quinta-feira, 5 de julho de 2012

Maratona 616: Top 10 Vilões do Homem-Aranha

Depois dos vilões do Homem de Ferro, Hulk, Wolverine, Thor (apenas adversários mitológicos), dos X-Men (apenas os primeiros), do Capitão América, Motoqueiro Fantasma e Vingadores é chegada a hora de mais uma galeria de vilões ser apresentada, dessa vez, obviamente, mostrando os inimigos do Homem-Aranha, o herói Marvel do momento nos cinemas.

Vingadores

10 – Chacal

Homem-Aranha

Miles Warren era professor de biologia na Universidade Empire State, dando aulas para Peter Parker. O professor nutria uma paixão platônica por Gwen Stacy, a namorada do herói na época, e quando ela foi assassinada o sujeito ficou transtornado, culpando o Aranha. Ele passou a ter duas obsessões: reviver Gwen e vingança contra o herói aracnídeo. Tornou-se o vilão Chacal, primeiro jogando o Justiceiro contra o Aranha e depois, valendo-se de seus vastos conhecimentos, conseguiu clonar a jovem e também Peter. Com a clone ele pretendia viver seu amor, enquanto o clone do Aranha serviria para deixar Peter em dúvida sobre sua própria identidade, já que os clones criados por Warren tinham as lembranças do original. Em um momento de lucidez, Warren libertou o aprisionado Ned Leeds e, junto com um dos Aranhas, acabou morrendo em uma explosão. O clone de Gwen seguiu sua vida longe, enquanto Peter convenceu-se de que era o original, jogando seu clone em uma chaminé. O que não sabiam na época é que o Warren morto era também um clone e tudo fazia parte de um plano maior. O clone de Peter estava vivo e tornou-se um nômade chamado Ben Reilly, voltando anos depois e protagonizando com Peter a famigerada Saga do Clone, evento marcado pelo retorno do Chacal, onde este valendo-se de inúmeros clones colocava em xeque a identidade do herói. Acabou morrendo ao cair de um prédio quando tentava eliminar a humanidade com um vírus, substituindo todos por clones.

09 – Devorador de Pecados

Homem-Aranha

A capitã Jean DeWolff era uma grande aliada do Aranha na polícia, apesar de sempre tratá-lo com um jeito áspero, até o dia em que ela foi assassinada brutalmente. Alguém tão querida motivou um esforço conjunto da polícia em busca do assassino e o Aranha logicamente procurou o responsável pela investigação para ajudar no que pudesse. Este era um sargento chamado Stan Carter, que demonstrava ser um bom sujeito e acabou criando um bom laço de amizade com o herói. Em pouco tempo o assassino apareceu, um mascarado armado que se autodenominava Devorador de Pecados, eliminando um juiz e um padre, ele afirmava que eliminaria os pecadores e as pessoas tolerantes com os mesmos. O Aranha chegou a confrontá-lo, mas não conseguiu derrotá-lo e ainda carregou a culpa de um dos civis próximos ter morrido no fogo cruzado. Tudo parecia ter se resolvido quando o Devorador apareceu para eliminar J. Jonah Jameson e foi preso, confessando que as vozes o obrigavam e tinham dito que Jameson seria morto à noite e, por isso, foi mais cedo para tentar fazer tudo dar errado. Só que o juiz morto era amigo de Matt Murdock e este testemunhou seu assassinato, falhando em impedir e capturar o assassino como Demolidor, mas ficando próximo o bastante para perceber pelos batimentos cardíacos que o rapaz preso não era o verdadeiro. Junto com o Aranha investigaram o apartamento dele e descobriram que o perturbado rapaz acreditou que era o Devorador por ouvir a voz de seu vizinho, o verdadeiro assassino. O vizinho era o próprio Stan Carter e sentindo-se traído, o Aranha foi à casa de Jameson e espancou o vilão, prendendo-o. Quando estava sendo transferido, Stan Carter foi atacado por uma multidão enfurecida que pretendia linchá-lo. O Demolidor tentou salvá-lo, mas o ódio do Aranha era tamanho que ia apenas deixar o herói cego e o assassino para morrerem e só não o fez porque Matt clamou por "Peter". Tempos depois, recuperado das drogas que tinha recebido em um programa da SHIELD e que, teoricamente, tinham contribuído para sua loucura, Stan foi solto, mas atormentado por alucinações com o Devorador de Pecados, vestiu sua máscara e pegou um garotinho como refém, sendo morto a tiros pela polícia. Detalhe era que sua arma estava descarregada na ocasião.

