sexta-feira, 20 de julho de 2012

Marvel Avengers Alliance: Novidades que já vieram e que ainda virão

Atenção! Contém spoilers sobre histórias ainda não publicadas no Brasil!

No dia primeiro de março de 2012, o jogo Marvel: Avengers Alliance foi lançado no Facebook. Para quem não lembra, este site já trouxe uma análise em primeira mão do game naquela ocasião. Porém, de lá para cá, o jogo recebeu várias novidades e já tem previsão para outras surpresas - entre elas, uma que entrega parte da trama da atual saga Marvel nos Estados Unidos (daí o aviso no topo deste artigo). Querem conferir quais foram as novidades desde então? É só continuar lendo!

Photobucket

Relembrando como se joga

Para começar, vale relembrar como funciona o jogo: você controla um agente da S.H.I.E.L.D. (criado por você mesmo, à sua imagem e semelhança - ou não...) e deve investigar o mistério envolvendo um meteoro que caiu na Terra, cujos fragmentos permitem ampliar as capacidades de um ser vivo (ataque, defesa, agilidade, etc.). Nesse meio tempo, é necessário recrutar super-heróis (e apesar do título enganoso, a seleção de heróis não se limita aos Vingadores, tendo também X-Men, Quarteto Fantástico e heróis solo) para enfrentar os vários grupos de vilões que estão atrás dos fragmentos: H.I.D.R.A., I.M.A., Tentáculo, Irmandade de Mutantes (que estranhamente usa Sentinelas e mutantes artificiais como capangas) e Gangue da Demolição são só alguns deles. Sem falar, claro, em super-vilões do naipe de Dr. Destino, Loki, Duende Verde, Víbora, Dr. Octopus e Magneto, dentre tantos outros.

Cada herói, inclusive seu agente, pertence a uma das seis classes do jogo, sendo que cinco funcionam na base do "pedra-papel-tesoura": o Scrapper ("Briguento") acerta um golpe extra automático em cada ataque contra um Infiltrator ("Infiltrador"); este, por sua vez, contra-ataca sempre que for atacado por um Tactician ("Tático") e se atacar um Tactician, ganha a possibilidade de contra-atacar qualquer oponente até seu próximo turno. O Tactician pode atacar duas vezes quando seu primeiro ataque for contra um Blaster ("Detonador"), sendo que o segundo ataque pode ser feito contra quem quiser; já o Blaster consegue sempre acertos críticos em ataques contra um Bruiser ("Brutamontes") - e este, por sua vez, entra em estado de fúria cada vez que acerta um Scrapper (aumentando bastante o dano de seu próximo ataque). A sexta classe é a Generalist ("Generalista"), que não ganha vantagens nem desvantagens contra as outras classes.

Photobucket
Exemplo de combate em Marvel: Avengers Alliance




O que veio de novo até agora

Bom, mas o objetivo desse texto não é explicar de novo como Marvel: Avengers Alliance funciona, e sim mostrar o que veio de novo nele desde então. Pra começar, novos capítulos e novas missões são acrescentados de tempos em tempos, dando continuidade ao enredo do game.

Além disso, vários personagens podem ser comprados em roupas alternativas, sendo que a roupa alternativa é tratada quase como um personagem à parte: embora você não possa colocar o mesmo personagem duas vezes na mesma batalha (cada uma com uma roupa), cada roupa precisa ser equipada e evoluída de forma independente. A vantagem, além do aspecto visual, é que o jogador pode escolher se a roupa alternativa terá a mesma classe que o personagem já tinha em seu uniforme inicial ou receberá outra classe; por exemplo, a roupa alternativa da Gata Negra pode ser obtida tanto como Infiltrator (classe original da personagem) quanto como Scrapper. Ah sim, algumas roupas alternativas também dão ao personagem habilidades extras em combate.

Photobucket
Com o uniforme alternativo, o Homem-Aranha pode tanto continuar na classe Infiltrator...

Photobucket
...como mudar para a classe Bruiser (os símbolos coloridos no topo revelam a classe do personagem).

Ah, não gostou de ler "Scrapper", "Bruiser" e afins? Sem problemas: outra novidade é que você tem seis opções para idioma no jogo, inclusive o português! E pelo pouco que eu joguei com o idioma em português, as traduções parecem estar certinhas, dos nomes dos personagens até o conteúdo dos diálogos. Pra quem não entende inglês, ou pra quem só quer valorizar o uso de nossa bela língua pátria, pode confiar na troca de idiomas sem medo!

Em época de grandes produções cinematográficas com personagens da Marvel, seria bastante inteligente usar um jogo como ferramenta de divulgação, não seria? Pois é, os desenvolvedores parecem ter pensado nisso, porque às vésperas do lançamento de Os Vingadores no cinema, Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Gavião Arqueiro, Viúva Negra e Thor ganharam seus uniformes do filme como roupas alternativas (pena que só era possível obtê-los por tempo limitado, já expirado). Além do visual bacana (convenhamos, quem não quer a Viúva Negra parecendo a Scarlett Johansson??), os uniformes também vinham com uma habilidade extra, "Assemble", que permitia a toda a equipe do jogador agir literalmente como uma equipe, atacando em grupo.



