sábado, 30 de junho de 2012

AvX: Ato 2 (lado X)

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!

Estamos saindo de junho e entrando em julho. Da mesma forma, a grande saga Marvel de 2012, AvX, recentemente saiu de sua primeira parte (ou Ato) e entrou na segunda. Conforme foi feito quando a primeira parte da saga começou, meu colega Kinhu Heck e eu estamos aqui para dizer o que acontece até o momento – cada um, claro, defendendo um lado diferente do conflito que se desenrola...




AvX, para quem não sabe (e não tem medo de spoilers), nada mais é que a abreviação de Avengers Vs. X-Men. Sim, Vingadores e X-Men estão se enfrentando (e provavelmente todos que estão lendo este artigo já sabiam disso), e este texto abordará o começo da segunda fase da saga (que começou na edição 6 e terminará na edição 8) pelo lado dos X-Men.

Antes de abordar o começo dessa nova etapa de AvX, vamos relembrar resumidamente o que aconteceu na primeira: a Fênix está vindo para a Terra, aparentemente atrás da messias mutante Esperança Summers; Vingadores acreditam que ela vai destruir o planeta e deve ser detida; X-Men acreditam que ela vai restaurar o gene X e deve ser recebida. As duas equipes saíram na porrada em Utopia, depois ao redor do mundo, e finalmente na Área Azul da Lua, onde Esperança sentiu não estar preparada para receber a Fênix (há teorias sobre por que ela não estava pronta, mas isso fica pra seção de comentários). Homem de Ferro usou uma armadura gigante e uma arma especial para tentar destruir a Fênix; em vez disso, ele apenas a quebrou em cinco partes, que se incorporaram aos X-Men no local: Ciclope, Emma Frost, Namor, Colossus e Magia. Os cinco avisaram que a Fênix não era para eles, mas agora cabe a eles prepararem o caminho e a messias até que ela esteja pronta.




Vamos agora ao Ato 2 (e prometo que, apesar de defender os X-Men, tentarei mostrar também um pouco do lado dos Vingadores). Então agora temos não um, mas cinco mutantes “possuídos” pela Fênix, então o mundo está perdido, certo? Errado. Os Phoenix Five (algo como “Quinteto Fênix”) estão ajudando o planeta, plantando alimentos em regiões desoladas onde a população passa fome, levando energia, água e desenvolvimento aos quatro cantos do mundo. “Ah, então eles viraram ditadores do mundo?” Não: durante uma visita à ONU, o quinteto deixou claro que não tem interesse em dominar ou governar nada, apenas em ajudar a resolver os grandes entraves à evolução dos povos (os pequenos entraves, vale observar, ainda existem; apesar de ajudar com os grandes problemas, os Phoenix Five acreditam que a própria população mundial também deve participar desse processo de crescimento e busca por um futuro melhor).

Sim, é verdade que tudo isso não veio de graça: os Phoenix Five também destruíram todas as armas de destruição em massa do planeta, e estabeleceram que não querem mais ver as pessoas construindo armas; estabeleceram a chamada “Pax Utopia” (semelhante à Pax Romana, período de paz imposta em todo o Império Romano). Mas convenhamos: isso é tão ruim assim? Impedir que nações, exércitos e pessoas se matem (algo que a própria ONU sempre tentou) é errado? Nem dá pra dizer que eles estão destruindo as armas para se protegerem, porque convenhamos, armas de destruição em massa pouco fariam contra a Fênix...




Seja como for, os Vingadores não estão convencidos pelas boas intenções dos Phoenix Five (apesar de Colossus não só ter salvado as vidas de três deles, mas resolvido um confronto contra vilões de forma pacífica e benéfica para todos), e estudam formas de detê-los (Wolverine também sugere buscar formas de matá-los). É claro que nem todos concordariam com isso, e tanto o Fera como o Pantera Negra se mostram bastante incomodados em fazer tais preparativos contra pessoas que até agora só fizeram o bem para a Terra.

Os Phoenix Five, por sua vez, reconstruíram Utopia, agora como uma grande cidade futurista. Ciclope garantiu a Esperança que ela pode sair de Utopia quando quiser, mas se recusou a entregar a Fênix para ela, dizendo que ela é apenas uma criança sem experiência para tamanho poder. Talvez porque ele tenha sido seduzido pelo poder, como o outro lado da discussão vai argumentar; a possibilidade existe, sim. Mas talvez seja a forma que ele encontrou para fazer a jovem refletir sobre como fraquejou na Lua, e buscar melhorar até ser merecedora da Fênix. Até porque, apesar dos poderes ilimitados, os Phoenix Five não têm como realizar seu maior desejo, a restauração do gene mutante (isso na verdade não foi mostrado na história, mas confirmado pelo editor Tom Brevoort via Formspring).




