terça-feira, 4 de setembro de 2012

X-23 e Jubileu: Predadoras

Jubileu e X23

Depois de viver uma aventura com seu “irmão” Daken e acabar com os planos de Malcolm Colcord, Laura Kinney, a X-23 precisa de um novo rumo em sua vida. No entanto, como seguir novos passos sem se desvincular do passado? Seus dias em Madripoor relembraram o tempo que viveu como um mero experimento e apenas agia uma máquina assassina. Hoje, essas lembranças a atormentam...

Jubileu e X23

Em Paris, Gambit tenta reanimar a jovem X-23, dando-lhe bolo de aniversário, contando-lhe histórias antes de dormir, mas sem muito efeito. Na verdade, a moça voltou a se cortar, como fazia antes quando era uma garotinha isolada numa cela de laboratório. Nervosa, ela se afasta dele, chega até a machuca-lo sem querer quando se aproxima. Então, sem saber mais o que fazer, o cajun chama Wolverine para ajudar. E Logan vem acompanhado de ninguém menos que Jubileu.

Jubileu e X23

De príncipio, as duas se estranham. X notou o cheiro de predadora de Jubileu e demorou pra se controlar e não matar a garota, uma potencial ameaça. Mais tarde, ela tem uma conversa franca com Wolverine. Conta que antigamente não ligava, mas hoje sofre muito ao recordar todas as mortes que causou. Preferia quando não tinha essa consciência de hoje. Logan tenta acalmá-la e conta que não sabe como aliviar esse peso do coração dela, mas que ela recorde sempre as boas lembranças.

A noite, Jubileu e Laura saem sozinhas para curtir a noite na França. Não demora muito para serem abordadas por bandidos, que mal sabem que eles é que correm perigo na verdade. Depois do problema resolvido, X-23 usa sua garra pra cortar seu próprio pescoço e o oferece a pequena Vampira. Jubileu, sem entender nada, mas também não resistindo, cai de boca no sangue de Laura, o que acaba dando-lhe acesso as lembranças da clone. As inúmeras mortes assustam Jubileu, que se recobra. Quando pergunta porque X-23 fez aquilo, Laura apenas responde que foi um teste.

Jubileu e X23

Paralelo a isso, Gambit e Wolverine tem uma longa e curiosa conversa em outro lugar. O Cajun reclama que Logan nunca protegeu Laura como fez com Jubileu. Wolverine defende-se que são casos diferentes, Laura sendo criada como uma arma, precisava extravasar sua ansiedade e aos poucos ter um nova direção pra sua agressividade. Mas Gambit alerta que a guria tem resistindo ao máximo este condicionamento e que acredita que ela perceba a diferença com que Logan trata as duas.

Dia seguinte, os quatros saem para compras, o que gera cenas bem divertidas e curiosas entre a prática Laura e a espivetada Jubileu. O momento de lazer, no entanto, não dura muito. Gambit é informado por sua rede local de informações que um certo grupo anda negociando ilegalmente uma certa substancia olfativa que serve como arma biológica. Não dá pra desvincular o produto como algo muito diferente do ‘gatilho’ usado pelo laboratório que criou a X-23.

O quarteto decide interferir nesta operação. Antes de atacar, no entanto, X-23 pede para que caso ela se descontrole, Jubileu a mate, pois acredita que Gambit e Wolverine não terão coragem. Incrivelmente, a relação das duas se afinou em poucos dias e Laura confia completamente na Vampira para tal.

Jubileu e X23

Quando a noite cai, os mutantes atacam o local das negociações portando máscaras. Os compradores que observavam um teste realizado com outras pessoas são abordados por Wolverine e X-23. Já Gambit e Jubileu vão até o deposito onde a substancia estava sendo alojada. Gambit descobre que a líder da operação era uma mulher, que logo X-23 diz reconhecer o cheiro de Madripoor. Partindo na direção onde o faro aponta, ela corre impetuosamente, sem a proteção da máscara, e se afasta dos outros. É quando num elevador do local, espirra o “gatilho” em seu rosto.

Jubileu e X23

Ao abrir as portas, lá estava Laura completamente descontrolada e prestes a atacar todos que estavam numa estação de metro. E a primeira pessoa que chega para impedi-la de causar alguma coisa é Jubileu. A clone e a vampira entram em combate voraz, mas Jubileu está em desvantagem por não ter coragem para matá-la. Então, chega Wolverine que rende a guria e, por fim, Gambit, que pede para que Laura volte ao normal. Ao ouvir o sotaque francês, pela primeira vez em toda sua vida, Laura resiste a influência do “gatilho”.

Photobucket

Só que não acabou por aí. Um nova dose do gás é despejada no metro e começa a influenciar os civis. Os heróis conseguem por máscaras a tempo para se proteger, mas tem a difícil tarefa de conter os humanos afetados antes que eles saiam daquela estação e matem mais gente.

Do lado de fora, após segurar uma mãe e sua criança dominadas pelo odor da droga, X-23 encontra finalmente a autora de tudo. Escondida sob um capuz, a mulher misteriosa e de cabelos claros sugere que ela "foi o que Laura é hoje". Por fim, ela some rapidamente deixando um envelope com dinheiro e um nome, Alex Comini, nome de alguém que também está relacionado com os projetos de Colcord. Isso tudo, é fácil de perceber, que foi um teste.

Jubileu e X23

Colocando de lado esse novo mistério, ao final da história, enquanto Gambit e Logan saem pra um bar afim de encontrar brigas, as duas garotas vão passear na Torre Eiffel. Laura confessa a Jubileu agora que não pensa mais em se matar, mas parece ainda não entender bem o que é ter um vida própria. Jubileu ajuda nessa questão, dizendo que (apesar de ser agora uma morta-viva), acredita que vida é um estado de espírito. Estar vivo é ser quem quiser.

Jubileu e X23

E assim terminamos mais um plot na história de X-23, que provavelmente seguirá numa nova guinada agora que está resolvida com seu passado. Seu caminho é livre, mas para onde ela irá? A própria revista dá uma dica no final: Fundação Futuro!

Coveiro

PS1: As histórias aqui apresentadas podem ser encontradas em X-Men Extra 126 a 128, com roteiro de Marjorie Liu e arte de Sana Takeda.

PS2: E o J.J. deve aparecer nos comentários em 10, 9...

comments powered by Disqus