O tempo mais uma vez passou. Foi alguns dias antes de Janeiro de 2007, quando tínhamos apenas nossa saudosa comunidade do Orkut do Universo Marvel 616, que eu e o João decidimos criar uma página na internet para registrar as partes mais legais de nossas discussões em grupo só para ser algo legal entre nós. Era particularmente um ambiente muito, muito diferente do que temos hoje no que depois de alguns outros passaram a chamar de universo "nerd", "geek" ou seja lá qual seja a moda da vez. Muita coisa aconteceu nesses agora 17 anos (ou 18 se você considerar os tempos da comunidade anterior). Uau, é muito tempo!
Todas as vezes que recapitulamos aqui nosso "aniversário", falamos muito sobre nossa história. E você vai encontrar muito sobre ela em várias postagens comemorativas anteriores. Mas desta vez eu gostaria de falar sobre vocês, nossos leitores, aqueles que nos motivam a continuar aqui fazendo conteúdo mesmo com todo o trabalho que isso dá! Quando tudo começou, quem era nosso leitor era automaticamente nosso membro da comunidade 616 no Orkut. Afinal, não tinha divulgação e, convenhamos, eu duvido que tivéssemos muito mais leitores de quadrinhos no Brasil que fossem atuantes na internet do que aqueles 55 mil que chegamos a juntar na época em que comandávamos a comunidade da X-Men Brasil e da UM616 gerenciada pelo 'Tribunal Vivo'.
Mas assim veio uma explosão de novos amantes da Marvel com o sucesso dos filmes e o novo 'boom' de leitores lá pelos anos 2008 em diante. O site então virou referência, virou algo que a gente nunca pensou que seria. Os demais surgimentos das redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e algumas outras que até hoje vem surgindo nos permitiram contato com uma quantidade de pessoas e diversidades de idades que sequer imaginaria. Isso tudo sem falar nos eventos que eu particularmente passei a organizar em parceria com as lojas Coleciona Brinquedos e a Comix e que proporcionou vários encontros presenciais.
Nesse tempo, eu não minto que surfei na onda e fui apertando alguns botões até ver onde o site poderia chegar. Aproveitei as parcerias para sorteios, desafiei os algoritmos para crescer nas redes sociais e coloquei o 616 onde achava que dava para ele ir. Mas em algum momento as coisas chegariam a um limite. Não do site, acredito. Mas sim, meu.
O tempo passou e a maneira das pessoas de consumir conteúdo também foi mudando.
Uma vez me perguntaram quando a gente se jogaria de vez no Youtube. Ou mais recentemente em outras plataformas mais recentes como Tik Tok ou Kwai. Parei por um tempo para refletir e pensei "espero que nunca". Entendam, nada contra as plataformas em si. Tenho contas nelas, e inclusive até já brinquei de fazer vídeos 'testes' no passado com a Cammy e o Eddie. Mas tudo isso era um acessório, assim como todas as nossas outras redes sociais, para levar os leitores até nosso site. O objetivo final sempre foi aqui, esta página, o Marvel616.
Sim, desde o momento em que decidi que ficaria "travado" a criar conteúdos escritos para o site eu sabia que estaria fadado a deixar o 616 ser 'extinto' em algum momento. Mas, particularmente, eu nunca me senti confortável ligando uma câmera para apenas despejar informações e opiniões sobre quadrinhos, filmes e desenhos olhando para uma lente. Esse não é o tipo de conteúdo que eu consumo quando quero saber sobre a Marvel. E, na mesma pegada, não é o tipo de conteúdo que eu quero criar sobre a Marvel. Acho que tirando o inominata 616 que acontece uma ou duas vezes por mês (e já dá o maior trabalho, mas funciona como um 'happy hour' entre amigos), não vamos fugir desse formato do site até o fim. Eu gosto de ler, ver figuras, ampliar uma arte na tela pra ver os detalhes, clicar em outros links para me informar imediatamente sobre mais se tiver dúvidas... Eu gosto de consumir exatamente como eu produzo pra vocês. E é uma pena que existam hoje tão poucos sites nessa pegada.
Obviamente, eu sei dos efeitos imediatos disso quanto a perda de público. E, convenhamos, era mais que esperado que alguém que começou a escrever sobre quadrinhos há uma década de meia atrás não fosse a primeira opção de uma nova geração que está acostumada com vídeos rápidos e notícias resumidas só no título. Mas está tudo bem! Afinal, o 616 foi originalmente criado com essa intenção - Ser o porta-voz de uma comunidade que gosta de ler e discutir sobre as histórias da Marvel na internet. Será assim até eu me 'aposentar' dentro de alguns anos mais pra frente.
Mas uma coisa eu pensei que poderia fazer este ano e que talvez tenha perdido ao longo do tempo, que é interagir mais com quem nos lê. Tentei solucionar isso resgatando os velhos parceiros e leitores antigos e próximos numa só comunidade de whatsapp onde venho discutindo ideias pra artigos e convidando para participar do nosso podcast. Serviu como um bom termômetro do povo que lê a gente. Comecei também a participar (mesmo que do meu velho jeito rabugento) mais dos comentários nas redes sociais. E pensei que 2024 eu poderia começar a criar conteúdos visuais com outros tipo de interações seja como enquentes, trivias ou votações. Vamos ver no que isso vai dar.
E com isso, fica mais uma vez o espaço e convite para que vocês seja nos comentários do site ou das redes sociais passem a falar mais e dizer mais o que gostam de consumir mais por aqui. A medida que for possível, vou tentar implementar. No fim, o objetivo é fazer do 616 uma experiência agradável pra mim e para vocês em conjunto.
E que comece o novo ano!
Coveiro