domingo, 1 de julho de 2012

AvX: Ato 2 (lado A)

Atenção! Informações Inéditas no Brasil e EUA!


Então saímos de junho e entramos em julho. Da mesma forma, a grande saga Marvel de 2012, AvX, recentemente saiu de sua primeira parte (ou Ato) e entrou na segunda. Conforme foi feito quando a primeira parte da saga começou, meu colega Fernando Saker e eu estamos aqui para dizer o que acontece até o momento – cada um, claro, defendendo um lado diferente do conflito que se desenrola...

AvX, para quem não sabe (e não tem medo de spoilers), nada mais é que a abreviação de Avengers Vs. X-Men. Sim, Vingadores e X-Men estão se enfrentando (e provavelmente todos que estão lendo este artigo já sabiam disso), e este texto abordará o começo da segunda fase da saga (que começou na edição 6 e terminará na edição 8) pelo lado dos X-Men.

Antes de abordar o começo dessa nova etapa de AvX, vamos relembrar resumidamente o que aconteceu na primeira: a Fênix está vindo para a Terra, aparentemente atrás da messias mutante Esperança Summers; Vingadores acreditam que ela vai destruir o planeta e deve ser detida; X-Men acreditam que ela vai restaurar o gene X e deve ser recebida. As duas equipes saíram na porrada em Utopia, depois ao redor do mundo, e finalmente na Área Azul da Lua, onde Esperança sentiu não estar preparada para receber a Fênix. Homem de Ferro usou uma armadura gigante e uma arma especial para tentar destruir a Fênix; em vez disso, ele apenas a quebrou em cinco partes, que se incorporaram aos X-Men no local: Ciclope, Emma Frost, Namor, Colossus e Magia. Os cinco avisaram que a Fênix não era para eles, mas agora cabe a eles prepararem o caminho e a messias até que ela esteja pronta.

De forma nua e crua, foi isto que aconteceu. Mas vamos observar com mais afinco tudo isso.
Primeiramente, vale destacar o pé na bunda que o Wolverine levou do Capitão América. Steve não gostou nem um pouco das atitudes do Logan, quando ele tentou matar a Esperança para evitar que ela perdesse o controle da Fênix. Ao final de um breve combate, Hank Pym chutou o mutante vingador para fora do avião e ele acaba caindo na Antártica. E para a surpresa de todos, quem o encontra é a própria Messias. Após uma conversa, Esperança e Logan decidem o seguinte: Ela vai tentar controlar a Fênix para re-iniciar a raça mutante, mas caso ela perca o controle, ela precisa do Logan ao seu lado para matá-la. Enquanto isso, ao redor do mundo Vingadores e X-Men continuavam a procurar a jovem mutante, brigando feito gladiadores. 


Até que na Lua, Wolverine revela que ainda está com os Vingadores. O plano original dos Vingadores então havia dado certo, não? Afinal eles conseguiram o que queriam, tirar a Esperança da Terra, para que caso o pior aconteça, o planeta não "pague o pato". Mas não, o plano não deu certo. Quase que junto dos Vingadores, chegaram os X-Men, que ordenavam o retorno da Messias e já chegaram atacando Wolverine. Em meio a uma nova briga generalizada, Esperança fora de controle gritava: "Logan. Logan, eu estava errada. Eu pensei que eu conseguiria, mas eu não posso, eu não posso, é demais, Logan, é demais -- você tem que me matar. Você acha que consegue fazer isso por mim, Logan? Você prometeu ...". E quanto o carcaju estava prestes a tentar, Ciclope o detém. E em uma última tentativa de deter a entidade cósmica, Tony Stark e Hank Pym elaboram uma armadura gigante, para tentar destruir a Fênix. Mas acidentalmente, tudo que conseguem é fragmentá-la. Deixando Esperança sem Fênix, mas Ciclope, Namor, Magia, Emma e Colossus, cada um com 1/5 da Força Fênix.


Isso tudo rolou na saga principal. No tie-in de Legacy, temos além da pancadaria entre Vingadores secundários e professores, a Mulher-Hulk e Vampira se desentendendo após a Vingadora ter se defendido de alguns jovens mutantes. Juntando este tie-in, com o de Wolverine e os X-Men, podemos ver que todos os professores se juntaram a Ciclope. A única que ficou na escola, foi Kitty. E para piorar, o Gladiador chegou atrás do seu filho, que por sua vez está enfrentando os Vingadores sozinho.

Fabulosos X-Men foi um dos principais tie-ins da saga. Logo no inicio do confronto com os Vingadores, Ciclope ordenou que uma carta para a humanidade fosse despachada e lançada na mídia. A ideia, claro, era apresentar o seu lado no confronto. Mas agora sejamos sinceros, uma carta vinda de mutantes (que históricamente são vistos como terroristas pela população em geral) e se tratando de Vingadores (grupo de heróis com maior apelo da população) e que possuía este trecho, o que vocês pensariam? "Anteriormente, eu fiz ameaças. Eu alertei que haveria um preço a ser pago para uma transgressão desse tipo. Eu reparei que nós possuímos poder para destruir cidades inteiras, se aqueles que nos perseguem não se renderem. Eu disse que se fossemos atacados, haveriam consequencias". Temos conhecimento que os X-Men são heróis, mas a olhos da população da Marvel, isto é quase uma carta terrorista.

