sábado, 7 de julho de 2012

Maratona 616: O Homem-Aranha e a Música

Photobucket

O Homem-Aranha é um dos super-herói mais celebrados fora dos quadrinhos. E o mundo da música, especialmente, se inspira no herói com frequência. Isso dá origem a canções e versões interessantes e, por vezes, bem surpreendentes. Quer saber e ouvir mais? Então você está no lugar certo.

Tema do Homem-Aranha


Que jeito melhor de começar do que com o tão clássico tema de abertura do primeiro desenho do Aranha, dos anos 60, em português? Com a mesma base instrumental da versão original, a música embala o início da aventura do "Homi-Aranha". Tente pronunciar o nome do herói no mesmo ritmo e velocidade e veja que não é mesmo tão fácil assim. Ah, o vídeo contém a abertura e alguns segundos do desenho dublado em português.

Tema do Homem-Aranha
Jota Quest


Sim, a banda mineira já gravou uma versão do tema em português. Baseado no clássico, eles montaram um versão com uma sonoridade atual e animada que já fez o estilo do grupo. A gravação é um pouco rara e não é tão fácil encontrá-la na íntegra, mas dá pra ter uma boa ideia nessa versão do YouTube.

Somos Todos Super Amigos
Super-Heróis


Com o objetivo de fazer música para crianças, esse grupo brasileiro dos anos 70 escolheu como tema os super-heróis, dos quais se fantasiavam em suas apresentações. Misturando heróis da Marvel e DC, o Aranha não podia faltar em suas fileiras. Dê uma conferida na apresentação pitoresca do grupo na TV.

Homem-Aranha
Jorge Vercillo


Um dos primeiros maiores sucessos do cantor, lançado em 2002, baseia-se na mitologia dos super-heróis e usa o Homem-Aranha como protagonista. A música fala em primeira pessoa sobre o herói se apaixonando e preferindo levar uma vida comum à combater o crime e tem o estilo bem típico do cantor e compositor.

Homem-Aranha
É Xeke


Pensando que os heróis da Liga da Justiça foram os únicos a ganharem música de axé? Nada disso. Nessa aqui, ainda descobrimos sobre um suposto caso entre o herói aracnídeo e a Mulher Gato. É a DC marcando presença no território do axé. Não sei exatamente de onde é a banda nem o ano de lançamento da música, porque não há muita informação sobre o grupo online. O que consegui encontrar foi uma versão ao vivo com dançarinos vestidos de Homem-Aranha que vão te fazer questionar se o pacto com Mefisto foi mesmo a pior coisa que já aconteceu com o herói.

Homem-Aranha
Kuarto de Empregada


O É Xeke não é a única banda de axé se inspirou no cabeça de teia em uma de suas músicas. Embora o título não seja exatamente original, nessa canção o cantor compara uma moça a Mary Jane e pede que ela a deixe ser seu Homem-Aranha. Existem outras gravações da música e não há muita informação sobre quem a compôs.

The Spectacular Spider-Man


O desenho do Homem-Aranha de 2008 trouxe em sua abertura uma música bem legal, do tipo que não víamos mais em seus desenhos desde o clássico dos anos 60, e nem em outros desenhos similares. Uma decisão acertada dos produtores. A canção é da banda californiana The Tender Box e você a ouve em versão integral no vídeo acima, não apenas o trecho usado na abertura da série.

Spider-Man Theme (90's)


O tema de um das melhores séries animadas do aracnídeo, de 1994, é meio abstrato, mas memorável. A música se baseia um pouco no tema dos anos 60 e, com efeitos eletrônicos e frases de guitarra, gera um clima de ação e modernidade que combina com a época e o desenho. A geração que cresceu assistindo certamente não esquece.

Theme From Spider-Man


Sem dúvida essa é a canção mais clássica do Homem-Aranha, tema do desenho de 1967, aqui em sua versão original, em inglês. Num estilo vindo do jazz, a música rápida e cheia de efeitos fortes foi composta pelo vencedor do Oscar Paul Francis Webster, em parceria com Robert "Bob" Harris. Os primeiros versos são quase um sinônimo de Homem-Aranha. Vários artistas já homenagearam a canção com versões próprias. Vou falar de algumas delas.

