segunda-feira, 30 de julho de 2012

Vingadores: “Bucha”, nunca mais!*

Podemos dizer que a história de Simon Willians, o vingador Magnum, está atrelada ao grupo de Heróis Mais Poderosos da Terra desde os primórdios. Primeiro como vilão, criado pelo Barão Zemo original para confrontar o grupo, não demorou muito para Simon ingressar oficialmente nos Vingadores. Primeiro, com seus padrões mentais gravados por Tony Stark que acabaram sendo usados como molde para a personalidade do Visão (outro Vingador clássico). Depois, ele em pessoa se uniria ao grupo, com uma nova roupagem e uma história mais complexa sendo formada. Morreu mais de uma vez, sempre sendo “ressuscitado” por um membro. Já se apaixonou pelo menos por duas diferentes membros da equipe, mas nunca conseguiu andar muito no romance. Participou de clássicas formações do grupo, mas sempre obscurecido pelos demais. Fato é que apesar de não tão reconhecido pelos leitores, seu nome está marcado entre os Vingadores. Mas agora, no entanto, ele quer o fim deles.

Vingadores

Com a chegada da Era Heróica, Simon foi até Steve Rogers alertá-lo que remontar o time seria um erro. Uma segunda vez, ele ressurge confrontando por pouco tempo o grupo e deixando a ameaça no ar, preocupando os membros sobre sua sanidade mental atual. Agora, nesta edição 102 dos Vingadores, Magnum resolve dar ação as suas ameaças e reúne um grupo para dar fim de vez aos Vingadores. Assim, ele convoca alguns desafetos dos heróis (não necessariamente vilões) para ajudá-lo.

Vingadores

No time, estão os ex-defensores Griffin Gogol, o Capitão Ultra, e Eric Simon Payne, o Mata-demônios; o skrull criado na terra Ethan Edwards, o Virtude, que apareceu nas histórias do aranha e mal sabia que era de fato um alien; o novo Golias, Tom Foster, sobrinho do falecido Golias que pereceu na Guerra Civil; o ex-thunderbolt Erik Josten, vulgo Atlas; o alienígena Century, que já foi membro da Força Tarefa; o insano Dennis Dunphy, Demolição, que você deve lembrar das histórias de Alias; e, por fim, o Anti-Venom, Eddie Brock; Todos já posaram de heróis anteriormente. Alguns foram incompreendidos. Outros, simplesmente esquecidos. Hoje, reconvocados para se unir a Simon em seu plano.

Vingadores

As motivações de Magnum são bastante convincentes. Para ele, é verdade que os Vingadores trouxeram um grande bem para humanidade. Mas quantas vezes eles foram responsáveis pelas próprias catástrofes que tiveram que impedir? Não foi Ultron a cria de Hank Pym? Quantas vezes Wanda Maximoof enlouqueceu e o grupo foi incapaz de deter a tragédia antes de instaurada? E a Guerra Civil não foi uma briga de egos que mais fez bem do que mal? O Hulk, sendo um dos Vingadores originais, não é responsabilidade do grupo toda vez que ele causa uma destruição em massa? Por fim, o Reinado Sombrio de Norman não foi consequência direta da falha dos Vingadores? Não se pode dizer o mesmo do enlouquecimento de Robert Reynolds, o Sentinela? De fato, Simon tem seu ponto.

Vingadores

Assim, ele arquiteta a primeira etapa de seu audacioso plano e ataca de surpresa a mansão dos Vingadores. Pegos de supetão, a equipe de Novos Vingadores de Luke Cage não teve sequer chance. Por mais pesos pesados fossem, a estratégia de Simon e a superioridade numérica prevaleceu. O grupo de Magnum mal acredita no sucesso e até quer se aproveitar do momento em que estão todos derrotados para descobrir algumas identidades secretas. Todavia, o ex-Vingador com poderes iônicos impede o grupo e diz que o trabalho deles acabou ali. O recado que ele queria dar já estava dado. O próximo alvo seria a Torre Stark.

