segunda-feira, 2 de julho de 2012

Maratona 616: Homem-Aranha e As Outras Mídias

Homem-Aranha


Seguindo com nossa maratona sobre nosso amigão da vizinhança, vamos abordar um pouco do aracnídeo em outras mídias, seriados. Será um tópico mais voltado para curiosidades do que um Top 10.

Homem-Aranha e Os Palcos

Homem-Aranha é um personagem extremamente interessante, cujas histórias podem ser utilizadas em diversos contextos, como filmes e desenhos animados. Mas já imaginou o universo do aracnídeo transportado para o teatro?

Ao começar a pesquisa, imaginei que tivesse acontecido apenas uma transposição do universo do aracnídeo para teatro, mais precisamente, para Broadway. Spider-Man: Turn Off The Dark foi uma produção famosa por diversos problemas. Problemas com cenário, atores machucados, entre outras coisas, marcaram a produção, que teve a participação dos multiplatinados Bono Vox e The Egde, da banda U2.





Mas Spider-Man: Turn Off The Dark não foi a única incursão do Amigão da Vizinhança pelos palcos. Em 1999, nos resorts mantidos pela família Butlins, uma versão teatral do aracnídeo estreou para entreter os hóspedes. O nome do espetáculo era Spider-Man On Stage (no Youtube só achei as músicas do espetáculo).



As produções teatrais acabaram ganhando o mundo. Em 2002, na Arábia Saudita, foi montado um show de dublês, sendo considerada a primeira produção do gênero voltada ao universo do Aracnídeo. Um show similar foi montado na inglaterra nos idos de 2003 e 2004. Além desses, foi montada a produção Spider-Man Live, que fez passagem pelos Estados Unidos, no ano de 2003



Nos idos de 2002, a Universal Studios Hollywood acabou montado um espétaculo livremente inspirado no primeiro filme da franquia. O nome do espetáculo era Spider-Man Rocks!




Homem-Aranha Nas Ondas do Rádio

Manja aquelas radionovelas? Atualmente, o gênero quase não existe, mas teve bastante destaque nos anos dourados do rádio. Recomendo o livro Tia Júlia e o Escrevinhador, de Mario Vargas Llosa, que retrata bem esse universo. Tudo bem, mas onde o Homem-Aranha entra nessa?

Bom, a BBC Radio de Londres, em 1995, fez algo similar. A produção tinha participação do grande guitarrista Brian May, do Queen, na trilha sonora. E ainda tinha grandes participações de outros personagens, como Quarteto Fantástico, Namor e Dr. Destino. Quer ouvir? Clique aqui

O Espetacular Homem-Aranha, estrelando...Nicholas Hammond

Não gostou de Tobey Maguire como Peter Parker? E acha Andrew Garfield fraquinho também? Então vamos mostrar o ator definitivo do Homem-Aranha, Nicholas Hammond. Não conhece?



Produzida pela CBS, a série teve vida curta, tendo apenas 13 episódios, já que não foi um sucesso como outro programa conhecido dos fãs do Hulk. Rendeu, além dos treze episódios, três telefilmes, lançados fora dos Estados Unidos: The Amazing Spider-Man (que, na verdade, era o piloto da série), Spider-Man Strikes back e Spider-Man: The Dragon's Challenge.

スパイダーマン Supaidāman



Não entendeu absolutamente nada? Então, essa é uma boa história para se contar. Em 1978, a Marvel se juntou com a Toei Company, um dos maiores conglomerados de entretenimento do Japão, responsável pela grande maioria dos sucessos das tardes da saudosa Manchete, para a produção de um seriado japonês do Homem Aranha. O seriado, um dos grandes clássico do chamado Tokusatsu, cuja a maior referência aqui no Brasil são os seriados como Jaspion (da vertente Metal Hero) e Flashman (da vertente Super Sentai). Aqui, esqueça Peter Parker, ginásio, Clarim, entre outros elementos marcantes do personagem. A única coisa em comum é o uniforme.

Como dito, o seriado segue o estilo Jaspion/Changeman/Kamen Rider de ser: Um jovem recebe poderes especiais para combater a ameaça de um império extra-terrestre que quer dominar a terra (começando por Tóquio, obviamente). Para impedir, além dos poderes advindo de uma espécie de relógio, o Homem-Aranha tem: Carro, moto, jato e, por fim, um robô gigante que destrói o monstro no final de cada episódio.

Justamente por essas características que o seriado é um clássico. Supaidāman foi o primeiro a inserir o famoso "robô gigante" nos finais de seus capítulos, marca clássica dos chamados super sentais.

Além de Supaidāman, a parceria gerou um outro seriado. Originalmente, era para ser uma versão japonesa do Capitão América, mas acabou gerando um produto um pouco diferente: Battle Fever J, considerado por muitos, o primeiro super sentai.



Homem Aranha Turco

Já comentamos aqui essa versão durante a Maratona 616 do Capitão América.

Como já dito, Trata-se de um filme turco estrelado pelo Capitão América e Santo (ou El Santo, lutador real de wrestling mexicano, muito popular no país, sendo um verdadeiro ícone folclórico, já tendo aparecido como herói am filmes e revistas em quadrinhos; também é ator). Já o vilão da história é o Homem-Aranha, em uma versão psicopata que adora dar gargalhadas malígnas. Aqui, o Aranha é líder de uma gangue em Instanbul que inunda a cidade com dólares americanos falsificados. Para ajudar a polícia local a impedi-lo, chega à cidade uma força-tarefa formada pelo Santo, o Capitão América e sua namora, Julia (?). O Homem-Aranha também tem uma namorada no filme, chamada Nadia, tão malévola quanto ele. O vilão também possui um uniforme desfalcado, um físico não muito atlético para alguém com seus poderes e o estranho dom de voltar da morte com facilidade diversas vezes. Santo provavelmente foi escolhido para o filme por ser muito popular na Turquia, possuindo até estátua do lado de fora de um cinema de lá. Já o Capitão, é interpretado pelo astro de ação Aytekin Akkaya e possui um uniforme próximo do original, porém sem seu escudo e as asinhas na cabeça



O Ataque Final do Duende Verde


E mais uma vez, Peter Parker tem que enfrentar o seu famigerado vilão, o Duende Verde. E este duelo acabará por acarretar a morte de seu grande amor, Gwen Stacy. Não, não estamos falando do grande clássico dos quadrinhos. Em 1992, Dan Poole resolveu fazer um "fã movie" baseado nessa evento. Apesar do baixo orçamento, é bastante elogiado, principalmente pelas arriscadas cenas de dublês.




Espero que tenham gostado. E continuem ligados na nossa Maratona 616.

Rafael Felga

comments powered by Disqus