Recentemente, foi a vez de O Espetacular Homem-Aranha; em homenagem ao amigão da vizinhança, o jogo ganhou itens especiais, como a Web Grenade ("Granada de Teia") - a bolinha com a cara do Homem-Aranha na imagem abaixo, que reduz o ataque e defesa do inimigo como se ele estivesse preso na teia.



Mas uma coisa que muita gente queria era a inclusão de novos personagens. E olha que Marvel: Avengers Alliance já tinha sido lançado com 28 heróis; vamos relembrar quem são eles?

* Gata Negra
* Viúva Negra
* Capitão América
* Colossus
* Ciclope
* Demolidor
* Dr. Estranho
* Gavião Arqueiro
* Hulk
* Tocha Humana
* Punho de Ferro
* Homem de Ferro
* Mulher Invisível
* Kitty Pryde
* Luke Cage
* Sr. Fantástico
* Miss Marvel
* Noturno
* Fênix (Jean Grey)
* Mulher-Hulk
* Sif
* Homem-Aranha
* Mulher-Aranha
* Tempestade
* Coisa
* Thor
* Máquina de Combate
* Wolverine

Mesmo assim, o herói favorito de alguém sempre fica de fora, não é mesmo? Pois bem, ao que parece todos terão sua chance de entrar aos poucos: a primeira foi a Harpia, em maio, que só poderia ser habilitada ao se conseguir quinze estrelas em três Special Operations (missões especiais), onde o objetivo do jogador era - vejam só vocês - encontrar e resgatar a Harpia! Pena que conseguir as quinze estrelas era bastante difícil e bastante custoso (cada batalha exigia que o jogador tivesse certos itens, que só podiam ser obtidos enfrentando outras batalhas, por doação de amigos ou pagando) e as missões tinham tempo limitado para serem cumpridas - ou seja, se você não conseguiu as quinze estrelas, já era (pelo menos até os desenvolvedores decidirem vendê-la pelo método convencional dos Command Points).



O segundo foi o Pantera Negra, no começo de junho. Felizmente, este pode ser adquirido pelo método convencional e sem prazo limite para obtê-lo.



Finalmente, no final de junho, foi a vez da Feiticeira Escarlate, também disponível pelo método convencional para obter um personagem. E assim como nos quadrinhos, o poder dela basicamente serve para alterar as probabilidades - mas atenção, porque embora normalmente ela seja poderosíssima, algumas vezes esse poder pode se voltar contra você (pelo menos serve pra rir da própria tragédia...).



Por fim, vale destacar que desde a semana passada, o game pode ser jogado também pelo site Playdom.com, não mais exigindo que você tenha uma conta de Facebook para jogar.



Que novidades teremos pela frente? Cuidado, spoilers sobre história ainda não publicada no Brasil!!!

Muita coisa ainda vem pela frente em Marvel: Avengers Alliance este ano. Só para os próximos meses, a equipe responsável pelo jogo já anunciou, na San Diego Comic Con, novos uniformes para oito personagens (quatro deles sendo Sr. Fantástico, Mulher Invisível, Coisa e Homem-Aranha em seus uniformes da Fundação Futuro), bem como oito novos personagens! Sim, oito: começando pelas damas, os próximos meses trarão as estreias de Vampira, Tigresa, Valquíria e Emma Frost.



Já na ala masculina, as estreias são de Mercúrio, Fera, Gambit e Destrutor - olha aí os mutantes invadindo a praia dos Vingadores...



Mas a grande novidade está na vinda de novas Special Operations, dessa vez ligadas à saga que a Marvel está publicando este ano (eu avisei que teria spoilers, não avisei?!). Sim, Avengers Vs. X-Men será representada em uma missão especial, na qual teremos a participação dos Phoenix Five - nome dado ao quinteto formado por Ciclope, Colossus, Emma Frost, Magia e Namor após a Força Fênix ser dividida entre eles. Os quatro primeiros estarão presentes na missão como seus aliados, o que significa que não só Ciclope, Colossus e Emma ganharão novos uniformes, mas Magia também se tornará uma personagem jogável!



"Mas e o Namor?!" Bem, ele não estará presente. Como o nome "Phoenix Five" pressupõe que haja cinco pessoas, os desenvolvedores deixaram no ar o mistério sobre quem será o quinto hospedeiro da Fênix - no entanto, em outro painel da San Diego Comic Con, representantes da Marvel parecem ter deixado escapar que o quinto hospedeiro seria... o(a) próprio(a) agente do(a) jogador(a)!! Fica a dúvida, claro, se isso foi realmente um deslize da Marvel com suas informações ou se eles deram uma informação falsa só para despistar os jogadores... mas se for verdade, estou ansioso pra ver meu agente em "versão Fênix"!

Por ora é só ("só"?!). Como dá pra ver, Marvel: Avengers Alliance não foi simplesmente lançado e abandonado; de pouco em pouco, novidades vão chegando para mantê-lo sempre vivo e cada vez mais divertido! Pessoalmente, estou bastante animado: com tanta novidade anunciada por aí, talvez seja só questão de tempo até que eu possa finalmente jogar com a Psylocke nesse game (só espero que ela venha ainda este ano, e que não custe 90 Command Points...).


Fernando Saker

comments powered by Disqus