08 - Rei do Crime

Homem-Aranha

Se essa fosse uma lista de vilões do Demolidor, com certeza, a primeira posição seria de Wilson Fisk e, portanto, vamos deixar para trabalhar melhor esse personagem em uma eventual maratona do herói cego, mas ele também é presença obrigatória aqui, já que também é inimigo do amigo da vizinhança. Inclusive, sua primeira aparição nos quadrinhos foi em uma história do Aranha, mais precisamente na clássica "Homem-Aranha nunca mais", onde Peter deixou de ser herói mascarado e começou a curtir a vida. Aproveitando-se do vácuo deixado pelo herói, o Rei do Crime surgiu em cena, unindo as gangues da cidade e ampliando seu domínio. O herói entrou em cena quando J. Jonah Jameson foi sequestrado pelo Rei, que pretendia pressionar o editor para não falar mais das atividades das gangues. Claro que JJ não pretendia voltar atrás e só não foi morto por causa do herói. Desde então o Rei confrontou o Aranha em diversas situações, sendo inclusive responsável pelo fim do romance entre ele e a Gata Negra, pois os poderes de má sorte que deu para a moça resultariam, mais cedo ou mais tarde, na morte de Peter.

07 – Lagarto

Homem-Aranha

Boatos relacionados à um lagarto monstruoso levaram Peter Parker para a Flórida em busca de fotos, mas ao chegar lá conheceu a triste história do Dr. Curt Connors, um homem que perdeu seu braço direito na guerra, tornou-se um cientista especializado em répteis e pretendia dar aos seres humanos a habilidade desses animais de regenerar os membros perdidos. Curt obteve sucesso ao regenerar a pata perdida de uma cobaia e pensando já estar pronto para testes humanos, experimentou em si mesmo a fórmula, regenerando seu braço perdido. Infelizmente, a transformação não parou por aí e ele tornou-se o Lagarto, uma criatura meio-homem, meio-réptil muito perigosa, com ódio pelos mamíferos e determinado a dominar tudo com sua nova espécie. Nesse primeiro embate ele despejaria sua fórmula nos pântanos com o propósito de evoluir os répteis, mas foi detido pelo Aranha, que tinha conseguido criar um antídoto e Connors voltou à forma humana. Obviamente, essa cura não foi permanente e Connors voltou a transformar-se em diversas ocasiões, sempre com o objetivo de evoluir os répteis ou transformar os humanos em "novos Lagartos". Ironicamente, Curt é um dos melhores amigos do Aranha, ajudando-o em diversas ocasiões.

06 – Duende Macabro

Homem-Aranha

Quem leu as primeiras histórias com o Duende Macabro vai entender a presença do vilão aqui. Um assalto foi empreendido por três criminosos e o Aranha capturou dois, mas resolveu deixar o terceiro para a polícia e, como isso nunca acaba bem, o sujeito se embrenhou nos esgotos e encontrou um dos esconderijos perdidos do Duende Verde. O bandido vendeu a informação para um sujeito misterioso, que apoderou-se dos equipamentos e eliminou o bandidinho, modificando a cor dos uniformes e tornando-se o Duende Macabro. Durante muito tempo, ele foi uma grande pedra no sapato de Peter, pois além de extremamente perigoso e inteligente, formou grandes conexões no submundo e ainda conseguia manter em segredo sua identidade. Tudo se agravava com o fato do herói sentir-se culpado pela criação do vilão, já que tudo começou com o bandido que deixou escapar, além de pessoas próximas como Flash Thompson e Harry Osborn terem sido atingidas pelas maquinações do vilão. Até que boatos diziam que o Duende tinha sido morto, com um novo Duende Macabro entrando em cena. A verdade veio à tona, o vilão era Ned Leeds, repórter do Clarim Diário, morto na Europa a mando do novo Duende Macabro. Anos depois, foi revelado que Ned foi incriminado pelo verdadeiro Duende original, o empresário Roderick Kingsley, que matou o segundo Duende e retomou sua identidade. Um retcon que até fez sentido e foi bem explicado, mas deixou a identidade do Duende Macabro bem menos impactante. E quanto ao segundo Duende Macabro? Bem, esse sim nunca foi grande coisa.

05 – Kraven

Homem-Aranha

Sergei Kravinoff era um dos melhores caçadores do mundo e depois de vencer todas as maiores feras, resolveu encarar seu maior desafio e caçar o Homem-Aranha. Excelente motivação, não? Se eu fosse levar em conta toda a carreira de Kraven ele não estaria nessa lista, mas sua presença é garantida aqui por sua última história, chamada de A última caçada de Kraven, um dos maiores clássicos do Aranha. Nela, Kraven pára de brincadeira e ao prender o herói em uma rede não perde tempo com discursos e simplesmente atira nele, matando-o e enterrando-o em um jazigo de sua mansão. Depois disso, ele se veste com o uniforme do Aranha e sai pela cidade, tornando-se o herói ao seu próprio modo, inclusive matando um criminoso. Mas o Aranha não estava morto e sim enterrado vivo, ficando assim por duas semanas e quase indo à loucura. Ao sair do túmulo, foi confrontar o vilão, mas este soltou o enlouquecido Ratus na cidade, obrigando o herói a deter a criatura. Nesse momento, Kraven conclui que tinha superado seu maior desafio e se suicida com um tiro. Alguns podem questionar porque "matar" o Aranha dessa forma, mas Kraven diz que queria que seu inimigo soubesse que foi morto e vencido. Simplesmente louco e genial.

