quarta-feira, 20 de junho de 2012

Vingadores Secretos: O enigma de John Steele

O misterioso super-soldado John Steele reapareceu depois de sumir desde a Segunda Guerra Mundial, como um membro dedicado do Conselho das Sombras, a organização de propósitos obscuros, presença constante desde o primeiro arco de Vingadores Secretos. Depois de frustrar a ressurreição de Zheng Zu e capturar Steele, Steve Rogers tenta decifrar o enigma que é a vida deste mercenário.

PhotobucketLink

Anexado a uma máquina de realidade virtual desenvolvida pelo Fera, as memórias turvas de John Steele são assistidas por Steve Rogers, para tentar descobrir o motivo dele se unir ao Conselho das Sombras. Coincidentemente, a última aparição conhecida de Steele, foi sua última missão com o Capitão América, ainda na Segunda Guerra, em um castelo nazista na ex-Prússia.

Photobucket

Os horrores que eles acharam nas catacumbas do castelo é bem vívido nas memórias de Steve Rogers, mas em John as sensações despertas o fazem sair do estado de letargia que se encontrava, fazendo-o acordar e dominar um dos técnicos cientistas do Fera. Como Steele é muito mais forte e rápido que Rogers, ele estranha o seu golpe ser bloqueado. Ele havia sido enfraquecido pelo Príncipe dos Órfãos.

Photobucket

Recolocado na máquina, as memórias de Steele complementadas pelas memórias de Steve Rogers, que também se anexou, voltam ao momento em que os dois se separaram nas masmorras do castelo para investigar os nazistas melhor. Rogers, se deparou com o Príncipe dos Órfãos fugindo de monstros insetívoros gigantes, e na batalha com o monstro, é levado para fora do castelo.

Já John Steele teve um destino muito mais sombrio. Ele reconheceu o Conselho das Sombras, mesmo sem relembrar totalmente quem eram eles. Mas o horror que ele sentiu o fez atacar toda legião à sua frente. Como se aguardando a aparição dele, o Diretor Thorndrake o alvejou pelas costas, fazendo-o apagar completamente.

Quando acordou, Thorndrake realizou um ritual dimensional, que o próprio Steele acha difícil relatar. As sombras do Abismo o entorpeceram, fazendo-o ficar sob influência do Conselho das Sombras até agora.

Photobucket

A terapia de realidade virtual eliminou a influência do Conselho na mente de Steele, e agora ele quer se vingar de ter passado metade de sua longa vida fugindo deles e a outra metade sob o controle deles. Steve propõe ajudá-lo em troca de sua prisão, mas o resultado, só saberemos apenas no futuro.

Ed Brubaker aumentou o mistério sobre a origem de John Steele, incluindo essa distorção espaço-temporal que faz parte da sua origem, indeterminando de onde ele vem, e que vem sendo destrinchada desde a estreia dos Vingadores Secretos. Ficamos na expectativa de mais fatos interessantes e revelações pela frente. Um fato interessante é que o personagem John Steele foi criado em 1940, por Dan Barr, e apareceu na primeira edição da revista Daring Mystery Comics, como um soldado mercenário contratado para resgatar uma mulher para um general em plena Segunda Guerra Mundial, mesmo antes dos Estados Unidos entrarem na guerra. Foi um subterfúgio para mostrar um soldado americano, na guerra, antes mesmo de começarem a lutar. E ele não demonstrou poder algum.

A maior parte desta história tem os desenhos de Will Conrad e as páginas finais feitas pelo titular Mike Deodato. Esta história dividida em duas partes foram publicadas em Capitão América & Vingadores Secretos 10 e 11.


Jeferson

comments powered by Disqus