Vingadores

Horas depois, Steve e sua equipe de outros Vingadores toma ciência dos atos de Magnum e vai para a mansão resgatar o grupo. Fera está entre eles, e sendo o grande amigo de Simon, não consegue acreditar no que vê. E quando todos estão absortos e confusos, Atlas faz outro ataque surpresa e destrói a Torre Stark.

E enquanto a equipe vai amenizar o incêndio da Torre, Magnum dá mais uma tacada. Com ajuda de sua assessoria de imprensa (Magnum é ator, para quem não sabe), ele convoca todas as redes de TV para um pronunciamento. Seu discurso é um ataque direto as ameaças do grupo, acusando-os de nunca “pagarem” pelas tragédias que acometem e de apenas ludibriar a população com os atos heroicos.

Vingadores

Magnum não chega a terminar seu discurso, pois uma equipe em massa de Vingadores chega para finalmente detê-lo. Em seu último momento antes do conflito final, Simon ordena que eles desativem os Vingadores ou ele mesmo colocará a Torre abaixo. Obviamente, não há negociação e a batalha estoura.

Magnum e Homem de Ferro se confrontam diretamente. Usando uma arma já projetada para essa ocasião, Tony suga toda energia iônica do ex-vingador para um recipiente. Já o restante da equipe dele é rapidamente transportada para o estádio Citi Field, minimizando assim grandes danos e baixas na batalha. É a hora do troco e, desta vez, o time de Simon não tem como vencer. Em segundos, todos eles são derrotados e presos.

Horas depois, o Fera se aproxima da prisão onde Simon está enclausurado para tentar entender o que fez o amigo perder o controle. Magnum é mais brando com o X-Man, relembrando o longo tempo em que foram companheiros, falando que ele tem que realmente entender seu ponto. Os Vingadores tem que ser desativados e não perceberam isso ainda. Talvez, realmente, Simon nem seja real, já que é foi ressuscitado por Wanda da última vez e pode ser que nem exista de fato. Mas seu ponto de vista é verdadeiro. Por isso, ele pede a Hank que fique de olho e desative os Vingadores assim que o mutante perceber o mal de que ele prega.

Vingadores

Sua missão ao menos não foi de toda perdida – a população agora que viu tudo pela TV começa a questionar suas ideias. E uma vez que eles ouviram, a missão de Magnum foi um sucesso. Então, ele simplesmente some de sua prisão como se nunca estivesse estado lá.

Sinceramente, fazia um bom tempo que não via o Magnum sendo tão bem trabalhado desde sua volta (pós-Heróis Renascem). Talvez, ouso dizer, este tenha sido um dos melhores direcionamentos deste personagem desde sua criação, que até então não passava de um “zero a esquerda” para muitos (eu incluso). E sequer podemos dizer que há uma descaracterização, já que vejo no plot armado aqui por Brian Michael Bendis um momento de “abrir os olhos” de Simon, que tantas outras vezes já sofreu por decisões erradas do grupo. E pra acompanhar tudo, temos os desenhos de Gabrielle dell’Otto, que certamente mereciam um papel melhor (Talvez se a edição fosse publicada a parte já que originalmente está inclusa em duas edições anuais).

Outra curiosidade que é deixada aberta aqui é quanto a real natureza deste Simon. Sendo ele revivido por Wanda, será que de fato existe ou seria um construto dela como outra foram seus filhos? O que dizer dos atuais gêmeos dos Jovens Vingadores? E o Gavião Arqueiro também ressuscitado na Dinastia M? Isso, se lembrado mais adiante, vai realmente render um bom mistério a ser resolvido...

Coveiro

*Desculpem o título meio pejorativo, mas foi a primeira coisa que pensei quando terminei a leitura. Magnum Bucha, nunca mais. Ou assim espero.

comments powered by Disqus