontos com o Hulk teve a ideia de usar feitiçaria para fazer o que jamais conseguiu com a ciência. Com isso, o Banner deste mundo se tornou não apenas o aprendiz de Strange, mas também seu sucessor. “O Dr. Estranho me passou o manto de Mago Supremo e abandonou seu corpo mortal para viajar por diversos planos existenciais... em busca de... ascensão espiritual. Mas só depois de acreditar que fui devidamente treinado. E de me livrar do Hulk de uma vez por todas” disse ele.

Aranha

Entretanto, este encanto afetou a criatura muito mais do que podiam esperar, quanto mais tempo ele ficou exposto ao inferno, mais parecido com as criaturas de lá ele se tornou, até ser totalmente corrompido. Por serem a mesma pessoa, o selo também funcionou para o nosso Banner, levando o Hulk Verde também para o inferno. A única forma de resolver o problema é trazendo o nosso Hulk de volta, coisa que o Dr. Banner não está nem um pouco a vontade de fazer, mas no final acaba aceitando para um bem maior.

De volta para a cidade, a coisa não anda nada agradável para o Deadpool. Felizmente, o resto da equipe está agindo rápido. Assim, logo que o Hulk volta do inferno, o Aranha trata de atualizar o bichão sobre o que está acontecendo. “Tá hora do pau”, como diria o Coisa. Enquanto o Hulk do inferno se mostra muito mais forte devido a sua exposição ao submundo, o Gigante esmeralda se mostra mais alinhado ao plano do Aranha e dos Banners; E com meia dúzia de socos, induz o Hulk infernal a destruir o olho de Agamotto, a única coisa que poderia destruir a criatura, mesmo que as custas dos poderes do Mago Supremo.

Aranha crossover

Com isso o Hulk é derrotado e o Banner deste mundo morto. Última parada acontece nos Laboratórios Parker, onde é chegada a hora de ir embora. Mas antes temos a volta de Peter daquele mundo, que parece não apenas ter acordado do seu coma, mas também aprendido uma valiosa lição. Agora ele será o Aranha Fantasma, uma lembrança de todos os outros Aranhas que ele corrompeu.

No restante da revista, seguem várias outras curtas histórias do Aranha. A segunda história é tão curtinha que é quase uma anedota. Chama-se “Impasse”. O prefeito Jamesson sanciona uma lei que proíbe qualquer cidadão de interferir com qualquer item público: “Não tentem consertar o vazamento de um hidrante ou levar seu lixo direto para o depósito. A cidade tem profissionais remunerados que fazem estes serviços e é uma questão de segurança pública que eles sejam os únicos a faze-lo.”.

Logo ali perto o Homem Aranha está passando por um bairro, quando vê um poste quebrado e um caminhão capotado. Nada demais. Sem vítimas, só os cidadãos da cidade querendo seguir seu rumo, e ele decide ajudar. Infelizmente, isso fere o novo decreto do prefeito JJJ, e então começa um impasse sobre como o Aranha pode ajudar, sem atrapalhar todos os burocratas e servidores públicos que estão por ali.

Finalmente, o Aranha decide usar a teia, assim ele não esta tocando em nada, para suspender o poste até que o pessoal da prefeitura chegue e possa dar sequência no trabalho. Quando finalmente isso acontece, o Aranha solta o poste, que acaba batendo justamente na limusine do prefeito, que fica levemente ferido. Para poder ser ajudado, Jameson é obrigado a prometer que vai revogar a lei, e o Aranha então pode leva-lo em segurança para um hospital.

A terceira história, que também é bem curtinha, chama A Última noite de Norah em Nova York. E conta uma aventura da intrépida repórter do linha de frente com o Aranha. Desiludida da vida e com a cidade de Nova York, Norah Winters decide que é chegada a hora de voltar para a sua terra natal. Coincidentemente, quando ela comunica sua decisão ao seu amigo Peter Parker, o Aranha aparece e pede sua ajuda para salvar a cidade. Após uma noite muito divertida, com direito a esmurrar o vilão, pichar um outdoor do prefeito, tirar uma foto como se escalasse um prédio, e se balançar nas teias com o Homem Aranha, é chegada a hora da despedida. Contudo, nosso herói ainda tem algo a dizer sobre isso - “Nova York precisa da verdade. Precisa de você Norah Winter. A cidade fica melhor contigo aqui”. E com essa mensagem otimista no dia seguinte, temos de volta a intrépida, destemida e maluca repórter de volta as ruas.

A quarta história se chama “Apague a Luz”, e tem como personagem central outro amigo do Peter, Flash Thompson. Apesar de ser a mais curta, é uma das melhores. Conta um pouco mais dessa relação de admiração mútua que existe entre Flash e o seu herói o Homem Aranha.

Aranha crossover

A quinta história chamada “Quem precisa de ajuda?”, conta uma história rápida do Aranha fazendo o que ele sabe fazer de melhor - ajudar o próximo. Pequenas ações com pessoas desconhecidas, que aparentemente não fazem diferença na vida do herói, mas que acabam mudando muito a vida das pessoas a quem ele ajudou.

Aranha crossover

Por fim, a última história dessa edição, Renascimento, traz de novo o Sr. Flash Thompson, agora em um laboratório secreto, ao lado do simbionte Venom. Para quem acompanha a linha regular do Aranha, em especial a edição #124 e #125 da mensal lançada no Brasil, já deve ter ligado alguns pontos. A história mostra o nascimento de um novo supersoldado, agora Flash vestirá o simbionte, mesmo que por curtos períodos de tempo para evitar a contaminação, para poder realizar missões que nenhum outro soldado seria capaz de executar.

Aranha crossover

É o prelúdio para a nova revista no Venom no Brasil, que por sinal, é elogiadíssima lá fora.

Guilherme Prado

comments powered by Disqus