sábado, 15 de setembro de 2012

Marvelman finalmente nas mãos da Marvel


Como muitos aqui devem lembrar, em 2009 a Marvel comprou os direitos do personagem Marvelman (ou Miracleman) diretamente de seu criador, Mick Anglo. Mesmo com essa estratégia, a Marvel não poderia ainda criar novas histórias do personagem ou reeditar a elogiada fase de Alan Moore e Neil Gaiman. A Marvel só poderia reeditar as histórias feitas pelo próprio Mick Anglo, mas parece que finalmente as coisas mudaram...

Apesar de ter comprado os direitos sobre o Marvelman, ainda existia na justiça americana uma luta entre a Marvel e Todd McFarlane, que ainda tinha os direitos sobre a marca Marvelman/Miracleman. O próprio Neil Gaiman já havia entrado nessa batalha judicial contra McFarlane e até teve um parecer favorável no que se refere à marca do personagem em sua "era moderna" mas, como dito antes, as coisas ainda estavam indefinidas judicialmente.

Eis que quando todos menos esperavam, o Bleeding Cool informou em primeira mão que no último dia 11 de Setembro, finalmente saiu o parecer final da justiça obrigando Todd McFarlane a abandonar totalmente a propriedade da marca Marvelman, não podendo mais explorar comercialmente histórias em quadrinhos, ilustrações, vestuários, brinquedos e figuras de ação que façam menção ao personagem e suas características.


"Coincidentemente", alguns dias antes do parecer, no dia 5, a Marvel já havia requisitado o registro oficial da marca do personagem para sua total exploração comercial. O Bleeding Cool também informou que Alan Moore e Neil Gaiman abriram mão dos direitos sobre as histórias do Marvelman escritas por eles em benefício do criador Mick Anglo, que por sua vez já os havia cedido para a Marvel por 1 milhão de Dólares, em 2009.

Ainda resta uma parte dos direitos que está nas mãos de Garry Leach, responsável pela editora que trouxe o Marvelman de volta nos anos 80, na revista Warrior. Resta apenas então a Marvel fazer um acordo ou comprar a parte de Leach para que o Marvelman possa finalmente ser de sua total propriedade. Esse último detalhe deve ser o de mais fácil solução.

A história nem foi confirmada oficialmente pela Marvel e já começaram a surgir especulações... Tudo por causa da seguinte imagem:


Muitos já especulam que a palavra "superior" se refere ao Marvelman e seria uma dica de que a Marvel pretende inseri-lo em seu universo tradicional de heróis.


Ufa, a história é longa e confusa, mas resumindo, parece que a Marvel finalmente tem em suas mãos todos os direitos sobre o personagem Marvelman, podendo reeditar antigas histórias e criar novas. Eu particularmente torço para que o primeiro ato da Marvel seja reeditar as histórias criadas por Alan Moore e Neil Gaiman, que estão entre as melhores HQs de todos os tempos. E como sonhar não custa nada, gostaria de ver Neil Gaiman concluindo sua passagem a frente do personagem, onde a parte final de sua saga permanece inédita até hoje.
Quanto ao teaser de Marvel Now, apesar de ser uma boa teoria, aposto mais em algo relacionado aos homo-superior, talvez uma revista com o Magneto ou algo do tipo...

Eduardo Spicacci

comments powered by Disqus