quarta-feira, 25 de julho de 2012

Homem de Ferro: Petrificado*

A atual saga da Marvel, chamada “Essência do Medo”, tem suas ramificações nas revistas mensais, uma delas, Homem de Ferro e Thor. É claro que os asgardianos tem tudo a ver com um deus adormecido acordado pela filha do Caveira Vermelha, mas não é deles que falo e sim do Vingador Dourado que também está tentando por ordem nessa bagunça toda.

Photobucket

Originalmente, a saga não tem nada relacionado ao Homem de Ferro, mas como o roteirista da saga é o mesmo do personagem em questão, Matt Fraction fez questão de enquadrar as histórias do seu personagem solo dentro da trama da saga. A história não tem nenhuma grande importância dento da saga, apenas dentro do próprio contexto do personagem, o roteirista apenas utiliza o momento contextualizando, o que é bem válido, em minha opinião. Quantas vezes tínhamos uma história de fundo no universo Marvel e as histórias solo dos personagens nem mencionavam aquilo? Perde-se a cronologia, e, assim, Fraction faz bem ao escolher um roteiro envolvendo o deus asgardiano Serpente e seus escolhidos como Dignos. Não entendeu nada? Provavelmente você não leu a segunda edição da mini-série central da saga, mas o que importa pra nós aqui é que esse deus acordado por Pecado, fez cair sobre a Terra, em diversos pontos, martelos de poder, que eram levantados pelos “dignos” (semelhante à mitologia de Thor) os dando poderes imensuráveis e, também, os dominando mentalmente de certa forma. Um destes, em Paris, foi o Paul Pierre Duval, ou Gárgula Cinzento, que tem o poder de transformar pessoas em pedra. Completamente dominado pelo artefato, Paul vira uma arma perigosíssima.

E é pra capital francesa que Tony Stark se dirige para ajudar na ameaça global. Antes, porém, uma pequena discussão com Pepper Pots que não gosta nem um pouco de sua nova idéia: contratar sua ex-namorada Bethany Cabe como chefe de segurança de Stark Resiliente depois dos ataques à equipe. Obviamente enciumada, por mais que diga que não estar apaixonada por Tony e sim ele por ela (coisa que ele também nega), não só amorosamente, mas por ser uma heroína agora e não achar que precisa de proteção, ela acaba aceitando as ordens do “patrão” que diz que ela não é invencível e quer protege-la. A conversa não é profunda, é até cômica, mas pelo menos o assunto Pepper-Tony foi melhor mencionado que uma simples conversa de telefone. Cabe prontamente aceita o cargo e começa a trabalhar com eles.

Photobucket

Voltando ao tema central em Paris, o Homem de Ferro chega ao local sem ideia do enfrentaria. Ao ver uma cidade inteira transformada em pedra, ele tem um choque. Ainda sem saber o motivo, ele apenas encontra corpos e mais corpos de pessoas petrificadas, alguns destruídos. Quando encontra um dos poucos ainda vivos, ele descobre, tarde demais, o motivo daquele massacre: um estranhamente poderoso Gárgula Cinzento. A luta é feroz e Tony tem dificuldades enormes contra o adversário. Pra piorar, cada vez que ele cai sobre uma pilha de pedras e as quebra ainda mais, ele não consegue desvencilhar da ideia de que são pessoas. Mortas. Milhares. Stark chega a desmaiar e volta a si soterrado de pedras. Que não são pedras, são corpos. Muitos corpos. Chega uma ajuda, mas não muito bem vinda: o Aço de Detroit com o piloto Johnson, propriedade das indústrias e inimigas Hammers. Claro que Johnson só se quer provar tão herói quanto e se elevar salvando o Homem de Ferro, mas sua falta de experiência (e inteligência) apenas o torna mais uma vítima do Gárgula quando sua armadura é quebrada.

Photobucket

A briga continua até o ponto de o vilão conseguir quebrar o reator do peito de Anthony, coisa que não pode ser boa. Se remoendo em dor e aflito pelo que pode acontece-lo se permanecer assim muito tempo, o Homem de Ferro parte como pode para poder reparar o dispositivo. Ele tomou uma decisão de como agir e precisa se remendar para poder resolver isso (que não nos é contado ainda) com os Vingadores. Mas, na parada para pegar o que precisa para se consertar, encontra Bethany e Pepper que se preocupam ao ver seu estado. Pots, que estava ajudando a população como Resgate, está assustada, mas Tony parece pior ainda com o que viu nas ruas. Tony parte para fazer o reparo e compartilhar sua ideia com os Vingadores. Leva consigo um kit de coisas tecnológicas e uma garrafa de Whisky, presente das Hammers como “piada” que parece que pode não ter tanta graça assim.

Photobucket


*A palavra "petrificado" do título, além de significar "virar pedra", também pode ser usada como estado de medo, "paralisado, pasmo", por isso, o trocadilho aqui.

Cammy

comments powered by Disqus