quarta-feira, 27 de junho de 2012

Marvel 616 no Multiverso Comic-Con


Rolou o último final de semana, em Porto Alegre, a segunda edição do Multiverso Comic-Con. Estive sábado no evento, junto da minha coga Laura Muniz (que participou dos dois dias) cobrindo e acompanhando o que rolou no principal evento de quadrinhos do Rio Grande do Sul.

Cheguei ao evento perto do meio dia. Acompanhei as palestras sobre os Vingadores - O Filme, que rolou ali pelas 14 horas. Onde Luke Ross, Daniel HDR e Edson Gandolfi tornaram públicas todas as suas impressões sobre o maior filme da Marvel.

Logo em seguida rolou o painel da Marvel. Onde novamente Luke e Daniel participaram, desta vez na companhia o da Chris Peter e do Renato Guedes. Um dos pontos mais abordados foram quanto o editorial da Marvel. Os questionamentos giraram em torno do feedback dos editores e a liberdade criativa dos desenhistas. Quanto ao feedback, Luke confirmou que com os editores da DC ele [o feedback] é maior. E quanto a liberdade, a resposta unânime foi de que ela é representada quando o desenhista coloca algum quadro mais escuro, ou deixa uma cena mais misteriosa ou ainda, quando usam técnicas distintas, como o stop-motion na arte, que causam diferentes efeitos visualmente.


Já no domingo, o destaque relacionado a Marvel foi a polêmica do casamento gay do Estrela Polar e Kyle, seu noivo. Polêmicas a parte, José Roberto Weingartner, Elvis Moura e Mauricio Dias debateram de forma saudável o tema. De forma geral, constatou-se que o casamento ocorreu de forma natural. Afinal, os dois personagens envolvidos são gays desde sempre. Já o famoso caso do Lanterna Verde da DC, foi considerado puro marketing, uma vez que aproveitaram o reboot para transformar um personagem que até então era hetero, em homossexual.


Os Cosplayers tão tradicionais nos eventos, mais uma vez marcaram presença, porém dessa vez a maioria era da DC. Mas entre os que representavam personagens da Marvel, um roubou todas as atenções, e você confere sua foto, retirada do Facebook do evento, logo abaixo:


Ao longo do evento tivemos outras ótimas palestras, como o Painel da Vertigo que contou com a presença de Rafael Albuquerque, Fabiano Denardin e Eduardo Risso. Mas grandes nomes dos comics nacionais como Sidney Gusman, Vitor e Lu Cafaggi, J. M. Trevisan e outros, também carimbaram presença no evento. Ao final, o Multiverso Comic-Con se consolidou como o principal evento de quadrinhos em geral do Rio Grande do Sul. Desejamos vinda longa e próspera ao evento.

Kinhu Heck e Laura Muniz
Fotos: Laura Muniz e Multiverso Comic-Con

comments powered by Disqus