Outro ponto interessante da revista é a explicação de como o poder da Fênix foi parar nos cinco mutantes. Unit, o alienígena capturado no arco anterior a AvX, contou para as 3 luzes uma história. Hospedeira e Messias são duas coisas diferentes, a Messias precisa dos seus 5 acólitos para poder assumir o poder. O problema é, o Zero morreu, a Idie não está mais, por vontade própria, com a Esperança e existe ainda aquele mutante bebê. Ou seja, seria tudo isso mentiria do Unit? Tudo leva a crer que a mutante não poderia controlar a Fênix, mesmo se os Vingadores não estivessem envolvidos na saga. Mas enfim, vamos ao Ato 2.


Com poderes divinos em mãos, os mutantes começam a criar uma Utopia no mundo. Tudo muito belo e maravilhoso. O problema? Bom, na verdade são apenas 2 os problemas.

1. Ditadores. Ninguém gosta de ditadores. Não importa se o que está sendo feito é benéfico. É algo que está sendo imposto. Alguém sempre será contra, alguém pensará diferente. E junto com tudo de bom que está sendo feito, uma represália também ocorre. Sei que a comparação é muito "forte", mas eu acho válida. Os X-Men estão parecendo o Dr. Destino quando esteve com o poder de Beyonder na Guerra Secreta original. Ele estava co um poder gigante em mãos, queria trazer uma Utopia para a Terra, e em contrapartida queria controlar os X-Men, Quarteto, Vingadores, Aranha e Hulk para que não o impedissem. Era um ideal nobre, o problema foi só o caminho escolhido. É uma comparação forte, afinal se trata de um dos maiores vilões da Marvel, mas eu acho válida.

2. Salvando o mundo de forma artificial. Reed Richards certamente já teve a oportunidade de instaurar uma Utopia na Terra algumas dezenas de vezes. Stark e outros grandes cérebros também. Mas alguém sabe o motivo de isso nunca ocorrer? No arco envolvendo as Jóias do Infinito, após a Era Heróica, em Vingadores, Tony deixou bem claro o motivo de não usar as Jóias para mudar o mundo de forma positiva. Eis a frase dele: "Eu posso criar um mundo sem guerra. Posso fazer um mundo em álcool ou drogas. Sem ódio ou ciúmes. Mas aí, não seria o mundo em que vivemos. Não aprenderíamos nada. Não ganharíamos nada. Não avançaríamos como espécie. Na verdade, aposto que regrediríamos. Eu poderia tornar o mundo um paraíso tecnológico que eu sei que um dia ele será. Posso ver meu pai de novo. Poderia trazer a Janet [VESPA] de volta. Mas sendo um hipócrita e rico ... só vou fazer duas coisas."

A primeira coisa foi prender o Capuz. A segunda, publicamente foi falar que desejou que as Jóias não existissem. Mas em off, descobrimos que fazer isso ocasionaria em outro problema, então ele dá cada jóia novamente para cada membro dos Illuminati, tendo agora Steve Rogers portando a pedra que era do Raio Negro. Ele servirá como bussola ética do grupo.

Ou seja, impor algo assim a longo prazo só trará problemas. Mas claro, é difícil ver a coisa desta maneira enquanto tudo o que foi feito só tem trazido felicidade e melhorias para o mundo. Mas, pouco a pouco podemos ver que nem tudo são flores, como o Limbo que a Magia está criando na Rússia. Ou ainda a breve conversa entre Scott e a Jean criada no pó, que aconteceu na revista Infinity, que só comprova como cedo ou tarde, os cinco perderão o controle. Ao ver tudo desta maneira, não consigo concordar com os X-Men.


Mas, deixando bem claro que ainda acho escroto a forma como os Vingadores invadiram Utopia. É algo necessário mas que pelo contexto, nos força a ver como algo ruim, mas que a longo prazo, se torna algo necessário. E pelo que podemos ver em Novos Vingadores 27, Esperança agora sim será treinada devidamente para ser a hospedeira definitiva. da Fênix. E os responsáveis por isso? Punho de Ferro e o Homem-Aranha, este último, teve com a Messias um dos melhores diálogos da personagem.

Mas um questionamento que gostaria de fazer é: Estão criando uma Utopia no mundo inteira. Ótimo. Mas o o gene X? Esqueceram dele? Bom, é isso.

Agora é aguardar para ver. Uma pena que essa saga, que é a mais importante dos últimos anos, seja tão ruim. Particularmente, estou preferindo até os tie-ins do que a saga em si. Só espero que meu grupo favorito ainda dê as caras até o final disso tudo. Afinal, Vingadores e X-Men estão errados, o Quarteto Fantástico ainda chutará a bunda dos dois grupos e será o maior grupo da Marvel ...


Kinhu Heck

comments powered by Disqus