Spider-Man
Ramones


Tão famosa e célebre quando a original, a versão clássica dos Ramones é fiel ao tema original, apenas dando a ele a sonoridade pesada e crua do punk rock. A versão é tão boa também pela natureza da banda, que tem a ver com o universo adolescente e juvenil, rendendo ainda um clipe bem maneiro, que você vê acima. A música, bonus track do álbum Mondo Bizarro, de 1992, é até hoje a versão favorita de muita gente.

Theme From Spider-Man
The Distillers


A banda de rock alternativo The Distillers também fez uma versão bem interessante da música. Com um som sujo e pesado e vocais com boas variações melódicas, a versão soa diferente e vale a pena ser conferida.

Theme From Spider-Man
Tenacious D


A banda dos músicos e atores de comédia Jack Black e Kyle Gass toca ao vivo uma versão do tema, com letra improvisada que interage com a performance ao vivo de um ator vestido de Homem-Aranha. Um atrativo legal pra quem curte o humor meio trash da dupla.

Theme From Spider-Man
Aerosmith


A versão da banda de hard rock faz parte da trilha sonora do primeiro filme do herói aracnídeo. O Aerosmith pôs uma sirene e um arranjo bem animado, com letra que não foge muito da original, criando uma versão bem legal da música.

Theme From Spider-Man
Michael Bublé


Em 2001, o cantor Micheal Bublé lançou uma versão jazz bem interessante do tema do Homem-Aranha, com a letra original referências instrumentais ao gênero musical. No segundo filme do herói, em 2004, a música foi incluída nos crédito, numa versão remix que deixou essa versão ainda melhor e mais forte. Para quem ainda não sabe ou não percebeu, a versão também é o tema no Inominata 616, nosso podcast.

Hero
Chad Kroeger & Josey Scott


Com o lançamento do filme do Homem-Aranha de 2002, essa música da trilha sonora fez um certo sucesso. A parceria entres os cantores das bandas Nickelback e Saliva não fala diretamente do Homem-Aranha, mas sim da figura de um herói e sua relação com o mundo real. O clipe oficial conta ainda com várias cenas do filme.

Signal Fire
Snow Patrol


De forma similar, essa canção do Snow Patrol foi lançada junto com o filme Homem-Aranha 3. A música não chega tão perto do herói, mas fala de amor de forma interessante e tem a ver com o lado mais humano do cabeça de teia. O destaque aqui é o clipe, que mostra uma peça infantil do Homem-Aranha e arranca sorrisos.

Spider-Man '79
Veruca Salt


Essa música da banda só de mulheres dos anos 90 usa bem a figura do Homem-Aranha, falando da relação de uma mulher com alguém que ela compara ao herói. A letra é boa e original e a melodia, agradável de ouvir.

The Supreme Being Teaches Spider-Man How To Fall In Love
Flaming Lips


A música mais bem feita dessa lista faz parte da trilha sonora de Homem-Aranha 3. Ela capta com maestria a relação entre os super-poderes e a humanidade do herói aracnídeo e a usa para falar, com metáforas, de amor, de sentimentos e relações pessoais comuns a todos nós. A banda alternativa americana usa ainda os versos iniciais do Tema do Homem-Aranha em backing vocals, mas é a originalidade e a identificação com Peter Parker que faz desta uma canção tão boa.

Existem ainda os musicais do Aranha, dos quais o Felga falou no artigo aqui da maratona sobre o aracnídeo em outras mídias.

É isso aí, essa é a lista. Espero que tenham se divertido lendo como eu me diverti fazendo. E deixo, em nome de toda a equipe, agradecimentos especiais ao leitor Gian Lucas, que foi quem sugeriu o tema. Até a próxima!

Léo

comments powered by Disqus