domingo, 16 de setembro de 2012

Quadrinhos no Cinema ganha seu segundo volume

Pipoca e Nanquim

Todo mundo sabe que a grande alavanca hoje em dia para a garotada entrar mais uma vez em contato com o fantástico mundo dos Super-heróis é o cinema. E este ano, que tivemos fabulosas produções como Homem-Aranha e Vingadores, o interesse não podia ser menor. Mas a grande questão que fica é - "Como fazer com que essa nova geração ingresse na mídia original de onde esses personagens nasceram, os quadrinhos?". Bom, minha dica seria começando a ler obras como "Quadrinhos no Cinema 2", que mais uma vez ostenta o excelente trabalho de pesquisa dessa mídia, numa linguagem acessível aos novatos, mas repleto novidades aos já mais experientes.

Escrito pela galera do Pipoca e Nanquim, "Quadrinhos no Cinema 2" escolheu como alvo da vez os Mais Poderosos Heróis da Terra e o Amigão da Vizinhança, além é claro de Batman e Juiz Dredd, as quatro maiores apostas deste ano em termos de heróis nas telonas. A linha de leitura segue bastante similar a primeira edição, com um resgate histórico das publicações tanto nos EUA quanto no Brasil, dicas de principais revistas que merecem ser lidas, informações sobre os criadores, além dos jogos, desenhos e seriados que estes personagens conquistaram. Tem espaço reservado até para os piores momentos!



O leitor novato que quer ir além dos seis personagens principais do filme dos Vingadores, vai ter oportunidade de conhecer outros famosos membros (e outros nem tão conhecidos) e como conquistaram seu espaço no grupo nas histórias quadrinhos. Não podia faltar, é claro, algumas páginas sobre os Supremos, a versão alternativa do grupo no universo Ultimate que serviu de principal base para o filme. Fora isso, algumas curiosidades sobre o mordomo Jarvis e as diferentes bases que a equipe teve até hoje.

Pipoca e Nanquim


No espaço reservado ao Cabeça de Teia, temos um excelente resgate não só sobre a história da versão 616 original, como também do Homem-Aranha 2099, Ultimate, Mangá e até mesmo a do Puny Parker, criada pelo mineiro Vitor Cafaggi. Uma boa discussão foi levantada sobre as partes mais polêmicas da vida do herói, como a Saga do Clone e a dissolução do casamento do mesmo com Mary Jane. Na parte de outras mídias, um destaque a parte ficou por conta dos "filmes piratas" do herói, em versões italianas e japonesas. Por fim, não podia faltar também uma galeria de vilões, já que são tão conhecidos quanto o proprio herói.

Pipoca e Nanquim

Pra não dizer que só falei de Marvel nesta resenha, vou ressaltar aqui a matéria sobre o Batman, bastante completa para quem quiser se aprofundar ainda mais em curiosidades do personagem. Sendo o Homem-Morcego um dos heróis que certamente ganhou mais versões nos cinemas, há muito material explorado e uns que nunca imaginei encontrar, como os 'fans films" com versões que chamam mais atenção do que alguns originais. Já a parte que cabe o Juiz Dredd, foi pra mim a mais proveitosa. Sabendo muito pouco sobre o personagem, as dicas do pessoal sobre as histórias já me nortearam onde começar a ler sobre ele.

Com 336 páginas, Quadrinhos no Cinema 2, escrito por Alexandre Callari, Bruno Zago, Daniel Lopes, é aquele livro que todo fã dessa mídia de Super-Heróis não pode deixar de ter e já espera sair a versão do ano com espaço obrigatório pré-reservado em sua estante. Por sinal, já conferiu o primeiro número lançado em 2011?

Coveiro

comments powered by Disqus