quinta-feira, 8 de maio de 2008

Illuminati: Missão Beyonder

Se você leu a Marvel Especial 3 ou é um leitor muito mais antigo, que acompanhou quando a primeira maxissérie da Marvel – Guerras Secretas – foi lançada no Brasil, certamente está familiarizado com o nome Beyonder. Este ser de poder fabuloso foi capaz de coletar os maiores heróis da Terra e montar um planeta só para servir de cenário para sua diversão.

Beyonder

Charles Xavier lembra muito bem daquele dia. E sempre lhe chamou a atenção o poder inexplicável daquele ser. Quando pela primeira vez ele se mostrou no Mundo Bélico, Charles poderia ter tentado acabar com aquele joguinho facilmente, colocando todos o heróis e vilões para dormir. Depois, poderia se unir com Reed Richards e todos os outros illuminatis presentes para pensar num meio de retornar para casa.

Beyonder

Contudo, Charles imaginou que se Beyonder foi capaz de fazer o que fez, poderia fazer muito mais. Isso e algo curioso em sua mente lhe chamou a atenção – algo "mutante". Quando se aprofundou mais na mente daquela entidade, o professor viu uma outra imagem – a do Rei Raio Negro e seus súditos inumanos.

Sendo assim, Xavier concluiu que provavelmente o Beyonder era inumano, e que sua natureza mutante desconhecida na época fez com que detivesse um poder incomensurável assim que exposto às névoas terrígenas, segundo os costumes desse povo. Seria esta a melhor explicação para sua existência, apesar do Rei Raio Negro não recordar nada sobre isso.

Agora, a ameaça de Beyonder parece estar novamente mais perto, e é isso que Charles quis alertar aos demais na nova reunião dos Illuminati. Mesmo sem o Homem de Ferro, os cinco illuminati presentes decidem que algo deve ser feito antecipadamente. Resta decidir como lidar com essa ameaça, e a sugestão do aristocrático Namor é fazer com que ele, Beyonder, se curve a seu Rei.

Beyonder

Raio Negro apenas abaixa o rosto e o silêncio reina por alguns momentos. A única coisa curiosa ali é um olhar desconfiado do Professor para o Inumano. Mas seja lá o que for que o Charles tenha lido na mente do Raio Negro, mantém-se um mistério.

Assim, eles rumam para Ceres, um planetóide em um cinturão de asteróides localizado próximo ao sistema solar, onde Cérebro detectou a anomalia. Quem os leva é a mesma nave skrull capturada no primeiro número dessa minissérie, motivo pelo qual o príncipe submarino reclama do grupo por não ter destruído o veículo como tinha sido sugerido.

Beyonder

Chegando ao objetivo, para surpresa de todos, há uma simulação da cidade de Nova York no lugar, com simulacros de pessoas e de heróis. Em meio a todas essas falsas pessoas sem vida, está ele – Beyonder – numa forma humana que em muito lembra sua versão de Guerras Secretas 2.

Não demora muito para Beyonder notar os demais e se espanta ao ver que os illuminati estão ali sem ter sido criados por ele. Ao perceber Raio Negro entre eles, a entidade cósmica se curva inesperadamente para o seu rei.

Entusiasmado pela presença do rei Inumano, Beyonder oferece a oportunidade de ele falar ali sem machucar ninguém, já que poderia manipular a realidade para tal. Os demais illuminati respondem ofensivamente a proposta dele, em especial do Dr. Estranho, advertindo que Beyonder não deve interferir na ordem natural das coisas. Segundo Reed Richards, a própria existência da entidade já pertuba essa ordem.

Beyonder

Beyonder se defende dizendo que faz parte do universo, pois ele o criou assim. Charles retruca e revela a sua origem inumana-mutante. Beyonder parece cada vez mais confuso, e pergunta a seu rei como ele poderia estar vivo depois de todo esse tempo. Os illuminati ficam ainda mais surpreendidos com a questão levantada pela entidade.

Mais uma vez o grupo secreto de heróis pede a Beyonder para deixar o universo. Charles explica que os humanos são uma espécie que precisa desabrochar em seu próprio ritmo, sem interferência, diferente do que o ser oferecia a seus interlocutores. Porém, Beyonder lembra a ele que os próprios illuminati interferem nas questões mais importantes. O grupo justifica suas ações elegando que eles são humanos, e por isso interferem em questões de sua espécie.

Com um sorriso, Beyonder altera a realidade provando que só deseja o bem. Assim, os desejos mais íntimos de cada um dos presentes é trazido à tona. Esse novo mundo criado por ele começa então a ficar mais e mais conturbado, e as alterações causadas só param quando Namor grita.

Beyonder

Chega! Seu Rei assim ordena!”, fala o atlante intercendendo pelo Rei dos Inumanos. Num rápido flashback, podemos ver o que pode ter sido o nascimento de Beyonder como entidade. Sem desejar desobedecer a uma ordem real, Beyonder se desfaz na frente dos heróis e todo o mundo ao seu redor começa a entrar em colapso.

Beyonder

Os illuminati voltam para casa na espaçonave skrull, ainda incertos se houve de fato uma vitória ou não. O Doutor Estranho afirma que as energias da ordem natural das coisas voltaram ao normal, mas Raio Negro continua sem recordações do passado de Beyonder.

Beyonder

Em um lugar que foge às explicações lógicas, encontramos nosso amigo Beyonder em uma "outra" Nova York. Ou seria a real? Com um sorriso em seu rosto, volta à sua tarefa de criar o mundo.

Beyonder

Coveiro.

comments powered by Disqus