04 - Venom

Homem-Aranha

Peter Parker voltou das Guerras Secretas com um uniforme especial que fazia vários truques, mas que revelou-se um alienígena simbionte que iria dominá-lo, sendo rejeitado pelo herói usando o som dos sinos de uma igreja. O jornalista Eddie Brock tinha revelado no Globo Diário a identidade do Devorador de Pecados, mas quando o Aranha prendeu o criminoso e provou-se que o Devorador revelado por Eddie era apenas o vizinho desequilibrado de Stan Carter, a carreira do repórter foi arruinada. Eddie passou a odiar o Aranha e, amargurado, decidiu se matar, indo de igreja em igreja em busca de perdão, até que em uma delas um simbionte sentiu seu ódio e se uniu à ele, formando o Venom. Durante muito tempo, foi um dos mais agressivos inimigos do Aranha, com a motivação mais simples de todas, pois queria apenas uma morte dolorosa para seu mais odiado inimigo. Infelizmente, a popularidade do personagem entre os leitores acabou prejudicando o personagem, transformando-o em anti-herói com o surgimento do Carnificina. Hoje em dia o hospedeiro do simbionte é até outra pessoa, o MacGargan, já que Eddie Brock tornou-se alguém mais espiritualizado depois de assistir o filme Paixão de Cristo e decidiu livrar-se do simbionte.

03 – Dr. Octopus

Homem-Aranha

Otto Octavius era um gênio e criou os seus tentáculos hidráulicos para poder manipular elementos radioativos com segurança, mas um acidente fundiu os braços ao seu corpo e uniu-os à sua mente, que podia controlá-los à vontade. Desde então, é um dos principais inimigos do herói, enfrentando-o muitas vezes. Otto foi responsável pela criação do Sexteto Sinistro, usou a equipe para dar um golpe e deixou todos eles para morrer, casou-se com May Parker visando tomar uma propriedade dela (muita coragem!!!), causou a morte de George Stacy, ameaçou espalhar um elemento químico nocivo por toda a cidade só para matar o Aranha. Até mesmo hoje em dia, doente e altamente debilitado, o vilão continua extremamente perigoso, talvez até mais do que nunca, já que tem pouco a perder, como atestou recentemente o Homem de Ferro.

02 - Harry Osborn

Homem-Aranha

Harry Osborn tornou-se o melhor amigo de Peter Parker na faculdade, até ter problemas com drogas, descobrir que o amigo era o Aranha e que seu pai era o Duende Verde. Totalmente enlouquecido e culpando o amigo pela morte do pai, Harry acabou tornando-se o novo Duende Verde, confrontando o herói aracnídeo. No fim, acabou internado em um hospital psiquiátrico, recuperando-se tempos depois, sem lembrar de seu tempo como Duende. Harry seguiu sua vida, assumiu os negócios da família, casou-se com Liz Allen e foi pai do pequeno Normie. No entanto, o legado do mal acabou cobrando seu preço, Harry começou a lembrar aos poucos e, embora tenha tentado brevemente ser um herói, acabou assumindo-se como um dos maiores inimigos de Peter. Como Duende, chegou a superar o pai, fazendo diversos jogos mentais, ameaçando a família de Peter e tornando-se ainda mais perigoso ao tomar uma variação da fórmula de seu pai. Por fim, Harry pretendia explodir ele e Peter e livrar suas famílias da má influência dos dois, mas acabou salvando Mary Jane e Normie, salvou o próprio Peter e morreu, vítima da própria fórmula que usou, que era tóxica. Em suas últimas palavras, disse que salvou Peter porque ele era seu melhor amigo. Uma última nota, os falsos pais de Peter que foram utilizados pelo Camaleão e que tanta dor causaram ao herói eram parte de um plano de Harry, só revelado tempos depois de sua morte.

01 – Norman Osborn

Homem-Aranha

O primeiro lugar não poderia ser outro senão de Norman Osborn, o primeiro Duende Verde, primeiro vilão a descobrir a identidade do herói e responsável pela morte de sua amada Gwen Stacy. Seriam já motivos para figurar em primeiro nessa lista, mas Norman ascendeu além de seu papel como Duende e vilão do Aranha, como a maioria dos leitores desse site já sabe. Poderia resumir sua trajetória, mas dedicamos um podcast inteiro à esse personagem e, acreditem, vale a pena ouvir.


E assim termina mais um Top10 maligno, mas continuem ligados que nossa maratona ainda continua com muitas curiosidades sobre o amigo da vizinhança e seu universo.


Eddie

comments powered by Disqus