Enquanto isso, os habitantes da cidade mística de K’un-L’un (sei lá como se escreve isso...) refletem sobre a volta da Fênix à Terra, e os Vingadores continuam seus planos para deter os Phoenix Five, com apoio do presidente dos Estados Unidos. E sinceramente, eu entendo e simpatizo com a posição deles. Mesmo que os cinco mutantes estejam fazendo o bem ao mundo, sempre há o risco de que eles sucumbam à tentação do poder e ameacem quem agora eles protegem (tudo bem que outras figuras de grande poder, como o Thor – citado pelo Pantera Negra na história, inclusive –, também poderiam se tornar ameaças no futuro e são permitidas pelo grupo, mas enfim...). É sempre bom estar preparado para o pior, certo?

O problema é a forma como os outrora maiores heróis do mundo decidiram fazer isso: invadindo Utopia (pela segunda vez, vale lembrar) para sequestrar e estudar Esperança. Sério, não importa o quanto as intenções sejam nobres, isso parece atitude de herói pra algum de vocês? Invadir o lar de pessoas que podem causar o mal no futuro, mas que não fizeram nada além do bem até agora?

Acrescente-se o fato do Thor, durante a tentativa de sequestro da messias mutante, socar o jovem Velocidad no estômago quando ele tentou defendê-la! “Ah, mas o Thor não usou toda a força, senão ele teria morrido”, podem dizer os defensores do outro lado, mas isso não muda o que aconteceu: um deus nórdico agrediu um adolescente, que não representava qualquer ameaça a ele e só queria defender a amiga. De novo a pergunta: isso é atitude de herói?

Só que dessa vez, os dois grupos não estão em pé de igualdade, e Ciclope e Emma sozinhos colocaram os Vingadores no chão sem dificuldades. O grupo só escapa com a aparição repentina da Feiticeira Escarlate, que resgata seus ex-colegas depois de ter uma visão em que a Fênix incinera os primeiros Vingadores. Sim, a Feiticeira Escarlate. Aquela que em vários surtos de insanidade matou três Vingadores, alterou a realidade e colocou os mutantes à beira da extinção. Aquela que supostamente está sob controle depois de perder os poderes que adquiriu com o Doutor Destino para recriar seus filhos. Adoro a Feiticeira Escarlate, de verdade, mas será que dá pra confiar em visões de alguém como ela?




Seja como for, ela leva embora os Vingadores, e também a Esperança – que vale lembrar, pede para ir com a Wanda, não com os homens e mulheres que tentaram sequestrá-la e bateram no seu amigo. Ciclope não fica nada feliz, é claro, já que ele sabe que eles querem a Esperança para descobrir como derrotar os Phoenix Five. Mas mais que isso, ele está furioso por saber que, mesmo quando os mutantes tentam ajudar o mundo, a humanidade ainda invade seu lar e ataca seus habitantes. E convenhamos, ele está errado? Quantas e quantas vezes os X-Men salvaram o mundo, apenas para serem logo depois caçados por grupos antimutantes, às vezes até com permissão dos governos mundiais?

Para Scott Summers, é a presença de heróis como os Vingadores que fazem os governantes acreditarem que podem fazer o que quiserem contra os mutantes, contando que serão salvos por seus heróis. Por isso, agora ele declara: “Chega de Vingadores.” A partir de agora, a ordem é caçar e encarcerar o grupo.

Postura radical? Com certeza. Mas antes de criticar os X-Men, vale relembrar como isso começou: com uma (segunda) invasão gratuita e desnecessária, com destruição de parte do quarto das Luzes, com a agressão a um menor e a tentativa de sequestro de outra menor. Como eu disse antes, concordo plenamente quando os Vingadores consideram a necessidade de se preparar para defender o mundo e eles mesmos caso os Phoenix Five perdessem o controle – mas, a partir do momento em que eles cometem a primeira agressão e sem motivos concretos, só estão justificando a decisão de Ciclope em caçá-los e colocá-los atrás das grades. O grupo agiu com truculência, e agora vai pagar por suas próprias atitudes.

Em todo caso, esse é apenas o começo da segunda parte de AvX, e muitas águas ainda devem rolar até o começo da terceira (e última) parte da saga, quando voltaremos para analisar o que acontece. Até lá, e obrigado pela enorme paciência em lerem esse texto gigantesco!

Obs.: a primeira edição dessa segunda parte foi desenhada por Olivier Coipel, que entra no lugar de John Romita Jr.. Não sei quanto a vocês, mas pra mim a arte tá bem melhor agora...



Fernando Saker

comments powered by Disqus