sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Novos Vingadores: Decifra-me e Devoro-te*


New Avengers #44

A primeira missão do grupo dos Illuminati foi uma das principais razões que motivaram a o planejamento da Invasão Secreta pelos skrulls. Sabemos que o material genético e informações usadas para criar os novos supreskrulls foram retirados de cada um dos membros em seu cativeiro. Porém, havia mais uma “arma” que apenas um de seus membros poderia dar aos alienígenas.

A história em Novos Vingadores 67 começa no que parece uma das primeiras reuniões dos Illuminati, com a presença de todos os seus membros. Os sistemas da armadura do Homem de Ferro verificam e garantem isso, assim como a velha ladainha de Namor em reclamar de tudo.

Logo, Xavier traz à mesa o assunto principal: Skrulls. A questão do que sofreram em sua missão é discutida, especialmente o que foi feito quando estiveram presos. O medo de que alguém ali seja skrull é grande. Mas Reed Richards, crendo na capacidade mutante de Charles, na tecnologia que ele e Tony têm e nos poderes místicos do Dr. Estranho, não parece preocupado, ou o suposto skrull já teria sido detectado.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Isso não convence Namor, a discussão continua, assim como aumenta a desconfiança. Mais paranóico que os outros, Xavier pondera se os skrulls conseguirem andar entre eles sem serem notados, se já não estão fazendo isso, e insiste em saber como isso seria possível.

Reed supõe que uma mudança em nível molecular seria necessária. Uma mudança da própria genética do indivíduo, que se permanecesse, então, inalterada, seria indetectável. Questionado por Charles, o Sr. Fantástico diz que seria, sim, possível.

Porém, de repente, ao tentar acessar seus poderes místicos, Strange percebe que não os tem. Todos se assustam e, pior, não conseguem ao menos se lembrar como escaparam do mundo skrull. O místico, então, deduz em desespero que todos ainda estão lá.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Os problemas aumentam quando Reed percebe que seus poderes elásticos sumiram. A armadura de Tony não funciona. Quando Raio Negro se prepara para golpear a parede e escapar, Xavier o chama de “cria dos krees” e diz para todos se acalmarem. Claro que eles não se acalmam, e logo vêem em Xavier um traidor. Porém, aquilo não era uma traição, mas um experimento que se encerrava.

Xavier assume sua forma original, que é um superskrull como o tradicional, e começa a matar todos à sua volta. Eles lutam em vão, e quando Raio Negro tenta sair da sala, profere uma palavra (sem destruir tudo à sua volta) e é eliminado por soldados skrulls que esperavam do lado de fora.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

De repente percebemos que aquele era um ambiente gerado em laboratório, usado para desvendar o que só Reed Richards poderia saber: a forma dos skrulls não serem detectados por nenhum tipo de magia, poder ou tecnologia. Os mortos... apenas clones sem poderes, mas com o mesmo intelecto e memórias dos originais.

Enquanto o sumo sacerdote das ciências skrulls, Galan, avalia o que parece ser um fracasso, apesar dos protestos do jovem Dro’Ge Fenu Edu, o imperador skrull – antes de sua derrocada – adentra o laboratório. E questiona ao único otimista dos presentes o que houve de progresso naquele experimento.

Dro’Ge diz que, apesar de não obterem a resposta, descobriram que Reed Richards, em sua mente, tem aquilo de que precisam. Eles apenas precisam manter uma ilusão de realidade a o tempo suficiente para que lhes seja revelado. Ressalta que precisam ser mais objetivos, e depois poderiam usar o processo de clonagem para descontar sua raiva dos originais.

Dessa forma, pede permissão para levar os experimentos a um outro nível, já que entender a mente de Richards está além das capacidades de qualquer telepata skrull. Frustrado por depender do seu maior inimigo, o imperador dá sua permissão para que a experiência seja feita, e nomeia Dro’Ge como o sumo sacerdote das ciências. Uma honra e um grande risco em caso de falha.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

A partir daí as tentativas são múltiplas. Tortura, ameaça dos familiares, violência extrema. Tudo em nome da extração da informação de vários clones de Richars, criados e mortos. Mas a perseverança de Reed é absurda, mesmo na forma de um clone. Então, a sacerdotisa da mente tem uma idéia muito melhor.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

O que vemos é Reed tranqüilo, em casa, deitado com sua Susan, a Mulher Invisível, e seus pensamentos. De repente, Franklin, seu filho adentra o quarto, dizendo ter pesadelos com os skrulls. Seu maior medo, claro, é não saber identificar um skrull de uma pessoa de verdade. Um momento terno, se não fosse falso. De qualquer forma, a conversa acaba induzindo Richards, frente ao medo do filho, a pensar em como seria possível.

Com o menino adormecido, o clone de Reed rascunha o esquema que permitiria aos skrulls passarem imperceptíveis. Mais um de várias fórmulas, ele deve ter pensado. E isso lhe toma o sono de uma noite inteira.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

De repente, a ilusão é quebrada, os skrulls adentram o laboratório e assassinam o clone. Sue e Franklin eram “atores” skrulls. Ali apenas para induzir o homem a pensar no que eles precisavam. Em júbilo, Dro'Ge pega as anotações e passa para a etapa decisiva do plano.

Novos Vingadores: Invasão Secreta

Foi, então, graças a Reed Richards, o humano mais odiado pelos skrulls, que eles foram capazes de se infiltrar na Terra de uma maneira que nunca fizeram antes. Sem serem detectados. Porém, como vimos em Invasão Secreta 5, Reed foi libertado pela agente Brand, e agora está pronto para se vingar e revelar todos os skrulls escondidos entre os terráqueos.


João

* Título inspirado no "Enigma da Esfinge", que pode ser encontrado na tragédia Édipo Rei, de Sófocles.

comments powered by Disqus